Capa » Artigos técnicos » Setor alimentício se destaca entre os demais
Setor alimentício se destaca entre os demais
David Oliveira. Foto: Divulgação

Setor alimentício se destaca entre os demais

Por David Oliveira, Diretor de Marketing da Superbom

São Paulo, maio de 2021 – Comemorado em 25 de maio, o Dia da Indústria tem como objetivo homenagear um dos maiores pilares da economia brasileira. Além de gerar empregos, as indústrias nacionais representam, atualmente, 21,4% do PIB do país e 69,2% das exportações de bens e serviços, como apontam dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria. Mas com a pandemia da Covid-19 agravando a economia em 2020 – o que causou uma queda de 4,1% no PIB, de acordo com o IBGE – é interessante percebermos como o setor alimentício foi na contramão dos demais e se destacou, fechando o ano passado com um balanço positivo.

Em 2020, o faturamento da indústria de alimentos teve um aumento de cerca de 13% em relação ao ano anterior. Quando consideramos também a exportação de produtos, que cresceram 11%, o setor angariou impressionantes R﹩ 790 bilhões. Entre outros fatores, este crescimento se deu principalmente com as mudanças no comportamento dos consumidores, agora mais preocupados com uma alimentação saudável e equilibrada. Um estudo realizado pela MindMiners – plataforma de pesquisa digital – aponta que, entre os entrevistados, 30% diminuiu o consumo de açúcares e doces, 25%, de carnes vermelhas, 36%, de refrigerantes e 35% de sucos artificiais. Em contrapartida, 57% deles aumentou a ingestão de verduras, legumes e frutas, e 48% de sucos naturais.

Reforçando esta tendência na pandemia, uma pesquisa do instituto Qualibest junto à consultoria Galunion mostrou que 75% dos entrevistados apresentou preferência a alimentos que, além de saborosos, auxiliam no fortalecimento da imunidade e na saúde em geral.

O mercado de alimentos, mas principalmente o de alimentos saudáveis, observou um boom de crescimento nos últimos anos, e tem potencial para crescer muito mais. Em 2021, inclusive, a estimativa é que a indústria alimentícia cresça, no mínimo 3%, segundo a Abras, a Associação Brasileira de Supermercados.

Para não ficar para trás, é necessário que as empresas invistam pesado em pesquisa e inovação, aumento e diversificação do portfólio, ampliação dos pontos de contato com o consumidor e estratégias de transformação digital que acompanhem as mudanças no comportamento do público – hoje, muito mais digital. Investimentos na operação, como crescimento das plantas industriais e equipamentos que garantem uma performance ainda maior na capacidade produtiva também se mostram cada vez mais necessários.

Quem conseguir sobreviver aos solavancos econômicos causados pela pandemia deve ver suas linhas industriais decolarem nos próximos anos. Nunca houve uma busca maior do que a de agora por produtos mais saudáveis e sustentáveis. Esse mercado ainda vai crescer exponencialmente no Brasil e no mundo. O momento de se reinventar é agora.

Sobre a Superbom

A Superbom é uma empresa alimentícia, que trabalha com uma linha de produtos saudáveis, que abrange sucos, geleias, salsichas, proteínas, pratos prontos, entre outros. Fundada em 1925, a Superbom comercializa os seus produtos em mais de 25 mil pontos de vendas em todo país. Em função disso, é considerada uma das principais empresas do ramo de alimentos para veganos e vegetarianos do Brasil. A empresa iniciou as suas atividades com a produção de suco de uva, no interior de uma antiga casa pertencente ao Colégio Adventista Brasileiro (CAB), que posteriormente ficou conhecido como Instituto Adventista de Ensino e, hoje, abriga o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP). Durante toda a sua história, a empresa atua diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, a companhia conta com 250 colaboradores, entre a sede e as duas plantas da indústria (localizadas em São Paulo, capital, e em Lebon Régis, Santa Catarina).

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*