Capa » Notícias » Vencedores do Startup Innovation Challenge recebem prêmio do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas

Vencedores do Startup Innovation Challenge recebem prêmio do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas

A competição destaca as melhores inovações em ingredientes e produtos alimentício.

No dia 20 de agosto foram anunciados os vencedores do Startup Innovation Challenge. O desafio faz parte da programação da 23ª edição da Food Ingredientes South America-FiSA, único evento focado em ingredientes alimentícios da América Latina e um dos mais importantes para o setor no mundo. As duas startups vencedoras foram contempladas com serviços do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (ISTab) do Senai-SP. Elas irão receber uma avaliação de shelf-life acelerado e avaliação da estabilidade microbiológica, sensorial e físico-química dos seus produtos, além de incubação tecnológica, que contempla mentoria e uso das plantas pilotos para o desenvolvimento dos produtos e acesso facilitado a linhas de fomento.

Ao todo, 37 startups participaram da competição. Na categoria de melhor inovação em ingredientes alimentícios, quatro empresas finalistas concorreram aos prêmios: Lasenor Brasil, com a lecitina de girassol Giralec; Noviga com o Solva Pro; Paixão Vegan, com a carne de jaca verde; e a campeã Yosen Nano Technology, com o Hydromega.

“O Hydromega é um ômega 3 hidrossolúvel, que pode ser incorporado na água, em qualquer bebida ou alimento e tem uma biodisponibilidade até 70% maior do que as cápsulas. É uma alternativa para idosos, crianças e pessoas com dificuldades para engolir as cápsulas”, explica Gustavo Cadurim, CEO da Yosen.

Já na categoria de melhor inovação em produtos alimentícios, foram cinco finalistas: Unimilk, com o iogurte Moo; Mandala, com o brownie com gotas de chocolate orgânico; NHD Foods, com o Veggie Snacks; Vida Veg, com Grego Veg; e YO.U Foods, com YO.U Drink-me, que levou o prêmio.

“A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de cinco porções de vegetais. Na nossa sopa de garrafa, cada embalagem tem três porções”, informa a founder da YO.U Foods, Regina Coppo. “É uma forma inovadora e divertida de ingerir vegetais”, complementa. A sopa pode ser bebida tanto gelada como quente.

O diretor da Escola Senai Horácio Augusto da Silveira afirmou que os dois serviços oferecidos são altamente tecnológicos e já realizados pelo Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas. Estebe Ormazabal acrescentou que “o prêmio contempla não só os serviços do IST mas o acesso a uma rede do Senai-SP, de forma integrada, que está disponível para toda a indústria de alimentos”.

Para os vencedores, o prêmio vai alavancar o desenvolvimento dos produtos. “Vai possibilitar que a gente aprofunde o nosso conhecimento, analise e valide o nosso produto. Ter o Senai-SP fazendo parte disso, é como uma chancela de qualidade para o nosso produto,” diz Cadurim.

“A gente está nessa fase de desenvolvimento total do produto e tem tudo a ver com isso. Vai ser incrível”, afirma Regina.

Além de patrocinador da Startup Innovation Challenge 2019, pela primeira vez, o Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (ISTab) participou da FiSA com estande próprio, levando todos os serviços oferecidos pelo ISTab e proporcionando uma experiência ao vivo de análise sensorial aos visitantes. Para finalizar a participação em bloco na FiSA 2019, o ISTab participou também do ciclo de conferências Industry Insights com palestras gratuitas de 30 minutos sobre cases, dados de mercado e tendências.

A participação em feiras tecnológicas faz parte da estratégia do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (ISTab) para solidificar a marca como um ator importante para a indústria de alimentos e no ecossistema de inovação Foodtech.

Para mais informações sobre os serviços do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (ISTab), acesse o site https://alimentos.sp.senai.br/ ou ligue (11) 3279 7410 / 96684-6692.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*