Capa » Notícias » PepsiCo investe em frota sustentável com foco na redução de emissão de gases de efeito estufa em sua cadeia logística

PepsiCo investe em frota sustentável com foco na redução de emissão de gases de efeito estufa em sua cadeia logística

A companhia anuncia a maior compra de caminhões Scania movidos a GNV, que traz redução de até 30% nas emissões de CO2 em sua frota logística até 2030.

São Paulo, junho de 2020 – Alinhada às suas metas globais de sustentabilidade, a PepsiCo, uma das maiores empresas de Alimentos e Bebidas do mundo, inova e investe em uma frota cada vez mais sustentável. Para isso, anuncia a compra de 18 caminhões Scania movidos a GNV (gás natural veicular), ou gás biometano, a maior aquisição de veículos com esta tecnologia da história do país. A parceria da PepsiCo com a Scania tem como propósito tornar sua cadeia logística mais sustentável, colaborando para atingir a metas globais das emissões totais de CO2 até 2030. A iniciativa se soma a outras como investimentos em veículos elétricos e projeto-piloto com energia solar.

O anúncio foi feito na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente (5), e comprova a união das empresas com o objetivo de mitigar os impactos das emissões de CO2 na atmosfera.

“Como uma das maiores empresas do setor de Alimentos e Bebidas do mundo, a PepsiCo tem a responsabilidade de contribuir para mitigar as emissões de CO2 em toda a sua cadeia logística, aliando o fornecimento de suprimentos aos consumidores ao desenvolvimento econômico e social, enquanto ajuda a proteger o planeta e diminuir impactos”, afirma João Campos, CEO da PepsiCo no Brasil. “Por isso, ações como esta, que nos permitem ser mais carbono eficientes, são fundamentais rumo à nossa meta global de diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Nossa preocupação com o tema é genuína e poder inovar dessa forma me traz orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo”, completa o executivo.

Para Eduardo Sacchi, diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil, a parceria com a Scania mostra mais uma vez o pioneirismo da empresa em ser ambientalmente responsável. “A PepsiCo foi a primeira do setor a fazer testes com o caminhão movido a gás natural e uma das primeiras a testar veículos elétricos, o que demonstra nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável”, comenta Sacchi. “Temos o orgulho de anunciar medidas concretas, que se unem às outras que já possuímos, que vão contribuir consideravelmente para diminuir a nossa emissão de gases de efeito estufa (GEE)”, completa o executivo.

De acordo com o vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral, o objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável por todo o país. “A Scania está empenhada em apoiar seus clientes com soluções rentáveis que contribuam com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social.”

Caminhões mais sustentáveis

Os caminhões movidos a GNV e/ou biometano (são 10 modelos G 340 4×2 e oito R 410 6×2) são destinados para percorrer médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e 100% à gás e biometano, ou a mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, eles têm garantia de fábrica e tecnologia confiável, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos.

O próximo passo da PepsiCo é a realização de estudos técnicos de viabilidade para a produção de gás metano a partir da Estação de Tratamento de Efluentes e para a instalação de Pit Stop GNV nas bases de frota da companhia.

Outras iniciativas de logística para a redução de emissão de CO2

Os caminhões movidos a GNV se juntam a outras iniciativas da PepsiCo em termos de logística alinhada à sustentabilidade. Em março deste ano, a empresa incluiu em sua frota caminhões elétricos de 8 toneladas para a distribuição dos produtos de sua divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio portes.

Com capacidade de 8 toneladas, o modelo iEV 1200T da JAC Motors é o primeiro caminhão elétrico de médio porte no mercado nacional. Conta com baterias de 97 kWh que garantem autonomia para rodar até 250 km com uma carga.

Além disso, a PepsiCo e a Sunew, empresa brasileira que produz tecnologia de terceira geração de energia solar, se uniram para o desenvolvimento de um projeto de energia solar pioneiro para caminhões de distribuição. A Sunew iniciou a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV) em 10 veículos da frota de distribuição da PepsiCo em um projeto piloto, que fará a gestão da recarga da bateria dos veículos e do seu sistema de iluminação. O plano é expandir a solução de energia limpa para toda a frota da companhia e, no futuro, seguir com experimentos que possam auxiliar também o motor dos veículos a partir desta tecnologia.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*