Capa » Notícias » Veja como fazer uma boa higienização dos alimentos

Veja como fazer uma boa higienização dos alimentos

Cuidados para se manter saudável em tempos de pandemia.

Para muitos, pode parecer bobeira ou exagero, mas fazer uma higienização adequada dos alimentos é uma prática fundamental para sua saúde, ainda mais nesse período crítico que o mundo tem passado devido ao coronavírus. Os produtos nos supermercados passam diariamente nas mãos de diversas pessoas, caem no chão e, muitas vezes, são transportados de maneira errada, fazendo com que fiquem expostos a todo tipo de bactérias.

Para que possa consumir tranquilamente os alimentos, os cuidados já devem começar no mercado quando está escolhendo os produtos. Evite frutas e legumes amassados, verduras com partes escuras, fique atento ao prazo de validade dos enlatados, procure sempre comprar em açougues que sejam bem limpos. E, quando chegar em casa, é importante que lave-os muito bem. Veja algumas dicas importantes de cuidados que devem ter em casa:

Lave bem as mãos

Primeiramente, antes de manusear os alimentos, a pessoa que irá realizar o preparo deve estar com as mãos bem limpas para não contaminar ainda mais os produtos. Higienize as mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos.

Lave com água e sabão

Ao chegar em casa, os cuidados com produtos industrializados também são importantes, por mais louco que possa parecer. Mesmo que não vá ter nenhum contato com as embalagens na hora de comer, se não os higienizar corretamente, podem acabar contaminando você, quando for manuseá-los.Então, não se esqueça de lavar bem com água e sabão neutro os pacotes de biscoitos, enlatados e bebidas antes de consumir ou guardar, seja na geladeira, seja na sua dispensa.

Faça uma boa seleção

Quando fizer a seleção de seus alimentos, evite frutas e legumes com partes machucadas e estragadas, e verduras com partes amareladas ou esbranquiçadas. Fique atento também aos possíveis bichos que acabam vindo junto com as folhas.

Pode acontecer de você só perceber que os alimentos estão com alguma larva ou parte ruim, então, é importante que faça essa seleção antes mesmo de começar a lavar. Afinal, ninguém quer ter uma surpresa desagradável na hora de comer.

Use a solução de hipoclorito de sódio

Geralmente as frutas, legumes e verduras são os que mais ficam expostos nos mercados e feiras, passam pelas mãos de muitas pessoas e a maioria possui uma quantidade elevada de agrotóxicos. Com isso, eles tendem a carregar consigo microrganismos prejudiciais à saúde, que podem causar alergias digestivas e intoxicações alimentares.

Então, para não ter esses problemas, lave-os bem!Muitos acreditam que deixar os alimentos de molho na água com vinagre já é o suficiente para eliminar todas as bactérias, porém isso não é o bastante. A maneira correta de fazer uma boa higienização é lavando as frutas, legumes e verduras com sabão neutro e deixando de molho por 15 minutos em uma solução com água sanitária.

Seque os alimentos

Para isso, você pode ter o auxílio de um utensílio como pano de prato ou deixá-los secar naturalmente, o que é o mais adequado. Para as verduras, pode ser usado um escorredor e para as frutas e legumes, é só deixar escorrer bem a água. E uma dica para a hora de cortar esses alimentos é evitar usar a mesma tábua de carnes, pois podem acabar ficando contaminados novamente.

Seguindo esses cuidados no dia a dia, você terá uma alimentação saudável, o que é fundamental para manter um bom funcionamento do organismo e aumentar sua imunidade. Então, ter um cuidado especial para lavar e preparar os alimentos não é uma tarefa tão boba assim, pois evita possíveis doenças.

E, nos dias de hoje, esses cuidados devem ser redobrados, já que coronavírus é mais contagioso do que as demais doenças.

Fonte: G1

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*