Renovar o portfólio de produtos da indústria de alimentos é fundamental para inovar e conseguir maior competitividade. E esta atividade pode ser realizada tanto pelo lançamento de novos produtos quanto pela transformação de algum elemento, como a embalagem ou ingredientes.
Vale dizer que estamos vivendo em um mercado bastante dinâmico, e que os consumidores estão cada vez mais informados. Ainda, há uma tendência muito grande pelo estilo de vida saudável, o que tem levado as empresas a apostarem em produtos com essa abordagem.
Mas, por onde começar a inovar em termos de produtos da indústria de alimentos? Siga com a leitura e confira algumas dicas!
Como saber quando é hora de renovar o portfólio?
“Ao meu ver, o melhor formato para identificar a hora certa de mudança do portfólio é estar muito próximo do usuário do seu produto. E aqui não estou falando dos esforços de vendas, de estar próximo ao varejista ou distribuidor, atendendo-o com esmero e suprindo as suas necessidades (apesar de esta ser tarefa importante). Estamos falando do usuário final, aquele que gera o consumo e que paga, de fato, a conta da cadeia inteira”, recomenda Cristina Leonhardt, diretora de inovação da Tacta Food School.
Qual o “momento certo” para transformar os produtos da indústria de alimentos e bebidas?
O ideal é ficar atento às mudanças do mercado e das tecnologias com as quais a empresa trabalha. Afinal, são elas que irão ditar o momento correto.
Este “momento ideal” costuma ser muito antes do que a maioria dos empreendedores gostaria. Mesmo porque, renovar os produtos da indústria de alimentos demanda, também, alterar a rotulagem, os processos, o marketing, os canais de distribuição, entre outros.
“Pior do que lidar com tantas mudanças, contudo, é ver, tardiamente, quando o mercado já não se interessa mais tanto pelos nossos produtos, que poderia ter sido feita a renovação de portfólio”, constata Cristina.
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Fonte: Fispal TecDigital