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PepsiCo incentiva a representatividade feminina dentro e fora da companhia

A empresa realiza projetos que trazem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

São Paulo, março de 2020 – A representatividade feminina e a equidade de gênero são temas que expressam o forte compromisso da PepsiCo com o crescimento da participação de mulheres no mercado de trabalho. A companhia atua como cidadã corporativa global, com políticas e iniciativas de atração, retenção e desenvolvimento de talentos destinadas a promover a diversidade em várias esferas, incluindo incrementar o número de líderes mulheres ao redor do mundo.

“Nós acreditamos na diversidade como um diferencial competitivo e que somos agentes transformadores dentro e fora da PepsiCo. No Brasil, 44% dos cargos de liderança na PepsiCo são ocupados por mulheres e o objetivo é chegar a 50% até 2025”, comenta a diretora de RH da PepsiCo Brasil, Glaucia Nogueira.

No dia a dia da empresa, alguns programas garantem que discussões sobre temas como equidade de gênero e empoderamento continuem sempre aquecidas. É o caso do Elas por Elas, que reúne as lideranças femininas da PepsiCo visando a troca de conhecimento e experiências, e do programa Inspira, em que mulheres em cargos seniores participam de treinamento intensivo de uma semana na sede global da PepsiCo nos EUA.

Dessa forma, a PepsiCo oferece uma série de benefícios e programas que incentivam e empoderam as mulheres dentro e fora da empresa. O programa Mulheres com Propósito revela o esforço contínuo da PepsiCo para criar uma força de trabalho mais diversificada, mais inclusiva e mais engajada que reflita e reforce as comunidades. A iniciativa oferece cursos gratuitos de empreendedorismo a mulheres de comunidades, para que possam ter o seu próprio negócio e conquistar a independência financeira. No Brasil serão 2 mil mulheres beneficiadas até 2025. Além disso, a iniciativa está ligada às metas da ONU – Objetivos do Milênio, que visa promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.

Esse cuidado com a diversidade e a equidade de gênero começa já nos processos seletivos em que a PepsiCo garante a representatividade de mulheres entre os candidatos finalistas apresentados em todo e qualquer processo seletivo. Além disso, em seus programas de estágio e trainee, conhecidos como First Gen e Next Gen, há 68% de representação feminina. Dentre os programas da companhia, também há o Ready to Return, que apoia o retorno de profissionais ao mercado de trabalho. Válido para quem está longe do mercado de trabalho há no mínimo dois anos, o Ready to Return é voltado para todos os gêneros, mas impacta especialmente as mulheres, como aquelas que resolveram se dedicar à maternidade por um período.

Dessa forma, está na essência da companhia romper estereótipos na representatividade feminina. Por isso, a PepsiCo desenvolve a campanha #Lugardemulher nas redes sociais, com o objetivo de aproximar, criar empatia e promover a diversidade, gerando inspiração e mudança. ​ Nesse contexto de transformação de estigmas sociais, a companhia possui, por exemplo, funcionárias mulheres em cargos essencialmente masculinos, pois acredita que a função desempenhada independe do gênero, seja em áreas científicas, força de vendas, ou outra.

Ainda dentro da companhia, a empresa desenvolve programas que incentivam as mulheres a evoluírem em suas carreiras. Iniciativas de mentoria e capacitação, além dos benefícios que permitem flexibilidade de jornada de trabalho para equilibrar família e trabalho e um ambiente de trabalho inclusivo e receptivo para mulheres são alguns dos exemplos. A PepsiCo oferece também o programa Doce Começo, que conta com licença maternidade de seis meses e acompanhamento especializado das mulheres em todas as fases da gravidez, auxiliando a mãe e o recém-nascido.

Todos (homens e mulheres) têm flexibilidade de horário para atender demandas de filhos, como amamentar, buscar na escola, consulta ao pediatra, dentre outras. Inclusive, a empresa possui em seu escritório central a Sala da Mamãe, para a extração de leite materno. Em março de 2017, a empresa assinou o acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU e aderiu à iniciativa ‘He for She’, que determina que homens e mulheres tenham a mesma responsabilidade para alcançar a equidade de gênero, além de fazer parte do Movimento Mulheres 360, em que compartilha e escuta boas práticas.

Reconhecimento

A PepsiCo foi reconhecida no prêmio WEPs Brasil 2019 – Empresas Empoderando Mulheres (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles ) na categoria grandes empresas, iniciativa reconhecida pela ONU Mulheres, que tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

Sobre a PepsiCo  

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia, por consumidores de mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2019, a companhia gerou cerca de US﹩ 67 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio variado de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US﹩ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas. Guiada pela visão de ser líder global no segmento de alimentos e bebidas convenientes, ao “Vencer com Propósito”, a PepsiCo declara sua motivação de atuar no mercado de forma sustentável em todos os aspectos relacionados ao seu negócio. No Brasil desde 1953, a empresa conta com marcas reconhecidas como QUAKER®, TODDY®, TODDYNHO®, ELMA CHIPS®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®, EQLIBRI™, GATORADE®, KERO COCO®, H2OH!® e PEPSI® entre outras.

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