Capa » Ingredientes » Principal fibra presente na aveia, betaglucana é um importante aliado na redução do colesterol

Principal fibra presente na aveia, betaglucana é um importante aliado na redução do colesterol

Consumo de três colheres de sopa de aveia pode ajudar na redução do colesterol.

Qualquer pessoa que tenha ido a um nutricionista certamente já recebeu alguma vez a indicação de inserir aveia na dieta. É que esse cereal tido como um “super grão” concentra nutrientes que auxiliam no combate a diversas doenças. O que muita gente ainda não conhece é a betaglucana, principal fibra presente na aveia, e componente-chave responsável por torná-la um destaque no ponto de vista nutricional.

A betaglucana é uma fibra solúvel relacionada à redução do risco de diversas doenças e importante na manutenção da função digestiva. A fibra mais abundante da aveia é famosa por suas propriedades funcionais.

De acordo com a European Food Safety Authority (braço institucional da União Europeia responsável pela fiscalização de alimentos nos países do bloco), o consumo diário da betaglucana presente na aveia poderia reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 20%. Três colheres de sopa de aveia, por exemplo, podem auxiliar no processo de redução do nível de colesterol, quando o seu consumo está associado à uma alimentação equilibrada com baixo teor em gorduras saturadas e à hábitos de vida saudáveis.

“O colesterol é uma fração da gordura, importante para o organismo, mas em níveis acima do normal podem trazer problemas sérios para saúde. A betaglucana ajuda a reduzir a absorção do colesterol no intestino, colaborando no controle do mesmo. Além disso, as fibras da aveia ajudam a promover uma maior sensação de saciedade, regular o funcionamento do intestino fazendo com que o ato de ir ao banheiro não seja mais tão difícil”, explica a nutricionista Rosana Perim.

No estômago, a aveia também atua de modo significativo. Suas fibras aumentam a viscosidade do bolo alimentar, contribuindo para a sensação de saciedade que pode ajudar no controle de peso.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*