Capa » Bares e restaurantes » Restaurante curitibano explora sabores da culinária caiçara em criações exclusivas
Restaurante curitibano explora sabores da culinária caiçara em criações exclusivas
Divulgação Antonina 336

Restaurante curitibano explora sabores da culinária caiçara em criações exclusivas

O Antonina 336 combina ingredientes do litoral paranaense com técnicas da alta gastronomia contemporânea em um menu que enaltece os sabores regionais

Curitiba, maio de 2022 – Visitar o litoral para saborear iguarias gastronômicas deliciosas é uma tradição entre os brasileiros, em todos os cantos do país. No Paraná, barreado, chips de banana e os preparos com frutos do mar são os principais clássicos de cidades como Morretes, Antonina e Paranaguá, e que ainda são pouco exploradas em outras regiões do estado longe da serra. A culinária caiçara, como é conhecida, traz toda a essência e história dos sabores locais e oferece uma ampla gama de ingredientes e possibilidades. Pensando em oferecer um pouco dessa riqueza gastronômica paranaense para Curitiba (PR), surgiu o restaurante Antonina 336.

Localizado no bairro Juvevê, um dos mais tradicionais da capital paranaense, o empreendimento aposta na mescla entre os pratos típicos e especiarias da costa paranaense, com um toque de modernidade e requinte, acrescentados pela criatividade e expertise do chef Rafael Krieger, responsável pela cozinha da casa. “Nossos pratos foram desenvolvidos para trazer uma abordagem original para os preparos já conhecidos pelos paranaenses, oferecendo uma nova experiência que explora diferentes gostos e insere novos elementos, mas sem perder a simplicidade tão característica dessa culinária”, afirma o chef.

Após um período de soft open no ano passado, ainda durante as restrições de distanciamento ocasionadas pela pandemia, o restaurante acaba de dar início às suas atividades em formato integral, operando com 100% da capacidade de público e cardápio completo. O espaço, projetado tem uma ambientação que resgata de forma muito sutil a rusticidade que lembra a arquitetura dos casarões localizados na Serra do Mar paranaense, porém incorporando elementos sofisticados que criam uma atmosfera minimalista e aconchegante, promovendo um casamento perfeito com o conceito do menu da casa.

Conciso e autoral, o cardápio do Antonina 336 oferece o melhor da gastronomia tradicional do litoral paranaense. Entre os principais ingredientes estão o siri, camarão, pupunha, polvo e, obviamente, o clássico barreado, além de opções que incluem massas e carne vermelha. No menu, itens para compartilhar, como bolinho de barreado, bolinho de siri e pupunha na brasa, tornam o restaurante em um ótimo local para curtir um dia agradável com os amigos. Outro destaque fica por conta do churrasco caiçara, com opções de camarão, atum, polvo e shitake preparados na brasa. Já quem curte uma boa massa precisa conhecer pratos como spaghetti cremoso de camarão com grana padano e limão siciliano; e o linguine com lula e camarão servido com molho de tomates assados na brasa e complementado por ervas frescas e azeite extravirgem.

Propondo uma harmonização completa, a casa conta ainda com uma carta de drinks autorais, que trazem como protagonista a típica cachaça paranaense, em versões para todos os paladares. Há ainda opções de cervejas e uma incrível carta de espumantes e vinhos brancos, tintos e rosés. “Nossas opções de bebidas foram selecionadas para propor uma harmonização perfeita com os preparos da casa, tudo para que o nosso público tenha uma experiência exclusiva e inesquecível”, completa o chef Rafael Krieger.

O restaurante Antonina 336 funciona na Rua Conselheiro Carrão (nº 336), no bairro Juvevê, durante o jantar, de terça a sábado, das 19h às 23h, e durante o almoço, nos sábados e domingos, das 12h às 15h30. Mais informações no perfil oficial da casa no Instagram (@antonina336_).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*