Capa » Notícias » Saiba mais sobre os nutrientes da tangerina, mamão papaia e outras frutas que estão na época em junho

Saiba mais sobre os nutrientes da tangerina, mamão papaia e outras frutas que estão na época em junho

Alimentar-se com frutas da época é mais fácil, econômico e saudável, pois os alimentos são mais facilmente encontrados nos estabelecimentos comerciais com preço bem acessíveis. Além disso, frutas como caqui, tangerina poncã e mamão papaia são saborosas e muito ricas em diversos nutrientes que fortalecem nosso corpo.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) traz informações sobre os nutrientes encontrados em diversas frutas que estão na safra em junho:

Caqui
O caqui é fonte de vitaminas E e C e minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis. A época dessa fruta é de março a maio, e, nesse período, o preço é mais acessível e a qualidade nutricional é melhor, então, que tal aproveitar e incluir esse delicioso alimento no seu cardápio?

Carambola
A fruta é rica em fibra, que auxilia na boa digestão e evita a absorção do colesterol ruim pelo intestino, além de conter antioxidantes naturais, principalmente vitamina C, que ajudam a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e combatem os radicais livres que causam envelhecimento precoce. É fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina, que ajudam no metabolismo, de potássio, fósforo, zinco e ferro, auxiliando no bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura, em bolos, tortas, saladas entre outras preparações.

Limão
O limão é uma fruta cítrica que contém vitaminas do complexo B e vitamina C, através disso têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Auxilia também no fortalecimento do sistema imunológico. Toda a fruta, polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários de diversas formas.

Maçã
A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura, salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.

Mamão Papaia
É rico em vitaminas, principalmente a vitamina C que é antioxidante, auxilia no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico e a vitamina A, que é importante para a saúde da pele e da visão. As fibras encontradas em grande quantidade, ajudam no bom funcionamento intestinal. O mamão pode ser consumido in natura ou em vitaminas, bolos e doces.

Tangerina Poncã
A fruta é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É fonte de fibras, que ajudam a manter o bom funcionamento intestinal. A tangerina também contém minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio. A fruta é versátil e pode ser utilizada na culinária em bolos, tortas, saladas e, na sua melhor forma, in natura.

Tortinhas diet de maçã
Ingredientes
3 maçãs vermelhas (400g)
1 xícara (chá) de água (200ml)
1 colher (sopa) de suco de limão (10ml)
1 xícara (chá) de adoçante granular (25g)

Modo de Preparo
Descasque as maçãs e corte em fatias finas. Coloque-as em uma tigela com água e suco de limão. Acrescente o adoçante e leve ao fogo baixo até que amoleçam. Escorra-as, reservando ½ xícara (chá) do caldo de maçãs.

Creme
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20g)
½ xícara (chá) de caldo do cozimento das maçãs (100ml)
2 colheres (sopa) de adoçante granular (10g)
1 lata de creme de leite light (290g)

Modo de Preparo
Dissolva a farinha de trigo no caldo das maçãs. Adicione o adoçante e leve ao fogo até engrossar. Por último, acrescente o creme de leite light e as maçãs reservadas.

Farofa
1 xícara (chá) de farinha de trigo (120g)
½ xícara (chá) de adoçante granular (15g)
2 colheres (sopa) de margarina light (40g)
½ colher (sopa) de fermento em pó (5g)
1 colher (sopa) de canela em pó (10g)

Modo de Preparo
Misture em uma tigela todos os ingredientes e mexa com os dedos até obter uma farofa. Reserve.

Montagem
Unte com margarina forminhas de empada. Espalhe uma camada de farofa, uma do creme com as maçãs e termine com a farofa. Leve ao forno médio (180°C) por 30 minutos ou até que dourem.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 18 porções
Peso da porção: 20g
Valor calórico por porção: 84,5Kcal

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*