Capa » Notícias » Pesticidas: 97% dos alimentos brasileiros estão dentro dos limites, aponta levantamento do Mapa

Pesticidas: 97% dos alimentos brasileiros estão dentro dos limites, aponta levantamento do Mapa

Dados constam no Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCR).

De acordo com levantamento do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCR), que analisa o nível de resíduos de pesticidas nos alimentos, 97% dos produtos analisados em 2018 estavam dentro da conformidade dos limites mínimos de resíduos estabelecidos pela lei. Os dados foram apresentados de forma preliminar pela ministra da agricultura, Tereza Cristina, durante audiência pública na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 30 de outubro.

A ministra afirmou que os dados completos de 2018 serão divulgados em breve e que o histórico mostra que a quantidade de irregularidades vem caindo. Segundo ela, em 1995 houve 75 notificações de inconformidades; já em 2015, ano em que houve o maior registro depois da década de 90, foram 13 detecções; em 2016, 7 e; em 2017, apenas cinco amostras com limites de resíduos acima do permitido.

Tereza Cristina defendeu também a modificação da legislação de pesticidas, que tramita na Câmara, a fim de tornar mais célere a análise e a liberação de novas formulações no país. “A lei é moderna. Essa nova reclassificação contida no projeto de lei está de acordo com organismos internacionais para se fazer análise de risco. Queremos que ela seja discutida porque vai dar muito mais segurança ao consumidor e ao produtor rural”, disse.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*