Capa » Notícias » Programa de capacitação da Nestlé destaca importância do planejamento sucessório

Programa de capacitação da Nestlé destaca importância do planejamento sucessório

Nestlé Brasil organiza iniciativas relevantes para integração e profissionalização dos sucessores dos chamados Brokers, prestadores de serviço que atuam como postos avançados para distribuição e vendas para varejo

São Paulo, setembro de 2020 – Nos últimos meses, trabalhadores e empresas tiveram sua rotina alterada drasticamente. Neste cenário de dúvidas e incertezas, o planejamento sucessório tem se provado essencial para empresas familiares e seus profissionais que querem se manter competitivas. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas no Brasil possuem perfil familiar, representando cerca de 65% do PIB e empregando 75% dos trabalhadores do país. Dados da Pesquisa Global da PwC sobre empresas familiares (2018) indicam que 44% das empresas desse tipo não têm um plano de sucessão e 72,4% não apresentam uma sucessão definida para cargos-chave.

Com isso em mente, a Nestlé Brasil realiza, a partir de agosto, o programa Sucessores Brokers 3.0, iniciativa voltada para descendentes ou sucessores dos Brokers, termo que define empresas ou indivíduos que prestam serviços à indústria, cuidando das vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição às lojas de varejo.

De agosto a dezembro de 2020, jovens sucessores desses parceiros de vendas da Nestlé serão capacitados para conhecer melhor a realidade do mercado e dos negócios da multinacional. Por meio de cursos online e atividades virtuais de engajamento, os futuros Brokers conhecerão as principais áreas da companhia, realizando imersões em setores estratégicos como vendas, transformação digital, supply chain, RH, finanças, entre outros.

Para as atividades de engajamento, estão previstos cafés virtuais com o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, o vice-presidente de Vendas, Josué de La Maza, e o vice-presidente de Recursos Humanos & Compliance, Enrique Rueda.

As aulas virtuais ocorrem duas vezes ao dia, com duração de duas horas cada. Além disso, ao longo da iniciativa, os participantes serão convidados a idealizar e desenvolver projetos a serem aplicados aos negócios dos Brokers. Reuniões de acompanhamento mensal são realizadas para consolidar o aprendizado prático antes da apresentação final do projeto.

Cases de sucesso

O projeto da Nestlé de capacitação para sucessão de Brokers teve início em 2019 e a primeira turma de jovens capacitados já está aplicando nos negócios familiares, atualmente, alguns dos projetos desenvolvidos dentro da iniciativa. No Broker de Distribuição Nordesa, por exemplo, Rafaela Schimmelpfeng, que participou da primeira edição do programa de sucessores da Nestlé, fez melhorias como a adoção, na frente de RH, de mudanças nos processos de seleção e de retenção de talentos, como a aplicação de estrutura de trabalho com job rotation para novos profissionais. Outro exemplo seguido por Rafaela foi a adoção de campanhas no segundo semestre de 2019, visando aumento de vendas, que resultaram em crescimento de 28% nessa frente para o Broker. Já o jovem João Pedro Arantes, sucessor do parceiro J. Arantes, implantou um programa de terceirização de transportes nos negócios que resultou em uma economia anual de R﹩ 660 mil.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*