Capa » Home » Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte 1
Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte 1

Dicas sobre como construir uma casa eficiente e confortável – Parte 1

house

Há muitas questões a considerar quando da construção de uma moradia: questões de preços, materiais, questões relativas à umidade, questões estéticas, de segurança, etc.

Considere estes fatores, e outros, cuidadosamente. Mas pondere também especialmente a questão do conforto e a questão da eficiência energética da casa.

A questão da eficiência energética nas nossas casas surge para muita gente como uma espécie de chavão, sem grande significado. Mas a verdade é que o seu conforto, o impacto ambiental da sua futura casa e os seus gastos em eletricidade e gás vão depender fundamentalmente do fator energético.

Construir uma casa confortável com baixos custos energéticos futuros (gás e eletricidade)

Os gastos em gás e eletricidade associados às moradias, acumulados ao longo de 30 ou 40 anos, ultrapassam muitas vezes os custos iniciais da casa.

Não confunda a questão da eficiência energética de uma casa com a questão da eficiência dos electrodomésticos e demais equipamento.

A eficiência energética envolve também questões de isolamento térmico, de janelas e portas eficientes, o tamanho da moradia, a localização, layout e configuração da mesma, ou questões de arquitetura, design e envolventes imediatas (árvores, arbustos, outras moradias).

Dicas sobre o tamanho da casa

Há uma tendência quase universal para se sonhar com casas com muitas divisões, muito vidro, luxuosas. Mas isso é um erro a vários níveis, e que nada tem a ver com os níveis de felicidade daqueles que vão habitar a casa.

Aposte na qualidade e nos enquadramentos e design da casa, não em grandes e muitas divisões.

Se projeta construir uma casa, considere um tamanho modesto para a mesma.

Não se deixe levar por sonhos deslocados. Repetimos: aposte na qualidade e no conforto, não no tamanho.

Dicas sobre janelas e portas exteriores para a sua nova casa

Considere cuidadosamente a localização e o tamano das janelas nos vários lados da casa. Evite caixilharias/esquadrias e portadas de alumínio. Prefira PVC ou outro material que bloqueie ganhos e perdas de calor indesejados. Escolha o tipo de envidraçado com os coeficientes energéticos adequados.

Tenha em conta o tipo de janelas (de correr, de guilhotina, de abrir, fixas).

Considere cuidadosamente pormenores como o ângulo das janelas em relação ao sol, considere questões de sombra, ventos e brisas.

Dicas sobre orientação solar da casa, brisas, protecção natural de ventos

Naturalmente, na maior parte dos climas brasileiros, há sobretudo que proteger a casa do sol.

Já em climas como o português ou o da ponta sul do Brasil, o acesso direto ao sol – por via das janelas – é fundamental nos períodos frios do ano. Faz toda a diferença em termos de conforto e contas de energia.

Considere este factor com especial cuidado. E também o acesso a brisas (climas quentes… ) ou à sombra, bem como a questão do vento. É algo muito dependente da orientação da casa e do seu layout.

Fonte: http://www.guiacasaeficiente.com

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*