Capa » Notícias » Uso de resíduos agroindustriais para alimentos e aplicações técnicas é tema de webinar gratuito do Ital com Fraunhofer IVV

Uso de resíduos agroindustriais para alimentos e aplicações técnicas é tema de webinar gratuito do Ital com Fraunhofer IVV

Órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo celebra dez anos de cooperação com instituição alemã

O uso de resíduos agroindustriais para alimentos e aplicações técnicas será tema de webinar gratuito promovido no próximo dia 27, das 10h às 12h20, pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e pelo Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging. (Fraunhofer IVV), que está com inscrições abertas neste link.

Esse será o primeiro da série Ital-Fraunhofer IVV de webinars trimestrais para celebrar dez anos de cooperação técnica e científica entre os institutos de pesquisa, que juntos conduziram oito projetos de fomento público em parceria com órgãos ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e demais instituições de P&D e universidades brasileiras.

A proposta é promover apresentações de pesquisadores brasileiros e alemães no âmbito de suas competências científicas e divulgar sobre suas atividades de pesquisa em bioeconomia com foco em alimentos, resíduos agroindustriais e embalagens. Os eventos contarão com palestras em português e inglês e serão transmitidos pela Mentto, apoiadora da iniciativa.

“A sociedade Fraunhofer é considerada a maior instituição de pesquisa aplicada na Europa e coopera com o Brasil há mais de 10 anos através de projetos científicos na área de bioeconomia com foco no aproveitamento de resíduos agroindustriais, ingredientes e embalagens”, ressalta Alexandre Martins Moreira, coordenador do Centro de Projetos Fraunhofer para Inovação em Alimentos e Biorecursos sediado no Ital e idealizador da série em parceria com a diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, Gisele Camargo.

Na estreia, o girassol e o potencial para o uso dos resíduos de seu processamento para a produção de ingredientes proteicos para a indústria de alimentos serão abordados pela vice-diretora do Departamento de Engenharia de Processamento de Alimentos do Fraunhofer IVV, Dra. Stephanie Mittermaier. “Os grãos de girassol são aproveitados principalmente pelo seu alto teor de óleo, porém, durante o processo uma grande quantidade de torta residual de alto teor proteico é subutilizada”, considera Stephanie Mittermeier.

Já o diretor do Departamento de Engenharia de Processamento de Alimentos do Fraunhofer IVV, Rafael Osen, falará sobre o aproveitamento dos subprodutos de café, manga e banana para aplicações inovadoras em alimentos. “Durante o processamento, significativas quantidades de outras frações de alto valor infelizmente não têm sido utilizadas e comumente são destinadas a compostagens. Nesse âmbito e em virtude da importância do processamento de frutas para a indústria e economia do País, trabalhos para o aproveitamento de tais frações têm sido de grande importância”, comenta Osen sobre a relevância do assunto.

“No caso da polpa de manga, aproximadamente 60% do peso inicial é perdido na forma de subprodutos, tais como cascas e caroços. Esses resíduos normalmente são dispostos em aterros sanitários, nem sempre de forma adequada, representando um risco ambiental importante em função do volume e da alta carga orgânica do material. Em termos nutricionais, a casca é a parte mais rica, e pode ser aproveitada como um coproduto do processo”, complementa a pesquisadora Silvia Germer, do Centro de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Ital, que ministrará palestra sobre o desenvolvimento de ingredientes funcionais a partir da casca de manga.

Já o aproveitamento da palmeira macaúba será abordado por Sérgio Henrique de Toledo e Silva, candidato a doutorado na área pelo Instituto Fraunhofer IVV e Universidade Técnica de Munique. “A macaúba é apontada hoje como uma fonte promissora para produção de óleo vegetal em larga escala devido a alta produtividade e vantagens ambientais comparadas com a palma, que origina o óleo de dendê”, afirma. “O óleo da macaúba pode ser extraído da polpa e da amêndoa, ambos com potencial tecnológico para aplicações energéticas e alimentícias. Os resíduos gerados a partir da extração do óleo são ricos em fibras dietéticas e proteínas, mas têm sido comumente utilizados em alimentação animal ou descartados. Nosso objetivo é agregar valor e funcionalidade a esses resíduos com foco especial na produção de ingredientes para indústria alimentícia”, explica a motivação da pesquisa.

A programação ainda contará com a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, e o vice-diretor do Fraunhofer IVV, Peter Eisner, na abertura. Eisner ainda fará um resumo das apresentações ao fim do evento, que terá mediação de Alexandre Martins.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*