Capa » Notícias » Tetra Pak une streaming e rede social colaborativa em nova plataforma de treinamento e capacitação

Tetra Pak une streaming e rede social colaborativa em nova plataforma de treinamento e capacitação

Em parceria com startup canadense POKA, empresa passa a oferecer vídeos e outras ferramentas para capacitação de equipes de forma totalmente remota

Uma das líderes em soluções para a indústria de alimentos e bebidas, a Tetra Pak está investindo em novos formatos baseados em ferramentas online a fim de atender as demandas da indústria. Em parceria com a startup de origem canadense POKA, especializada na oferta de soluções digitais para diferentes indústrias, a companhia apresenta a Plataforma Digital de Capacitação.

A novidade está disponível para fabricantes de alimentos e bebidas que operam com equipamentos de processamento e envase fornecidos pela Tetra Pak, funcionando como uma ferramenta adicional no dia a dia da operação.

“Essa plataforma colaborativa permite reduzir custos com viagens, ter mais flexibilidade para ministrar cursos e permite que mais pessoas sejam treinadas. Nossa ideia é que os times utilizando a nova ferramenta tenham maior autonomia e agilidade para identificar e solucionar problemas”, explica Edison Kubo, diretor de Serviços da Tetra Pak para as Américas.

O lançamento da Plataforma Digital de Capacitação responde a uma demanda da indústria de alimentos e bebidas pela ampliação da oferta de serviços remotos -uma tendência que foi acelerada durante a pandemia do novo coronavírus em função das medidas de distanciamento social.

“Muitas mudanças aconteceram recentemente e uma delas é que aprendemos que podemos ser mais produtivos trabalhando remotamente. E a plataforma POKA permite-nos fazê-lo de uma forma muito profissional: ministrar cursos de formação operacional aos nossos clientes à distância, personalizar o conteúdo de acordo com as necessidades de cada técnico e treinar os colaboradores quando eles estiverem disponíveis”, diz Kubo.

Ainda assim, isso não significa que a indústria alimentícia não terá mais o suporte de equipes presenciais quando necessário, salienta o executivo. “É tudo uma questão de otimizar tempo e recursos. Dentro do modelo híbrido para o qual migramos, o presencial cada vez mais funcionará como um complemento ao online”, diz.

Disponível para clientes globalmente, antes a ferramenta passou por um período de testes em diferentes mercados, incluindo o Brasil. Por aqui, a solução foi especialmente útil para operações com alto nível de turnover e para o treinamento de colaboradores contratados para atender demandas sazonais, ajudando a nivelar o conhecimento dos operadores de máquina e padronizar rotinas operacionais.

Como resultado, nas fábricas onde a Plataforma Digital de Capacitação foi implementada houve redução no número de chamados de equipes de manutenção e maior assertividade para a análise dos produtos fabricados.

Parceira da Tetra Pak, a POKA já ajudou fabricantes em diferentes regiões do mundo a aumentar a produtividade de suas linhas de produção. Na média, as soluções da startup aumentaram em 18% a produtividade de trabalhadores e diminuíram problemas relacionados à qualidade dos produtos fabricados em 64%.

“A parceria com a Tetra Pak atende a uma necessidade real de fabricantes de alimentos e bebidas, que buscam maneiras mais fáceis de acessar conteúdo e conhecimento especializado e,ao mesmo tempo,reduzir desperdícios em sua produção”, diz Alexandre Leclerc, CEO e cofundador da POKA.

Como funciona a ferramenta

Dentro da Plataforma Digital de Capacitação da Tetra Pak existem três módulos diferentes para interação com as equipes. No primeiro, há uma biblioteca customizada de vídeos ensinando os operadores das máquinas o modo correto para operá-las. O catálogo de vídeo segue exatamente o mesmo escopo de equipamentos instalados nas unidades de produção do fabricante.

No segundo módulo, líderes podem criar uma matriz de gerenciamento de competências para as suas equipes, de modo a acompanhar a evolução de cada colaborador e identificar pontos de melhoria.

No terceiro, líderes e equipes baseados em diferentes unidades de produção podem trocar mensagens e experiências sobre determinado equipamento, a fim de agilizar ações corretivas e evitar paradas causadas por erros na operação da máquina. Os três módulos podem ser adquiridos juntos ou separadamente, dependendo da necessidade do cliente.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*