Capa » Notícias » Tecnologia contribui para construções mais sustentáveis
Tecnologia contribui para construções mais sustentáveis
Sustainable construction in the desert – Burj Kalifa Burj Kalifa is almost 820 meters high. For the construction of the tower, BASF developed a concrete mix that can be pumped to a height of 600 meters without segregating. Thanks to our admixture Glenium Sky 504 the concrete can be worked for more than 3 hours and then hardens quickly. This means a shorter construction time and gives the building a longer useful life, in this way making it more sustainable. Print free of charge. Copyright by BASF. Nachhaltiges Bauen in der Wüste – der Burj Chalifa Der Burj Chalifa ist knapp 820 Meter hoch. Für den Bau des Turmes entwickelte BASF eine Betonmischung, die in 600m Höhe gepumpt werden kann, ohne zu entmischen. Mit dem Zusatzmittel Glenium Sky lässt sich der Beton bis zu drei Stunden verarbeiten, dann härtet er schnell aus. Dies verkürzt die Bauzeit und ermöglicht eine längere - und somit nachhaltigere - Nutzung des Gebäudes. Abdruck honorarfrei. Copyright by BASF.

Tecnologia contribui para construções mais sustentáveis

O que o maior edifício do mundo em Dubai, um arranha-céu em Nova York e uma hidrelétrica em plena Floresta Amazônica podem ter em comum, além do gigantismo da obra? Essas megaconstruções contaram com tecnologias de última geração em hiperplastificantes e outros aditivos para a formulação adequada do concreto, possibilitando vencer imensos desafios e garantir a execução de forma produtiva, segura e sustentável.

O uso dessas moléculas de última geração desenvolvidas pela BASF conferem características específicas ao concreto como maior plasticidade, trabalhabilidade e capacidade de bombeamento, maiores resistências nas primeiras horas, endurecimento controlado, entre outros benefícios. É possível chegar a uma redução de mais de 40% do uso de água, além de diminuir o consumo de cimento, sem prejudicar as características de resistência e durabilidade. Com isso, há uma contribuição efetiva em sustentabilidade, com preservação de recursos naturais e redução de emissões, além do impacto efetivo na redução de custos e na durabilidade da edificação.

Na construção de uma grande usina hidrelétrica, em Rondônia, o trabalho de consultoria com soluções customizadas e suporte técnico da equipe da BASF em todas as fases da obra permitiu maior produtividade e desempenho do concreto, além de ampliar durabilidade e sustentabilidade da construção. Mesmo localizada a cerca de 3 mil quilômetros de São Paulo, no meio da Floresta Amazônica, foi possível economizar mais de 188 mil toneladas de água, 273 mil toneladas de cimento, além de evitar a emissão de 150 mil toneladas de CO2.

O majestoso Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, construído em Dubai, Emirados Árabes, contou com uma mistura especial de concreto que pôde ser bombeada a uma altura de 600 metros. A fórmula especialmente elaborada para essa construção, permitiu que o concreto pudesse ser trabalhado por mais de 3 horas e endurecendo rapidamente depois. Assim, foi possível um tempo de construção mais curto e uma vida útil mais longa ao edifício, tornando-o mais sustentável.

Já os desafios de engenharia estrutural na construção do 432 Park Avenue, um dos edifícios mais delgados de Nova Iorque e considerado o residencial mais alto do hemisfério ocidental (425 metros), foram, além da resistência do concreto à compressão, o impacto do módulo de elasticidade, de modo que os moradores não sintam qualquer movimentação. Durante o período de construção, o projeto também foi impactado pelo furacão Sandy, que atingiu o nordeste dos EUA em 2012, criando desafios logísticos adicionais na área.

O projeto cumpriu com requisitos desafiadores com relação a estética, com acabamento arquitetônico em concreto aparente branco, resistência e capacidade de bombeamento de concreto, dentro de um cronograma de construção bastante ambicioso. Além disso, contou com uma abrangente análise de ecoeficiência para garantir a quantificação do impacto da obra no meio ambiente. O concreto foi desenvolvido para superar esta exigência em específico e continha apenas 29% de cimento, o que o torna extremamente sustentável, economizando toneladas de CO2, água potável, entre outros insumos.

No Brasil, com o apoio das concreteiras, que preparam e entregam o concreto dosado em central, é possível aplicar uma série de soluções que ajudam na diminuição do consumo de água e no tratamento de rejeitos das obras. A aplicação dessas inovações também é essencial para os ganhos de produtividade e competitividade no setor da construção.

Eduardo Machado Coelho, químico industrial, gerente do laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Químicos para Construção da BASF

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*