terça-feira , 18 janeiro 2022
Capa » Cursos » Treinamento técnico em segurança alimentar, sociologia e meteorologia na Unicamp

Treinamento técnico em segurança alimentar, sociologia e meteorologia na Unicamp

Três vagas de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP estão disponíveis pelo projeto “ODS 2.4-AM: entendendo o papel de redes sociais sobre a segurança alimentar ante extremos climáticos no Amazonas”. As inscrições devem ser feitas até 31 de agosto de 2021.

O trabalho é conduzido no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri-Unicamp). Espera-se que os resultados do projeto forneçam indicadores práticos para que o Estado do Amazonas atue em sinergia com as políticas de segurança alimentar e de mudanças climáticas

A primeira vaga se destina à coleta e análise de dados de campo sobre serviços ecossistêmicos. O candidato deve ter graduação concluída em ciências biológicas, ecologia, engenharia ambiental, geografia e áreas afins.

O bolsista da segunda oportunidade trabalhará com coleta e análise de dados socioambientais. Para se candidatar, é preciso ter graduação concluída em ciências sociais, geografia, ciências biológicas, ecologia, sociologia, engenharia.

Ambas as vagas exigem experiência prévia mínima em formulação e aplicação de questionários de pesquisa com seres humanos; experiência em formatação, organização e análise preliminar de dados de pesquisa; e disponibilidade para viagens de campo no Amazonas.

A terceira oportunidade é para coleta e análise de dados meteorológicos. O bolsista vai calcular um conjunto de índices de extremos climáticos para o Estado do Amazonas utilizando dados observacionais e projeções de modelos climáticos. O trabalho envolverá o uso de dados de radar em alta resolução para identificação de extremos de precipitação especificamente sobre as três localidades estudadas do projeto.

O candidato deve ter graduação concluída em meteorologia, geografia, engenharia agrícola, engenharia ambiental, física, ciência da computação e áreas afins. Além disso, ele também deve ter experiência prévia mínima em levantamento e análise de dados numéricos e em programação computacional, além de disponibilidade para eventuais viagens para reuniões científicas com membros do projeto.

As inscrições para todas as vagas podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4456www.fapesp.br/oportunidades/4457 e www.fapesp.br/oportunidades/4458.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de bolsa de mestrado ou doutorado direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP  

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*