Capa » Automação e rastreabilidade » Automação está mais perto e apresenta funções nunca antes imaginadas

Automação está mais perto e apresenta funções nunca antes imaginadas

Construtoras usam novidades como diferencial para atrair compradores; Elite International Realty comenta cases nos EUA que ilustram segurança e praticidade para os proprietários.

Desligar os eletrodomésticos, apagar as luzes e trancar a porta não precisam mais ser uma grande preocupação dentro de alguns escritórios e residências. As casas inteligentes permitem que tudo seja resolvido com um toque no smartphone. A novidade é que a automação está cada vez mais inserida na realidade, em projetos que a contemplam em novos empreendimentos no Brasil, e com funções nunca antes imaginadas, como calcular o tempo de deslocamento até o trabalho, lembrar o horário de sair ou aquecer a água da banheira, a exemplo do que ocorre há muitos anos nos EUA.

A Elite International Realty, consultoria imobiliária localizada em Miami, comandada pelos brasileiros Léo e Daniel Ickowicz, comercializa alguns espaços que têm a tecnologia como super aliada à segurança e à praticidade.

Redes de automação controlam iluminação, sistema de som e de câmeras, serviços como cortinas motorizadas, fechaduras biométricas, aspiração central e conectam pessoas.

O uso de aplicativos permite também uma queda no valor da conta de luz e ajuda em situações corriqueiras, como permitir a entrada da diarista na residência em horários nos quais ninguém está.

“Aqui nos Estados Unidos é mais comum do que no Brasil observar muitas pessoas que montam seus próprios sistemas de automação. E não são apenas em unidades de luxo. Apartamentos compactos mais simples têm aderido a essa revolução. Antigamente, o diferencial era a decoração, hoje é o estilo despojado e tecnológico”, afirma Léo Ickowicz, sócio da Elite International Realty.

As moradas do futuro apostam em sistema de iluminação e ar condicionado integrados em um painel de controle, que pode ser manipulado pelo celular. A casa pode ser programada para responder de maneira diferente de acordo com quem entra. O acesso através de reconhecimento facial distingue o dono de um funcionário e limita o acesso a determinadas áreas.

Por meio do aplicativo, o usuário agenda o horário para as mudanças na luz e no som, além de controlar remotamente os eletrodomésticos de casa.

“É possível interligar aparelhos e automatizar qualquer tipo de residência, sem necessidade de grandes reformas. Se o ambiente está vazio, os aparelhos de ar condicionados são desligados, se alguém chega em determinado horário, uma câmera tira uma foto e envia por e-mail. Ao chegar, a TV é ligada no canal preferido”, diz o sócio da Elite International Realty.

A capacidade de integração de objetos e dispositivos inteligentes a pessoas lembra o universo futurístico do desenho animado The Jetsons, exibido na década de 1960. Agora, cada vez mais inserida na realidade do proprietário de imóvel, como diferencial, desde o projeto.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*