Capa » Artigos técnicos » Qualidade: Sempre mais, não menos!

Qualidade: Sempre mais, não menos!

Por José Carlos Giordano e Bruno Quirino*

O valor das coisas bem feitas – das simples às complexas – em qualquer lugar e tempo 

Como seria bom não precisar reclamar a respeito de um alimento, bem ou serviço que não esta em conformidade com a qualidade inicialmente desejada e compromissada.

É complicado receber hoje em dia por’ correio’ algo e ter que reclamar para completar o pedido, ainda que somente detalhes que não foram claros, ou suprimidos. Decepção comprar uma roupa tão desejada e, na hora da satisfação em casa de vestir, percebe-se que tem costura torta. Pior: na volta para troca, descobre-se que era a última peça daquela cor ou tamanho, numa autêntica Lei de Murphy! Ou num fastfood, se descobre na nossa terceira mordida, a panturrilha de barata!

Nessas situações não existe ação corretiva que apague da mente sensação de frustração. Expectativa de satisfação pessoal que se esboçou e num instante, acaba demovida.

Intrigante é que embora com conceitos de Qualidade estejam em alta, o paradoxo é que não conseguimos erradicar esse ‘vírus do mal feito’! Algo em teoria simples de executar, mas na prática, se mostra adulterado pela cultura do… mais ou menos. A hoje chamada síndrome do algoritmo.

É O… MAIS OU MENOS CERTO, MAIS OU MENOS SEGURO, MAIS OU MENOS LIMPO, MAIS OU MENOS ÉTICO… TANTOS EXEMPLOS POLÌTICOS A TODO DIA.

A maior parte das pessoas pensa muito na quantidade midiática e pouco na qualidade real de seu trabalho. Tentam fazer demasiado e acabam por fazer… mal feito. Parece difícil compreender que educação, melhoria geral e estímulo à formação de uma pessoa íntegra – são superiores ao valor que se obtém do trabalho corrompido ou inábil. A somatória de vários ‘meio feito’ ou ‘feito ao meio’, levam a um ‘mínimo feito’ o mais com menos: resultado é menos…

A força que temos – e não exercemos

A verdade é que a Qualidade que damos ao nosso trabalho tem reflexos diretos sobre todos os aspectos de nossa vida e tende a reger nossa conduta nesse nível equivalente. O ‘todo’ de uma pessoa acaba assumindo as características com que essa pessoa trabalha! Hábitos de precisão e correção fortificam a mentalidade e melhora o caráter geral. Os desafios Food Safety são constantemente desgastantes para vencer as mesmas falhas do dia pós dia, de situações e pessoas em meio a pandemia que não acaba.

No inverso: o agir desarticulado / descuidado degenera a mentalidade e fragiliza os processos mentais, rebaixando o nível de vida como um todo. É a síndrome dos problemas que sempre somatizam.

Cada serviço / alimento malfeito (o tal feito pela metade) que sai das mãos, deixa um rastro de desmoralização. Autografe seu projeto 5S / GMP / HACCP / FSMA / FSSC / GFSI com excelência!

O ‘fazer coisas incompletas ou fazê-las sem a atenção necessária’ é um processo gradual e sutil, não tão facilmente perceptível. Sem ‘confiança’ não existe possibilidade de atingir ‘credibilidade’.  Com o tempo, passa a alterar, denegrir a atitude mental do indivíduo, levando-o a distorcer bons propósitos que tem na vida, mesmo quando imagina estar dando o bom de si – para levar adiante tais propósitos.

O modelo humano é constituído de tal forma, que, ao suceder algo de errado em uma parte, o restante da estrutura fica igualmente afetado. Há sim relação entre a Qualidade do trabalho – e a Qualidade do caráter da pessoa que o executa. Da cultura, da índole em Segurança do Alimento que tanto hoje se alardeia.

Fomos criados a priori, para sermos honestos. A Verdade deveria ser nossa expressão normal e qualquer desvio nela nos mancharia o caráter. Honestidade significa integridade. Não é só a capacidade de inspirar confiança no que fácil dizemos, mas também precisão e verdade no que contínuo fazemos. Qualidade e Segurança do Alimento significa Confiança na Totalidade: significa verdade em todos os sentidos: na Palavra e no Ato.

Qualidade e o espelho da inverdade

Passaremos a gostar mais de nós mesmos quando recebermos o apoio cristalino da consciência. Valerá mais do que qualquer remuneração que possamos ter através de um trabalho contaminado, apressado. Busquemos trazer a chama da satisfação e o enaltecimento, advindos de algo realizado com o espírito de excelência: Buscar Fazer 100 % Certo.

Muitos no dia a dia, não compreendem que se pode sim realizar mentiras ao invés de dizê-las, sendo, o primeiro caso pior do que o segundo. Se não mentiras, talvez inverdades? Não esperemos CPI’s ou ‘peritagens’ para flotar a verdade. A falha do fast food é real e procedente a ‘panturrilha de queratina’ da Blatella? Ou verídica adulteração no laudo de auditoria? Seja de Coliforme em cárneos – ou piezômetros de barragem, ou ‘validação política’ de remédio obsoleto – em substituição a uma necessária vacina.

Não existe melhor propaganda que a boa e idônea “reputação”. Maiores fabricantes do mundo veem sua credibilidade / história como mais precioso bem, e atuam árduo para não permitir que seu nome apareça num alimento ou serviço imperfeito. Para sempre a auditoria da ‘Price’ – será lembrada pelo ocaso do Oscar 2017, ou a Boeing – pelo algoritmo fatídico dos 737 MAX 8 ou o Brasil – pela total inépcia na Pandemia.

Ao término de um trabalho, devemos ser capazes de dizer a nós mesmos: “Aí está! Fui capaz de me empenhar por esta criação. Foi feita na minha melhor maneira, com cuidado até o fim. Por ela Bingo! dou minha palavra de honra”. Posso deitar a cabeça no travesseiro, sem receio de pesadelos.

Não se satisfaça com o “apenasmente razoável”, o “+ – bonzinho”, ou o “razoavelmente bom”. Não aceite nada menos do que seu melhor. Imprima suas ações com tal Qualidade que qualquer pessoa que se depare como o que você faz, verá espelhado ali o seu caráter e a sua marca registrada de competência. Sua imagem está em jogo em qualquer atividade: a marca pessoal é o seu ‘capital humano’. Não deixe se permitir que trabalho remendado, apressado, procrastinado, ‘contaminado’ ou coisa de qualidade inferior e com pontos críticos rsrs – saia de suas mãos…

Cada parte do esforço deve ter sua chancela de excelência impressa; você deve considerar cada tarefa que passa pelas suas mãos como algo que não precisará ter retoques! Pense, repense, “rerepense”.

É exatamente a pequena diferença entre o bom e o melhor que existe entre o artista e o artesão. São pequenos detalhes, a partir do ponto em que um homem médio teria deixado o trabalho, que fazem a fama de um verdadeiro e tenaz mestre, com sua calma e método.

Valor das pequenas coisas

Aquele elemento distinto que detecta a oportunidade que se esconde por trás de pequenos serviços, que consegue identificar a chance numa situação comum, é o que progride nesse mundo hoje maluco. O diferencial é fazer as coisas pouco melhor do que fazem aqueles ao seu redor. Ser mais assertivo, preciso, observador. É ter criatividade em encontrar maneiras novas de fazer coisas tradicionais: é ser mais proativo do que outros ao redor.

Se há em sua natureza, caro amigo, um lado que exige o melhor e não aceita nada menos que isto… Se insiste você manter um eficaz padrão GMP em tudo que faz… Então Parabéns! Irá se distinguir no seu campo, tendo persistência e determinação de seguir e alcançar seus ideais sem omissões. Meça com atenção as certezas de evidências objetivas. Sem fatos e dados, não há controle do que se fez.

Pessoas que realizam trabalhos de mérito tiveram experiência de como fazer as coisas apropriadamente. Não se contentaram com ‘gambiarras’ ou mediocridades. Não se acomodaram em fazer do modo que a maioria faz, mas sim sempre um ‘pouco melhor’. Elevaram o que lhes caiu às mãos a um patamar mais ascendente. É esse “pouco mais alto e a frente” que conta na Qualidade do trabalho que se realiza na vida. É o esforço constante de buscar ser Primeira Classe em tudo que se tenta, que nos permite conquistar certeza de um alimento padrão prime de serviço íntegro: WCM – Word Class Manufacturing.

Excelência do bem feito

Meticulosidade é característica de todos com sucesso. O problema com algumas pessoas é que podem pensar que se dedicar um serviço pela metade ainda assim, conseguem produtos de primeira classe. Grandes realizações tem a característica do cuidado até o ultimo detalhe. Ninguém pode conseguir realizar muito se não tem Qualidade inicial, num esmero gradativo e precisão cada vez melhorada, fixados de forma indelével nos hábitos. Este mesmo texto revitalizado, foi há anos republicado na Controle de Contaminação e posteriormente agregado de situações hoje de mídia global nesse mundo 4.0 ou 5G sempre restritivo.

O planeta tem muito trabalho por refazer – riscos e severidades que carecem de muita persistência, num aprendizado refinado, uma educação e diálogo coerente para torná-los úteis às sociedades.

Transforma caro amigo, em regra de vida dar o máximo àquilo que lhe passa pelas mãos. Imprima-lhe o selo de pessoa completa. Um selo de produto / serviço seguro! Sem procrastinação, ou enrolação.

O melhor como suficientemente bom!

Como melhoraria nossa ‘Cultura da Qualidade’, se todos a adotassem e usassem; não importa o que se faça, só o Melhor seria considerado bom, seria o suficiente para satisfazer! O valor das pequenas coisas está em evoluir e compartilhar olho no olho com verdade e paixão, Trabalho e União.

Adote o lema como seu também. Pendure-o no seu home office, no escritório ou local de negócios; insira-o no celular, ‘copie e cole’ no seu coração, agregue-o a tudo que você faz e seu resultado na vida será como deveria ser para todos:

Uma sua, obra-prima.

Pensem nisso.

Prof. José Carlos Giordano  e Quim. Bruno Quirino – JCG Assessoria em Higiene e Qualidade
[email protected]
www.jcgassessoria.com.br

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*