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Tetra Pak lança guia para estimular a digitalização nas embalagens

Pesquisa da Ipsos aponta que 91% dos adultos têm o hábito de cozinhar e a maioria deles busca receitas online

QR Code e aplicativos são considerados os meios mais práticos para acessar informações extras nas embalagens.

Comida é mais do que uma necessidade, é um interesse constante para adultos e jovens adultos brasileiros, que buscam receitas culinárias e informações nutricionais sobre os alimentos que compram. Segundo a pesquisa Entendendo a Digitalização, encomendada pela Tetra Pak para a Ipsos no Brasil, mais de 90% dos adultos entre 31 e 55 anos afirmam ter o hábito de cozinhar e buscam receitas online. Além disso, quase a metade deles (48%) faz as receitas que aparecem em embalagens e 77% procuram informações nutricionais estampadas nelas.

Entre os jovens adultos (18 a 30 anos), além da preocupação com a origem da comida, levantada por 78% dos respondentes, a oferta de promoções online é um atrativo. Nesse grupo, 69% afirmam comprar produtos para participar de promoções com prêmios. O lazer também entra nas preferências desse público: 57% se interessam por jogos online cujo link vem nas embalagens.

“O consumidor durante a pandemia ficou mais conectado e aberto a experimentar novas marcas e também novas tecnologias. Recursos como QRCode, Realidade Aumentada se tornaram mais conhecidos e utilizados em diversas frentes, entre elas na comunicação entre marcas e consumidores. A aplicação das tecnologias para promover uma linguagem mais simples, interativa e até mesmo lúdica facilita a apreensão das mensagens e informações pelo consumidor. E o consumidor pede por simplicidade em meio a tantas informações recebidas no seu dia a dia!”, afirma Cíntia Lin, head de Creative Excellence Brasil na Ipsos.

Como fruto da pesquisa, a companhia desenvolveu um tool kit, que funciona como um guia com diversas informações e estratégias, para clientes brasileiros interessados em explorar as oportunidades das embalagens conectadas. No material, fabricantes de alimentos e bebidas encontram as preferências de diferentes grupos de consumidores sobre possíveis formatos de interação por meio da embalagem e sugestões de ações que melhor se adequem àquele grupo.

“Isso significa ouvir os desejos do consumidor e, quando falamos em desejos, não são apenas aqueles relacionados ao sabor e valor nutricional do alimento, mas às vantagens que uma embalagem conectada pode trazer. Afinal, por que não aprimorar a experiência de consumo agregando conhecimento e diversão ao recipiente que protege o seu alimento?”, comenta Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak Brasil.

QR Code, simples e eficaz

Para entender a melhor forma de interagir com o consumidor via embalagens, a pesquisa testou diferentes tecnologias e formatos. Nas interações, o QR Code foi citado como o instrumento mais conhecido e utilizado por todas as faixas etárias, chegando ao índice de 92% entre os adolescentes. A justificativa do uso passa por sua interface simples, fácil e prática.

“Há alguns anos, junto aos nossos clientes lançamos o projeto Ad on Pack, que é justamente a aplicação de QR Codes nas embalagens para levar campanhas de conscientização ambiental, jogos, depoimentos em realidade aumentada, entre outras interações. É um formato que tem dado muito certo com os consumidores e que devemos explorar ainda mais”, complementa Vivian.

A estratégia das marcas

Outro aspecto destacado na pesquisa é a importância do conteúdo frente às ferramentas tecnológicas. Para os consumidores, não adianta trazer novas interações sem que elas agreguem em conhecimento, experiência ou diversão. Ações sociais, aliás, entram nessa categoria de conteúdo relevante e que ajudam na reputação das marcas. Metade dos adultos (50%) e 40% dos jovens adultos disseram ter o hábito de realizar doações. Entre os temas que mais engajam estão saúde, alimentos, roupas e animais.

Ações sociais, aliás, entram nessa categoria de conteúdo relevante e que ajudam na reputação das marcas. Metade dos adultos (50%) e 40% dos jovens adultos disseram ter o hábito de realizar doações. Entre os temas que mais engajam estão saúde, alimentos, roupas e animais.

Para os fabricantes de alimentos de bebidas que são clientes da Tetra Pak, a pesquisa se apresenta como um universo de possibilidades. Conhecendo melhor o público-alvo e o seu objetivo de negócio, as marcas podem oferecer experiências diferenciadas e comunicar melhor os atributos da marca, consequentemente, fortalecendo o seu negócio.

“A marca precisa entender quem ela quer atingir e qual a melhor forma para traçar esse caminho. Nós atuamos lado a lado com nossos clientes oferecendo exatamente esse tipo de inteligência de mercado. E, uma vez finalizadas as etapas de planejamento, seguimos juntos com eles em toda a execução e pós-venda dos produtos. Nosso objetivo é continuar sendo o melhor fornecedor de soluções para a indústria alimentícia”, afirma Vivian.

* Estudo quantitativo online realizado pela Ipsos a pedido da Tetra Pak em território nacional brasileiro entre 01 de Outubro e 18 de dezembro de 2020. Foram realizadas 1.148 entrevistas entre Homens e Mulheres, ABC, de 07 a 55 anos. Margem de erro de 3 p.p. Foram ouvidas pessoas das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

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