Capa » Artigos técnicos » Você sabe o que é Engenharia de Alimentos?

Você sabe o que é Engenharia de Alimentos?

Por Danilo Piccolo e Tatiana Guinoza Matuda

Você já parou para pensar como o ketchup do seu lanche chegou até a sua mesa? Não se esqueça: um dia ele já foi tomate! Todo o processo desenvolvido entre a colheita do tomate até o produto final chegar à mesa do consumidor conta com a Engenharia de Alimentos, numa série de aplicações e etapas, tais como: controle de qualidade da matéria-prima,  desenvolvimento da formulação do produto, o processo produtivo, o controle de qualidade, a escolha da embalagem, a logística e o tempo de conservação.

A Engenharia de Alimentos também permite atuar em áreas como desenvolvimento de novos produtos e ingredientes alinhados às tendências de mercado como os plant based e “livres de”, inteligência de marketing, vendas técnicas, assuntos regulatórios, fiscalização, projetos de equipamentos e instalações para a indústria de alimentos, consultorias, pesquisas acadêmicas e até as Foodtechs (startups de tecnologia de alimentos).

O propósito principal da Engenharia de Alimentos é, por meio da industrialização, levar alimentos seguros às prateleiras dos supermercados e à mesa dos consumidores. A industrialização aumenta a disponibilidade e torna possível que mais pessoas tenham acesso a uma ampla variedade de alimentos para sua nutrição e desenvolvimento. Essa área de atuação também tem papel fundamental nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), principalmente no reaproveitamento de resíduos e na redução do uso de água e de energia nas operações industriais.

É importante destacar, ainda,  que o setor de alimentos é um dos que mais cresce no Brasil mesmo em tempos de crise. Dados da ONU e do USDA (United States Department of Agriculture) revelam que a produção de alimentos no mundo deverá crescer 20 % até 2030 e somente o Brasil deve expandir sua produção em 40 %. Atualmente, somos o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo num  mercado em expansão. Em 2019, segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), foram investidos R$ 22,3 bilhões em novas fábricas, ampliações e fusões, o que mostra as boas perspectivas de carreira para aqueles que optarem pela Engenharia de Alimentos.

Danilo Piccolo: Engenheiro de Alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) com mestrado pela mesma instituição, pós-graduação pelo Audubon Sugar Institute, MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e certificado de Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) desde 2011. É também professor dos cursos de graduação e pós-graduação do IMT.

Tatiana Guinoza Matuda: Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo e doutora em Engenharia Química pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Associada do Instituto Mauá de Tecnologia.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*