Capa » Notícias » Startups e setor de alimentos e bebidas têm em comum o bom desempenho

Startups e setor de alimentos e bebidas têm em comum o bom desempenho

Ambas as áreas passam por momento de crescimento e efervescência tecnológica

Os setores de alimentos e bebidas e startups têm se destacado com um desempenho positivo em um momento desafiador da economia. A junção desses mercados produz uma das áreas com maior potencial de negócios no Brasil para os próximos anos.

O setor de alimentos e bebidas registrou crescimento de 12,8% em faturamento no ano de 2020, em relação a 2019, atingindo R$ 789,2 bilhões, somadas exportações e vendas para o mercado interno. Esse resultado representa 10,5% do PIB nacional, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA.

Já as startups brasileiras somam US$ 8,01 bilhões de investimentos angariados em 2021. O volume supera em 120% o total de 2020, de acordo com o Inside Venture Capital, relatório mensal produzido pela plataforma de inovação aberta Distrito.

Ambos os setores, alimentos e startups, foram impactados pela pandemia na questão de mudanças de hábitos e oportunidades de crescimento.

“Quem trabalhava com B2B para o setor de food service (bares, restaurantes, padarias, entre outros), com a expectativa de receber clientes nos locais, teve mais prejuízo. Outros setores como delivery e varejo alimentar cresceram muito e houve uma demanda crescente de mercados que recorreram às startups para solucionar dificuldades de se adaptar ao ‘novo normal’”, explica Augusto Terra, fundador da Foodventures Hub.

Segundo o consultor, existe um movimento das indústrias de inovação aberta. Trata-se do movimento de grandes empresas passarem a fomentar inovações “fora de casa”, ou seja, junto com parceiros e não mais fazendo tudo “dentro de casa” como antigamente. Nestlé, Ambev e Tetrapak lançaram programas de aceleramento de startups.

“Para ampliar a oportunidade, empresas médias, que são grande parte das indústrias do Brasil, deveriam entrar no caminho da tecnologia para suportar o crescimento de novos negócios”, afirma Terra.

O maior desafio das startups é captar dinheiro para validar suas hipóteses, lembra o empresário. “Nesse sentido, tanto no Brasil como em outros mercados, cresceu o interesse de investidores em startups. E as empresas que apresentaram bons modelos de negócios e resultados conseguiram atrair investidores”. A Fazenda Futuro, por exemplo, conseguiu um aporte de R$ 300 milhões que vai ajudar a foodtech a entrar no segmento de leite vegetal e acelerar o processo de internacionalização.

Projeto #food
Essa sinergia e as tendências que unem os setores de alimentos e bebidas e as startups poderão ser vistos na ANUFOOD Brazil 2022, que será realizada de 12 a 14 de abril do ano que vem, no São Paulo Expo. Trata-se de uma feira de negócios para profissionais e empresários de toda a cadeia do setor de alimentos e bebidas, powered by Anuga – a maior feira do mundo nesse setor.

Nesta edição, o projeto #food terá um espaço de 70 metros quadrados organizado pela Foodventures Hub e servirá como ponto de encontro, espaço de networking e de troca de conhecimento para foodtechs. Serão 20 startups apresentando seus trabalhos, ideias e soluções inovadoras. A iniciativa tem o apoio da Conexão.f – incubadora de conhecimento da Fundepag.

“Cada vez mais, as soluções inovadoras da comunidade de startups estão ajudando os empresários a resolver os maiores desafios e possibilitando crescimento expressivo para a economia brasileira, de modo geral. Dentro do setor de alimentos e bebidas, podemos observar o impacto profundo dessa tendência com todos os players da cadeia de valor e, por isso, planejamos destacar o novo projeto #food na programação oficial de atrações da ANUFOOD Brazil 2022”, ressalta Michael Fine, gerente da feira.

Serviço:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h – 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.

Parceiro Social: Gerando Falcões

Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Mais informações clique aqui

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações clique aqui

Os próximos eventos da Koelnmesse:

ANUTEC – International FoodTec India, Nova Delhi – 02.12. – 04.12.2021
A feira internacional de fornecedores para a indústria de alimentos e bebidas
ISM – A maior feira mundial de doces e petiscos, Colônia 30.01. – 02.02.2022
ProSweets Cologne – A feira internacional de fornecedores para a indústria de doces e salgadinhos, Colônia 30.01. – 02.02.2022

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*