Capa » Notícias » PepsiCo e FUNDES anunciam novas turmas para programa gratuito de empreendedorismo feminino

PepsiCo e FUNDES anunciam novas turmas para programa gratuito de empreendedorismo feminino

Com o tema “Reinventar-se para crescer”, programa Mulheres com Propósito fomenta empreendedorismo e empregabilidade femininos, e já certificou mais de mil mulheres em todo o Brasil

Iniciativa integra agenda da PepsiCo para o Mês da Mulher e reforça políticas da companhia voltadas para o desenvolvimento de talentos femininos e promoção da equidade de gênero dentro e fora da companhia

São Paulo, 10 de março de 2021 – Na semana do Dia Internacional da Mulher, a PepsiCo abre inscrições para uma nova turma do programa Mulheres com Propósito, projeto em parceria com a FUNDES que tem como objetivo apoiar mulheres na América Latina por meio do incentivo ao empreendedorismo e empregabilidade, aumentando a participação feminina no mercado de trabalho e ajudando na conquista da independência financeira. Em 2021, serão oito novas turmas a serem realizadas a partir do dia 29 de março, com vagas limitadas. A iniciativa faz parte do Mês da Mulher na PepsiCo e integra agenda da companhia que, nos últimos anos, vem investindo em políticas e resoluções que visam a promoção da equidade de gênero e o desenvolvimento de talentos femininos, em diversos níveis de atuação e gestão.

O Mulheres com Propósito oferece cursos de capacitação centrado em três temáticas: ampliação de oportunidades, como abrir o próprio negócio e planejamento da vida profissional e financeira. No Brasil, onde as mulheres representam a maioria da população e lideram quase 40% das famílias, o programa tem como meta auxiliar o desenvolvimento de 2 mil mulheres até 2025. A edição de 2021 é destinada a mulheres a partir dos 18 anos de idade, que já possuam um empreendimento próprio ou que estejam buscando uma oportunidade ou caminho no mercado de trabalho. Cada uma das oito turmas deve contar com cerca de 60 mulheres, que participarão de oficinas durante o período de um mês para, então, serem certificadas. Há, ainda, a possibilidade de sessões de mentoria, que são oferecidas às participantes que se destacam durante o programa, com funcionárias voluntárias da PepsiCo.

Sob o tema “Reinventar-se para crescer“, a edição deste ano terá como foco adicional fornecer conhecimentos para promoção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional – um dos maiores desafios nas carreiras femininas, que ficou ainda mais evidenciado por conta do cenário socioeconômico gerado pela pandemia da Covid-19. “O conceito de reinventar-se, escolhido para este ano, não diz respeito a mudar quem se é, mas sim adaptar-se às novas tendências, tecnologias, hábitos e ambientes. É abrir-se a novas experiências, aprendizagens e ambientes para promover o crescimento e desenvolvimento como mulher empresária”, explica Lívia Fávaro, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.

As inscrições no Mulheres com Propósito já estão abertas e devem ser realizadas através do formulário bit.ly/ InscricoesMcPBrasil. Vagas limitadas.

Mês da Mulher na PepsiCo – escolhendo desafiar o status quo

O programa Mulheres com Propósito é apenas uma das diversas iniciativas promovidas pela PepsiCo em prol da equidade de gênero dentro e fora da companhia. No mês de março, a empresa integra a campanha global #ChooseToChallenge (#EuEscolhoDesafiar) e promoverá uma série de iniciativas para suas funcionárias e funcionários, como webinars com executivas de diversos países para trocas de experiências e discussões sobre a quebra de paradigmas em busca do desenvolvimento profissional. A agenda local contará também com encontros online para a discussão sobre temas como “O Papel do homem na promoção da equidade de Gênero”, “Carga mental e seus impactos no protagonismo feminino” entre outros.

Esse discurso está em par com as políticas e investimentos que vêm sendo promovidos pela PepsiCo ao longo dos últimos anos. A meta global da companhia é ter 50% de representação feminina na liderança até 2025 e, atualmente, este índice está em 47% no Brasil. Só no Comitê Executivo, essa representatividade sobe para 54%.

A implantação de programas de mentoria, plano de carreira sólido e transparência na linha sucessória são condições essenciais para que mulheres tenham reais oportunidades de ascensão na companhia. Além disso, a flexibilidade de jornada de trabalho, a fim de proporcionar o equilíbrio entre família e carreira, é uma realidade na PepsiCo.

Algumas das principais iniciativas no Brasil, além do Mulheres com Propósito:

  • Em 2017, a PepsiCo assinou o acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU e aderiu à iniciativa ‘He for She’, que determina que homens e mulheres tenham a mesma responsabilidade para alcançar a equidade de gênero.
  • O programa Ready to Return é uma iniciativa global da PepsiCo que visa dar oportunidade para que profissionais que estiveram fora do mercado corporativo (seja pela maternidade, viagens ou outros motivos pessoais) por dois anos ou mais regressem ao mercado de trabalho.
  • O programa Doce Começo oferece licença de maternidade de seis meses e acompanhamento especializado das mulheres em todas as fases da gravidez, auxiliando a mãe e os recém-nascidos. Quando a mulher retorna à rotina de trabalho pós licença, ela cumpre apenas meia jornada diária durante o primeiro mês.
  • Linha Inspire: linha de produção formada 50% por mulheres e 50% por homens desempenhando as mesmas funções. Em fevereiro deste ano, a iniciativa celebrou um ano desde a sua criação, nas fábricas de Itaporanga D’Ajuda (SE) e Goiânia (GO).
  • Grupos de afinidades: a companhia também promove Grupos de Afinidades (ERGs) formados por funcionárias(os) voluntárias(os) que possuem sinergia com os temas propostos e atuam na representação de coletivos, ajudando a estimular a diversidade e o engajamento dentro e fora da PepsiCo. O objetivo desses grupos é a troca de informações, ideias e a proposta ativa de ações voltadas para a frente de trabalho que representam, sendo: Raça, Gênero, PCD, LGBTI+ e Gerações. Para a temática “gênero”, a empresa conta com o grupo intitulado “Empodera” – responsável, entre outras ações, por coordenar as comunicações e esforços internos para o mês da mulher – além de dar voz e compartilhar boas práticas durante todo o ano com o público interno e externo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*