Capa » Notícias » Dúvidas frequentes sobre o gesso
Dúvidas frequentes sobre o gesso

Dúvidas frequentes sobre o gesso

Ainda escutamos muitas barbaridades quando se fala nas dúvidas sobre o gesso, tanto por clientes que são leigos no assunto e por isso se deixam influenciar por informações errôneas, como por profissionais como pintores, pedreiros e às vezes até gesseiros mal informados. Pensando nisso, elaboramo as respostas para algumas perguntas que ouvimos frequentemente sobre gesso.

Em qual parte da obra devo começar o serviço de gesso?

O ideal é iniciar o serviço de gesso antes do piso, contrapiso e massa corrida, o que faz com que o processo seja rápido, mais limpo e fique com melhor fixação.

Depois de feito o serviço de gesso, quando posso começar o processo de pintura?

O processo de pintura pode começar em média de 5 a 7 dias depois de pronto o serviço de gesso.

Na aplicação de gesso no banheiro e na cozinha, posso fazer primeiro o revestimento com azulejos?

Sim, de preferência o azulejo já deve estar colocado para que o gesso de o acabamento (do contrário ficarão imperfeiçoes do corte do azulejo à mostra), porém, pede-se que o rejunte seja aplicado depois do gesso.

Posso revestir minha divisória de gesso?

Sim, o gesso aceita todo tipo de revestimento, como papel de parede, cerâmica, tecido, madeira e laminado.

A umidade do banheiro pode prejudicar o forro de gesso?

Se o ambiente não for bem ventilado, sim. Para protegê-lo o ideal é usar tintas epóxi ou 100% acrílicas, que são resistentes à umidade.

Qual a diferença entre o gesso convencional e o acartonado?

O gesso convencional tem medidas de 60x60cm e é composto de puro gesso fundido com encaixes. O acartonado é cerca de 4 vezes maior, é constituído por duas folhas de papelão recheada de gesso. Em média o acartonado torna-se 50% mais caro. Aparentemente depois de pronto, não nota-se diferença no forro. São dois ótimos materiais.

Como evitar trincas no gesso?

As trincas ocorrem quando as molduras, que servem de dilatação entre o gesso e a alvenaria, são mal feitas. Um bom gesseiro evita isso. Portanto, em áreas com mais de 7 m², utiliza-se “molduras de dilatação” e tabica (negativo), ou passa-se a utilizar o gesso acartonado, pois suas chapas são maiores e são parafusadas nos perfis.

Qual o espaço mínimo requerido entre a laje e o forro?

Vai depender do material usado. Na utilização do forro convencional é necessário um espaço de 15 cm para a fixação das placas. No caso do gesso acartonado pede-se entre 6 e 10 cm para fixação dos perfis de aço onde serão parafusadas as chapas.

A instalação do gesso pode estragar a pintura da casa?

Sim, por causa dos respingos da massa que caem na parede. Além disso, o material causa pó quando lixado. O ideal é retirar os móveis ou cobri-los com plástico. O piso também deve ser protegido.

Fonte: Blog do Gesseiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*