Capa » Notícias » Webinar gratuito do Ital aborda novos ingredientes, proteínas vegetais e aproveitamento integral e plantio da macaúba

Webinar gratuito do Ital aborda novos ingredientes, proteínas vegetais e aproveitamento integral e plantio da macaúba

Evento do órgão da Secretaria de Agricultura de SP na próxima terça-feira (21) marca mais uma entrega tecnológica do Instituto

A tecnologia de fabricação de farinha proteica de sementes de frutos de palmeiras para alimentos plant-based será entregue na próxima terça-feira, das 9h às 12h, pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) através de webinar gratuito ( inscreva-se). Trata-se da segunda entrega tecnológica do Ital dentro do Programa de Metas do Governo do Estado. O conteúdo programático abordará novas fontes de proteínas vegetais, boas práticas no aproveitamento integral da macaúba, fabricação de farinha proteica de sementes de frutos de palmeiras e plantio comercial de macaúba.

Além da diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, participarão do evento on-line Peter Eisner, vice-diretor do instituto alemão Fraunhofer IVV, Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tiago Rauber, gerente de Padrões e Regulação de Alimentos (Gepar) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Sergio Tutui, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, órgão ao qual o Ital é vinculado.

“Apresentaremos novos ingredientes obtidos a partir de uma importante matéria-prima agrícola, a macaúba, que está presente em três biomas brasileiros e pode ser produzida de maneira sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental, sendo altamente competitiva”, destaca Roseli Ferrari, pesquisadora responsável pela entrega e diretora do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) do Ital.

Roseli será palestrante ao lado de Carlos Colombo, pesquisador e diretor do Centro de Recursos Genéticos do Instituto Agronômico (IAC) – instituto de pesquisa também vinculado à APTA -, e de Sergio Henrique de Toledo e Silva, pesquisador do Fraunhofer IVV, instituição parceira do Ital há mais de dez anos.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site https://www.ital.agricultura.sp.gov.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*