Capa » Certificação » Certificação LEED: por que ela é tão importante?

Certificação LEED: por que ela é tão importante?

Design inovador em materiais de construção mantém o Brasil no quarto lugar em ranking mundial de ‘green buildings’.

Enquanto normas e leis estão aquém do esperado, um bom parâmetro para avaliar o futuro das construções é observar as certificações e orientações ambientais. O selo de maior reconhecimento e abrangência mundial é o Leadership in Energy and Environmental Design, conhecido pela sigla LEED, criado pelo Green Building Council (GBC) nos EUA.

O LEED serve de parâmetro não só para avaliar se o empreendimento tem um manejo eficiente de recursos, mas também se é viável do ponto de vista econômico, social e cultural. Isto gera uma série de benefícios, entre eles, diminuição dos custos operacionais, valorização do imóvel, menor obsolescência da edificação, conscientização de trabalhadores e usuários.

Os projetos são analisados pelo GBCI, e ao passo que pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) são atingidos, mais pontos são acumulados pelo empreendimento. Em 2017, o Brasil manteve-se em quarto lugar no ranking mundial de empreendimentos certificados, ultrapassando a marca de 14 milhões de m² – o dobro que o obtido pela Alemanha no mesmo período. A China lidera o ranking com quase 50 milhões de m² certificados. Os EUA, país de origem do GBC, não costuma ser incluído no levantamento.

Para atingir uma pontuação alta na certificação, cresce a demanda por materiais de construção com atributos sustentáveis. A indústria nacional ainda engatinha na oferta, mas empresas como a catarinense Santa Luzia se destacam pela aposta no design de produtos pautado nos princípios de economia circular.

Reciclando resíduos plásticos como o poliestireno expandido (conhecido pela siga EPS ou pela marca Isopor ®) e poliuretano, a empresa tem capacidade para transformar mais de 1000 toneladas por mês em perfis decorativos como rodapés e guarnições. Já foram reaproveitados o equivalente a 550 campos de resíduos, deixando de derrubar 152 mil árvores se a matéria-prima fosse madeira, por exemplo.

Os produtos da linha de poliestireno da marca contribuem para a pontuação na certificação LEED v4, nas categorias de Materiais e Recursos, Qualidade do Ambiente Interno, Materiais Regionais e Inovação. Em 2018, a Santa Luzia passou a ser parte global da rede CE100, programa criado pela fundação Ellen MacArthur, pilar do pensamento global em economia circular.

A empresa de Braço do Norte (SC) oferece um Programa de Logística Reversa e encoraja os clientes a enviarem as sobras de instalação e descarte de perfis para reutilização na fábrica, por meio de parcerias com empresas e cooperativas, gerando quase 4 mil empregos indiretos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*