Capa » Notícias » Setor de latas de alumínio para bebidas mantém vendas em alta no primeiro semestre de 2021

Setor de latas de alumínio para bebidas mantém vendas em alta no primeiro semestre de 2021

Na comparação com o ano passado, mesmo na pandemia, o crescimento foi de 22,6%. Um dos formatos de latas que mais cresceram foram as latas tipo sleek, de 269 ml.

A latinha de alumínio é a embalagem para bebidas preferida pelos brasileiros. Prova disso é o crescimento constante do setor na última década. Mesmo com os problemas enfrentados com a pandemia da Covid-19, o setor registrou mais um aumento expressivo no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo período de 2020 (22,6%). Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Nos primeiros seis meses deste ano, as latinhas que envasaram bebidas alcóolicas, foram responsáveis pela ascensão de 19,7% das vendas. O resultado ampliou a liderança da embalagem no setor cervejeiro mostrando que principalmente os consumidores de cerveja optaram pela lata nos últimos meses. A Cerveja e o energético são produtos que se destacaram neste período. Em relação ao formato, tem crescido as vendas do tipo sleek (269 ml).

O presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, explica que, mesmo com a pandemia do coronavírus, o momento é de expansão para a indústria. “Nos deixa orgulhosos ver um setor pujante, que num momento tão difícil como este, vem fazendo a sua parte com geração de empregos, renda e abrindo novas oportunidades de negócios.”, adianta. Vale lembrar que, em 2020, o setor também registrou aumento de 7,3%. “Além da chegada das três novas fábricas, também estamos ampliando as linhas de produção das existentes. Se analisarmos o Brasil, sob a perspectiva das latas de alumínio, veremos que o país entrou de vez no mapa de investimentos da nossa cadeia produtiva”, complementa Cândido.

As vantagens ambientais, a diversidade de produtos e uma inédita estreita relação com os consumidores são algumas das apostas do setor para os próximos anos.

Sustentabilidade

A latinha de alumínio é a embalagem mais sustentável do planeta. No Brasil, ela é responsável por ¼ de todo o alumínio comercializado e a taxa de reciclagem em 2020 foi de 97,4% gerando renda para mais de 800 mil pessoas. O elevado índice de reciclagem contribuiu historicamente para evitar a emissão de 19 milhões de toneladas de gases de efeito estufa entre 2005 e 2020, sendo 1,8 milhão de toneladas apenas no ano passado.

Além da sustentabilidade, a embalagem traz outras vantagens para o consumidor final como a variedade de produtos e formatos, além de favorecer o consumo individual e mais seguro.

Abralatas

Fundada há 18 anos, a Abralatas é a representante legítima da indústria de latas de alumínio para bebidas do Brasil, 3º maior mercado mundial, a principal embalagem para cervejas do País e recordista de reciclagem. Trabalhamos pelo fortalecimento e desenvolvimento desse setor com responsabilidade socioambiental.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*