Capa » Automação e rastreabilidade » Desligar freezers à noite traz prejuízos para estabelecimentos e clientes

Desligar freezers à noite traz prejuízos para estabelecimentos e clientes

Tecnologia permite reduzir os custos com energia elétrica de forma segura e eficiente.

O custo com eletricidade está constantemente no topo da lista de despesas de restaurantes, mercados, entre outros estabelecimentos. Mas se enganam os proprietários e gerentes que acreditam que desligar os equipamentos de refrigeração à noite é uma boa alternativa para reduzir os gastos com energia elétrica. Com a tecnologia disponível atualmente para controle da cadeia do frio, como termostatos digitais inteligentes, válvulas de expansão eletrônica, além de sistemas supervisórios para gerenciamento remoto, é possível controlar toda a instalação a distância e garantir a otimização do uso dos recursos energéticos de forma inteligente.

“Desligar freezers e câmaras frias durante a noite é um tipo de prática que pode trazer sérios riscos para a saúde dos clientes que consumirem uma mercadoria armazenada com a temperatura inadequada”, ressalta o consultor da Engenharia de Aplicação da Full Gauge Controls, Fábio Tedesco. Ele destaca ainda que, ao manter os equipamentos desligados durante a noite, quando se for religar, por exemplo, pela manhã, o consumo gerado será muito maior por causa da compensação, pois os alimentos estarão quentes. Ou seja, não há benefício real e ainda existe a grande probabilidade de danificar a mercadoria (ou até perdê-la por completo), podendo causar uma grave intoxicação alimentar.

Sempre atenta as tendências no mercado de refrigeração, a Full Gauge Controls desenvolveu, em 1997, o Sitrad, software de gerenciamento remoto que possui papel importante neste tipo de situação. Os controladores da marca podem ser conectados ao sistema, e com isso oferecem uma solução completa para o usuário. “O Sitrad possui inúmeras funcionalidades, entre elas a possibilidade de gerar gráficos de consumo, relatórios de gastos, entre outros, permitindo total controle sobre as instalações de refrigeração”, destaca Tedesco.

Os dados gerados são criptografados, o que garante a segurança total das informações. Com isso, os resultados podem ser apresentados para clientes e órgãos de fiscalização, como a Anvisa e a FDA, instituição norte-americana responsável pelo controle de alimentos e medicamentos que tem este tipo de exigência. “O Sitrad permite ainda o gerenciamento inteligente dos equipamentos, ou seja, ao analisar os dados se pode determinar os períodos nos quais o sistema pode ser desativado sem que a temperatura suba ao ponto de causar danos para as mercadorias, é o que chamamos de desligamento inteligente com setpoint econômico: ele diminui as partidas do compressor, economizando sem colocar em risco o que está armazenado”, salienta.

O download pode ser feito de maneira gratuita (no site www.sitrad.com.br) e não há taxa de utilização. Além de controlar os dados e gerar relatórios, a ferramenta envia alarmes (por e-mail ou sms) sempre que um parâmetro estiver fora do que foi estabelecido, o que permite maior agilidade na resolução de problemas. E para ter acesso às informações, basta utilizar um dispositivo (tablet, computador ou celular) conectado à Internet.

Além dos softwares supervisórios, as válvulas de expansão eletrônica são outro aliado importante na hora de buscar a eficiência energética. Dependendo do projeto de cada sistema de refrigeração, elas podem significar uma redução de até 30% no consumo. “Na Full Gauge Controls temos a VX-950 plus, que economiza nos acionamentos dos equipamentos (que podem ser de porte menor), fatores responsáveis pela economia de energia elétrica”, explica. A fabricante dispõe ainda de outros produtos para climatização, aquecimento e aquecimento solar, além de refrigeração, com funcionalidades que também prometem auxiliar a reduzir a conta de eletricidade. Entre eles, destaque para o controlador TC-900E Log. Este instrumento conta com sensor de luminosidade, que percebe quando as luzes do estabelecimento foram desligadas e aciona o modo econômico dos equipamentos.

Essas são apenas algumas das soluções disponíveis atualmente, acessíveis para diversos tipos e tamanhos de negócios. Fazer uso delas, aliadas à tecnologia e reforçando a importância de empregar as boas práticas na refrigeração é o que irá permitir que cada vez mais se obtenha uma redução consciente no consumo de energia, de maneira segura e eficaz.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*