Capa » Notícias » Gelita publica Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2019

Gelita publica Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2019

Empresa, líder mundial na produção de gelatina e colágeno, já reduziu em 16% o consumo de energia e em 5,6% o uso de água em suas unidades industriais.

A GELITA publicou o seu Relatório de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) relativo a 2019. O documento fornece informações sobre as conquistas da empresa, mostra exemplos de projetos capazes de poupar recursos naturais, descreve iniciativas sociais e avalia o progresso obtido. O relatório está disponível, em inglês, no endereço www.gelita.com/de/gelita-csr.

Como uma empresa global, a GELITA desenvolve soluções em diferentes locais onde atua como compromisso na área de responsabilidade social. No ano passado, o cargo de Coordenador Global para as áreas de meio ambiente, energia e responsabilidade social corporativa foi criado especificamente para esta tarefa. Samuel Najafi lidera a nova área desde maio de 2019 e, nesta função, coordena as atividades de sustentabilidade da empresa em todo o mundo. Engenheiro ambiental e de processos, Najafi é especialista em processos biológicos no tratamento de efluentes, tema ao qual dedica grande parte de seu trabalho.

16% de redução de energia

O relatório de sustentabilidade documenta o progresso feito pela GELITA na implantação de sua estratégia de sustentabilidade em 2019. Franz Josef Konert, CEO da companhia, comenta: “O ano passado foi mais um ano de sucesso para a GELITA. Nós conseguimos aumentar o volume de produção trabalhando de maneira mensuravelmente mais sustentável. O consumo de energia foi reduzido em 16% nos últimos três anos”. Esse objetivo só foi alcançado por meio do investimento em instalações modernas e de alta eficiência energética, processos ambientalmente otimizados e maior conscientização sobre ações sustentáveis ​​por todas as equipes internas, além de uma comunicação contínua dentro da empresa e com parceiros externos.

Processos produtivos inovadores

No ano passado, a GELITA investiu 36 milhões de euros em suas unidades. Uma nova tecnologia de eficiência energética foi incorporada na Suécia, nos Estados Unidos e na Alemanha. A empresa também continua a expandir suas capacidades de secagem, a fim de reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental no transporte. Outros projetos adotados com sucesso em 2019 incluíram medidas para evitar o desperdício, reduzir a poluição do ar, diminuir o consumo de água e tratar efluentes. Outro marco foi a abertura da fábrica em Pingyang, na China. Após anos de investimento em conversão e expansão, a unidade de produção de gelatinas foi inaugurada ano passado. Hoje, ela é a mais moderna da indústria de gelatinas chinesa e até define padrões dentro da GELITA em algumas áreas.

5,6% de redução de água

O acesso à água limpa é um dos maiores desafios globais. De um lado, a GELITA utiliza instalações de ponta para manter o consumo de água o mais baixo possível na produção. Nos últimos três anos, as melhorias levaram a uma redução de 5,6% do uso de água por quilograma de produto. Por outro lado, a empresa está fortemente comprometida com a limpeza das águas residuais e faz investimentos estratégicos em estações de purificação. “Graças ao uso de novas tecnologias, a planta alemã de Eberbach, por exemplo, conseguiu aumentar tanto a qualidade quanto a eficiência energética do processo de tratamento de água”, afirma Samuel Najafi.

O desenvolvimento positivo prossegue

Em 2019, a GELITA conseguiu melhorar, em termos de sustentabilidade, todos os indicadores de desempenho ambiental relacionados a um volume específico de produção. Apesar desse progresso, a empresa trabalha intensamente em outras melhorias – incluindo aprimoramentos na segurança do trabalho. A saúde de todos os funcionários é uma das principais prioridades da GELITA e o número de acidentes foi reduzido novamente no ano passado.

A GELITA continua a impulsionar a inovação em todas as suas áreas de negócios. Isso é particularmente evidente no desenvolvimento de produtos. Michael Teppner, Líder de Marketing e Comunicação da GELITA, comenta: “O melhor exemplo é o primeiro agente gelificante vegano do mundo em forma de folha, que obteve excelente aceitação do mercado em 2019. No futuro, também pretendemos manter um alto nível de inovação na área da sustentabilidade, principalmente por meio de nossa iniciativa inovadora na área de Biotecnologia”.

Responsabilidade social

Apoiar as pessoas e garantir seu bem-estar está firmemente ancorado no DNA corporativo da GELITA. Para promover a cooperação social, o Grupo fornece assistência às comunidades próximas de suas unidades, ajuda as pessoas carentes com doações em espécie e produtos e contribui com instituições selecionadas. Além disso, a GELITA está envolvida na educação de jovens e atua como patrocinadora de esportes recreativos e profissionais. Em 2019, a empresa apoiou mais de 100 projetos e iniciativas em todo o mundo. Muitos deles vêm sendo subsidiados há anos.

Nota aos editores

O Relatório de Responsabilidade Social Corporativa 2019 está disponível em inglês em www.gelita.com/de/gelita-csr como um e-paper e como um download em PDF.

Sobre a GELITA

A Gelita é líder na fabricação e fornecimento de gelatina e colágeno. Com sede em Eberbach, Alemanha, possui três unidades no Brasil – Cotia (SP), Mococa (SP) e Maringá (PR). Presente nos cinco continentes, a empresa fornece para clientes ao redor do mundo produtos da mais alta qualidade, profundo conhecimento técnico e soluções inovadoras. Com mais de 140 anos de história, mais de 20 sites em todo o mundo e uma equipe altamente especializada, está inserida em nosso dia a dia em diversos produtos. O longo histórico de inovação é um dos principais diferenciais da empresa familiar que busca continuamente por novas soluções para os segmentos de alimentos, farmacêutico, saúde e nutrição e aplicações técnicas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*