Indústria paranaense do Grupo Zeppone conta com mais de 130 produtos no portfólio, disponíveis em 40 mil pontos de venda só no Brasil e exportando para 21 países da Europa, América Latina e Estados Unidos
Uma empresa nascida no interior do Paraná é a atual líder nacional de produção e venda de açaí, de acordo com dados da Scanntech, startup de dados para varejo e indústria. Graças as suas duas plantas industriais, em Japurá (PR) e em Benevides (PA), a Polpanorte, do Grupo Zeppone, alcançou uma capacidade produtiva superior a 200 toneladas/dia de produtos acabados, como sorbet de açaí, polpa de frutas e frutas congeladas, 160 toneladas/dia somente do ‘ouro roxo’. Os mais de 130 produtos da Polpanorte chegam a 40 mil pontos de venda só no Brasil. A companhia, que também exporta para 21 países da Europa, América Latina e Estados Unidos, fechou 2023 com crescimento de 33% no comparativo com o ano anterior, ultrapassando a casa dos R$420 milhões de faturamento, sendo o açaí o responsável por mais da metade desse volume.
Presença confirmada na APAS Show 2024, maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, o Grupo estima um crescimento de 23% para 2024. “Nossa missão, desde 1995, é entregar uma experiência inesquecível de sabor para o Brasil e o mundo. E temos cumprido com sucesso. Proporcionamos a cada consumidor um mix perfeito de cremosidade e sabor, que só é possível graças ao alto padrão de qualidade que empregamos na fabricação dos nossos sorbets e polpas. Esse é um dos grandes diferenciais da Polpanorte, que nos permite alcançar patamares tão altos”, conta João Zeppone, CEO do Grupo.
Produtos
Hoje a Polpanorte conta com um portfólio muito diversificado, que atende os mais variados gostos. A última novidade é a linha “Sabores do Verão”, que conta com cremes e sorbets que são a cara do clima brasileiro. Nos sabores manga, iogurte, maracujá e tapioca com coco, são uma edição limitada no catálogo deste ano.
O açaí, carro chefe da marca, vem nas versões tradicional, banana e morango. Com diferentes pontos de venda e tipos de público, o fruto é vendido em tamanhos variados, desde embalagens individuais de 200g para o público final, até as chamadas embalagens ‘institucionais’ de 3,6kg, 5kg, 10kg e 12kg, volumes maiores e direcionados para o food service. A Polpanorte conta ainda com o Açaí Zero Açúcar, que mantém o mesmo perfil de sabor e cremosidade da linha regular e atende a demanda do mercado por saudabilidade.
Já a linha Frutuá vem com o propósito de ser um encontro de sabores entre o sorbet de açaí da Polpanorte e alguns dos ingredientes mais amados pelos brasileiros. São 4 combinações: Sorbet de Açaí + Creme de Leitinho, Sorbet de Açaí + Creme de Paçoca, Sorbet de Açaí + Creme de Avelã, Sorbet de Açaí + Creme de Iogurte Grego.
Na linha de polpas, a lista é vasta. São hoje vendidas pela empresa polpas de abacaxi, abacaxi com hortelã, açaí, acerola, acerola com laranja, amora, cajá, cajú, coco, cupuaçu, framboesa, frutas vermelhas, goiaba, graviola, laranja, limão, manga, maracujá, morango, suco verde, tamarindo, tangerina e uva. Todas congeladas em embalagens de 100g.
Integram também o portfólio as frutas prontas para consumo, também resfriadas e em porções de 400g. Estão à disposição do consumidor abacaxi, amora, framboesa, frutas vermelhas, mirtilo e morango. Práticas, as embalagens permitem que o sabor e os nutrientes das frutas sejam preservados, garantindo que se mantenham frescas e saudáveis mesmo fora de época.
Por fim, o creme de cupuaçu vem em embalagens de 750ml a 5 litros, sendo o acompanhamento perfeito para o açaí Polpanorte, com sabor exótico e textura cremosa. Os produtos estão disponíveis em dezenas de redes supermercadistas, como Atacadão, Assaí e Carrefour, lojas de autosserviço, açaíterias e pontos de venda nas principais regiões do Brasil.
Açaí no Brasil e no mundo
O fruto, que há décadas faz parte da alimentação das pessoas na região norte e nordeste do país, hoje ocupa posição de destaque na rotina alimentar de milhões de brasileiros, de todos os estados. Para se ter ideia da dimensão dessa procura, dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostram que o consumo de açaí no Brasil cresceu 15% entre 2019 e 2022. Em 2023, o consumo total foi de 1,5 milhão de toneladas. E a tendência, de acordo com a entidade, é que 2024 siga esse caminho de crescimento.
De olho nesse cenário, o Grupo Zeppone, por meio das áreas Comercial e Trade Marketing, investe forte em canais de venda, como food service (lojas de açaí e sorveterias), e trabalha de forma intensa com ações de degustação, participação em grandes eventos e shows e apoio aos parceiros de vendas com planos sustentáveis.
O incentivo ao esporte também é parte fundamental do trabalho desenvolvido pela empresa. Em 2024, se tornou patrocinadora do time de basquete feminino do Corinthians, o que possibilitou que o clube retomasse a modalidade após um hiato de sete anos. Em 2023, foi apoiadora de times de futebol e futsal no Paraná e de grandes eventos esportivos do cenário nacional, a exemplo das corridas Batman Run Series, Corrida Contra o Câncer, Corrida Superman & Supergirl, Corrida Mulher Maravilha, Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e a tradicional São Silvestre.
Ainda em linha com a expansão da marca Polpanorte no ambiente esportivo, inaugurou lounges permanentes em camarotes de estádios de futebol de São Paulo (Morumbi, Neo Química Arena, Vila Belmiro e Allianz Parque) e também no Rio de Janeiro (Engenhão).
Experiência imersiva
Ao longo da APAS Show 2024, o Grupo Zeppone terá como principal foco celebrar seus sabores, suas origens e o orgulho de ser “Natural do Brasil”. Por isso, todo conceito arquitetônico do estande e as ações realizadas irão reforçar e valorizar os sabores brasileiros, a origem dos produtos e a busca por uma vida mais saudável e sustentável.
“Açaí, maracujá, acerola, cupuaçu, nossos produtos são tipicamente brasileiros e temos muito orgulho disso! Levar nossas frutas para fora do país é, também, uma forma de mostrar que não há sabor como o nosso. Não queremos ser reconhecidos como uma marca internacional, mas sim como a empresa que leva para os quatro cantos do mundo a mistura brasileira, a naturalidade e a cremosidade que só os frutos da nossa terra são capazes de oferecer”, conta Carlos Bentim, diretor comercial da Polpanorte.
A estrutura do quiosque de degustação de açaí e sucos naturais no evento foi feita com a reciclagem de mais de 800 quilos de plástico retirado da natureza, projeto em parceria com a Fuplastic e modelo usado para franquias e ativações estratégicas da marca. Além disso, um lounge imersivo levará o público para uma viagem pelo Pará e pela Floresta Amazônica, por meio de óculos de realidade virtual 360º. Em um espaço onde as pessoas podem jogar basquete e ganhar prêmios, a empresa abordará a importância de manter o corpo em movimento, sempre em busca de qualidade de vida.
Por fim, todo excedente de produtos congelados da Polpanorte levados para o evento serão doados para a “Ação de Arrecadação APAS”, que anualmente distribui alimentos e itens de higiene para grupos em situação de vulnerabilidade.
Segurança alimentar
Corroborando a busca por qualidade, a Polpanorte alcançou, em março deste ano, a Recomendação de Certificação FSSC 22000, norma referencial de segurança da Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI) e passou a fazer parte do seleto grupo de empresas alimentícias brasileiras que são certificadas. Hoje no país apenas 2% das companhias possuem essa certificação.