No ranking de produtos com maior ruptura estão as bebidas à base de soja, leite longa vida, ovos e até o rum e chocolates, conforme aponta estudo exclusivo desenvolvido pela Neogrid
Junho de 2021 – Após dois meses em queda, a ruptura – índice que mede a falta de produtos nos supermercados – voltou subir no Brasil e o mês de abril fechou com 11,03%. No ranking de produtos com maior ruptura estão as bebidas à base de soja, leite longa vida, ovos e até o rum e chocolates, conforme aponta estudo exclusivo desenvolvido pela Neogrid (www.neogrid.com), empresa especializada na sincronização da cadeia de suprimentos. Entre as razões para a alta está o aumento do consumo impactado pela volta do auxílio emergencial.
A ruptura vem oscilando no país. Após quatro meses em alta (de setembro de 2020 a janeiro deste ano), o índice havia recuado nos meses de fevereiro (11,45%) e março (10,68%), porém, tornou a subir em abril, chegando à casa dos 11,03%. De acordo com Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid, o cenário se explica porque nos primeiros meses do ano houve uma retomada da produção de embalagens, principalmente os produtos que têm como matérias-primas o vidro e o alumínio.
“Já essa alta na ruptura de abril vem pelo consumo mesmo. O programa de auxílio do governo fez com que as famílias voltassem aos supermercados. Apesar de pequena em relação ao ano passado, toda a ajuda financeira nesse momento é bem-vinda. Porém, com menos dinheiro, o consumidor passa a comprar produtos de menor valor, mas que cumprem o mesmo propósito. Em resumo, ele começa a migrar para marcas mais baratas e o varejo não responde tão rapidamente assim a essa mudança de comportamento do consumidor, o que gera a falta de alguns produtos nas prateleiras”, explica Munhoz.
Em abril, o ranking dos produtos que tiveram maior ruptura é liderado pelas bebidas à base de soja.
SOBRE A NEOGRID (www.neogrid.com)
A Neogrid desenvolve soluções com inteligência artificial para aumentar as vendas e a rentabilidade das indústrias, varejos e distribuidores. Há 20 anos no mercado, trabalha para sincronizar cadeias de suprimentos, atuando principalmente na otimização do mix de produtos, na redução de ruptura, no aumento do giro de estoques e na reposição orientada pela demanda real. Com uma plataforma que integra mais de 40 mil lojas, 30 mil indústrias e 5 mil distribuidores, transforma dados em informações estratégicas para aumentar a disponibilidade de produtos e, ao mesmo tempo, reduzir excessos de estoque – sempre no ritmo do consumo.