Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado
Ao contrário do que possa parecer, há sim vagas de emprego no Brasil, e muitas. É o que mostra a sondagem realizada nesta semana pela ABRASORVETE (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis), mostrando pela primeira vez uma radiografia nacional do mercado de sorvetes para o planejamento do período de alta temporada.O levantamento apontou que 73,7% dos empresários do setor não estão com seu quadro de funcionários completo e seguem batalhando para preencher esses cargos.
As vagas se localizam sobretudo nos setores de produção de sorvetes (76,3%), atendimento e varejo (47,4%) e logística (44,7%). A sondagem ouviu 76 empresários de micro, pequenas, médias e grandes empresas do setor de sorvete de todo o Brasil, sendo 19,7%, 51,3%, 15,7% e 13,2%, respectivamente, os segmentos dos participantes da pesquisa. “Nosso setor enfrenta um momento crítico. Vemos muitos casos de colaboradores buscando trabalhos informais para não perder benefícios sociais, outros buscando cargos home-office ou que não seja necessário trabalhar aos finais de semana, o que é fundamental no nosso segmento”, explica Martin Eckhardt, presidente da ABRASORVETE.
Dentre esses setores com escassez de mão de obra, os que mais impactam hoje as atividades dos empresários sorveteiros são a produção, responsável por 71,1% desse impacto, além do atendimento ao público, responsável por 32,9% do indicativo. Em relação ao total de colaboradores, 40% dos empresários indicam uma defasagem de 20% na mão de obra atual.
Com o setor aquecido e a demanda em franca expansão desde o último ano, 35,5% dos sorveteiros pretendem ampliar o time em 20%, e 26,3% dos respondentes, aumentar em 30% a equipe. “Temos muitas vagas em todo o Brasil, é um momento desafiador mas ao mesmo tempo importante para que possamos destacar a relevância do setor de sorvetes para a economia brasileira. A geração de empregos, a produção de alimentos e a promoção do lazer são apenas alguns dos benefícios que o nosso setor proporciona. Contamos com o apoio de todos para superarmos esse desafio e continuarmos levando alegria e sabor aos brasileiros”, finaliza o presidente da entidade.
Diante desse cenário desafiador, a ABRASORVETE está trabalhando em diversas frentes para enfrentar a crise de mão de obra. A associação está promovendo parcerias com escolas e universidades para incentivar a formação de novos talentos e divulgar as oportunidades de carreira no setor. Ela atua também em conjunto com os órgãos governamentais para buscar soluções aos desafios enfrentados pelas empresas do setor, como a alta tributação. A visão da ABRASORVETE é construir um setor de sorvetes mais forte e sustentável, capaz de oferecer oportunidades de emprego e renda para a população e de atender à crescente demanda dos consumidores por produtos de qualidade.
Sobre a ABRASORVETE
A ABRASORVETE (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis) foi fundada em 2020 e é hoje a voz oficial do mercado de sorvetes no Brasil. Por sua representatividade nacional, tornou-se referência na consolidação de dados e informações do setor, posicionando-se como uma entidade que entende as necessidades e potencialidades dos empresários para, através da comunicação, união e cooperatividade, estar presente e atuante na defesa dos interesses de todos os atores da cadeia produtiva do sorvete e outros gelados comestíveis. Dentre os quatro principais objetivos da ABRASORVETE estão: 1) Redução da carga tributária de toda cadeia produtiva; 2) Elevação do consumo per capita de sorvetes no Brasil com projetos como a Campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos; 3) Valorização do produto e da indústria brasileira de sorvetes e 4) Fortalecimento e representatividade devida ao setor junto às autoridades e órgãos competentes. Saiba mais em @abrasorveteoficial.