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Smurfit Kappa desenvolve solução exclusiva pronta para prateleira para a Docile Alimentos

Nova embalagem gerou 18% no aumento de vendas e reduziu em 50% o tempo de reposição dos produtos em prateleira

Os compradores tomam decisões rápidas no Ponto de Venda (PDV). De acordo com pesquisas internas realizadas pela Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo, as compras levam em torno de 20 minutos – sendo 17 para caminhar e três para pesquisar e selecionar. Em média, as pessoas adquirem 15 produtos por visita, levando 12 segundos para pesquisar e selecionar cada item.

Todo este processo é feito subconscientemente ou em velocidade, com os consumidores reagindo instantaneamente ao que veem na frente deles. A navegação na loja é amplamente influenciada por formas e cores além de interrupções visuais na linha de visão dos compradores, que os atrai para determinadas categorias e produtos.

Com foco em ampliar sua atuação no varejo, a Docile Alimentos estava em busca de uma embalagem pronta para a prateleira para a sua linha de produtos Maxmallow. No entanto, os modelos tradicionais não atendiam as suas necessidades técnicas de produção além da sua utilização no PDV.

“Nosso grande desafio era encontrar um parceiro que desenvolvesse uma embalagem atrativa para o ponto de venda que se adequasse ao nosso processo de produção, reduzisse o trabalho realizado pelos repositores nos PDVs, posicionasse a nossa marca e ainda estivesse conectada com os princípios de sustentabilidade da nossa empresa”, afirma Ricardo Heineck, diretor da Docile Alimentos.

A embalagem desenvolvida pela Smurfit Kappa foi customizada para atender a todos esses requisitos. Sendo 100% renovável, reciclável e biodegradável, a Companhia utilizou uma combinação de ferramentas que analisaram toda cadeia produtiva da empresa além de uma solução específica para o varejo, a ShelfSmart. Ela realiza uma avaliação do potencial de desempenho da embalagem antes de levá-la ao PDV, a partir de uma simulação em ambiente virtual 3D, aplicada aos consumidores reais, que demonstram qual das opções apresenta um melhor desempenho.

Como resultado, esta nova embalagem pronta para prateleira da Docile Alimentos gerou um aumento a visibilidade no PDV impactando um crescimento de 18% nas vendas e uma redução de 40% no tempo de reposição da prateleira, uma vez que em um único movimento, elimina-se a necessidade de se manusear unidades individuais do produto e facilita ainda mais a sua distribuição em diversos tipos de canais. Sua estrutura, além de manter o produto seguro, é também eficiente para a cadeia logística.

“Todas a nossas embalagens prontas para o varejo (SRP) seguem as diretrizes estabelecidas pelo Institute of Grocery Distribution, que envolvem as seguintes características: facilidade de identificação, abertura, comercialização, compra e descarte”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil. Neste projeto específico para a Docile Alimentos, analisamos toda a sua cadeia de produção com ferramentas exclusivas e ainda utilizamos a ShelfSmart para que o nosso cliente pudesse avaliar qual seria a melhor opção de embalagem para o PDV, já apresentando resultados expressivos para os seus negócios”, conclui Alcalá.

Outra ferramenta utilizada para avaliar a visibilidade das embalagens no PDV é o EyeScan, premiado recentemente pela sua evolução tecnológica aplicada à embalagem. O software é capaz de capturar o movimento dos olhos do consumidor e realizar combinações de milhões de pontos para analisar o poder de atração das embalagens no ponto de venda. A grande inovação neste software é poder agregar no estudo dados de até 100 pessoas, gerando uma maior acurácia nos resultados, com mapas de calor e gráficos consolidados.

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