Capa » Notícias » Para o futuro da indústria, o presente precisa focar na inovação

Para o futuro da indústria, o presente precisa focar na inovação

CIT SENAI é o ambiente onde inovação e tecnologia trabalham para o desenvolvimento do setor produtivo

Para reafirmar o compromisso de trabalhar pelo futuro da indústria, especialmente neste ano de 2021 em que o setor se coloca como protagonista para a retomada econômica do país, a FIEMG foca no presente e divulga nova marca do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI).

“Para construir o futuro que sonhamos para a sociedade, a FIEMG investe em pesquisa, ciência e tecnologia para desenvolver soluções que transformam as nossas vidas diariamente. É no CIT SENAI que as boas ideias ganham vida e são colocadas à disposição das indústrias. O propósito do centro é transformar o futuro da indústria em presente e o presente em um lugar melhor para todos. O CIT é onde o futuro da indústria se faz presente agora”, conta o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

CIT SENAI

Tem como propósito criar e aplicar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável e a competitividade das pequenas, médias e grandes indústrias. Faz parte de uma rede nacional composta por 85 institutos SENAI de Inovação e Tecnologia. Minas Gerais reúne nove institutos que, localizados em um mesmo espaço físico, em Belo Horizonte, trabalham de forma conjunta, oferecendo uma importante vantagem competitiva aos projetos que desenvolve para seus clientes.

Os Institutos de Inovação de Engenharia de Superfícies; Metalurgia e Ligas Especiais; Processamento Mineral e Sistemas Elétricos realizam pesquisas aplicadas, desenvolvem novos produtos e ideias que geram oportunidades de negócios, criando a ligação necessária entre meio acadêmico e a indústria. Já os Institutos de Tecnologia de Alimentos & Bebidas; Automotiva; Metalmecânica; Química e Meio Ambiente ofertam serviços especializados de metrologia e consultoria, além de soluções para novos processos e produtos nestas áreas.

“É no CIT que este futuro está sendo pesquisado, desenvolvido e colocado à disposição das indústrias neste momento. Os nossos pesquisadores mostram que, quando falamos de inovação e tecnologia, não estamos nos referindo a projetos futurísticos ou distantes da nossa realidade e sim de ideias e soluções reais, que podem ser aplicadas hoje, no nosso dia a dia e em diversos segmentos, com inúmeras vantagens”, reforça o líder industrial mineiro.

Fortalecendo das pequenas às grandes indústrias

Alguns exemplos recentes de trabalhos desenvolvidos no CIT SENAI mostram que a inovação pode atender de pequenas às grandes indústrias. O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas trabalhou para aumentar a durabilidade da bebida Shot Me, uma foodtech mineira especializada em shots para a saúde e o bem estar. A equipe de pesquisadores do instituto, que trabalha dentro do CIT SENAI, realizou ajustes na formulação, indicando substâncias naturais, para atender a demanda da empresa. A bebida, que era comercializada congelada e tinha a durabilidade de 30 dias, com a nova formulação passou a ser armazenada resfriada e com durabilidade ampliada para 60 dias.

Saiba mais sobre o projeto desenvolvido para a Shot Me

Grandes indústrias também encontram soluções para o desenvolvimento do seu negócio e de toda a cadeia produtiva que a envolve. A MRV, plataforma de soluções habitacionais com mais de 40 anos de mercado, instalou o seu primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da construção civil no CIT SENAI. A iniciativa, inédita para uma construtora, fomenta a aplicação de tecnologias, novos processos e métodos construtivos, desenvolvimentos e testes de materiais, com o intuito de entregar ao consumidor um produto que tenha cada vez mais qualidade e tecnologia.

Conheça um pouco mais sobre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da MRV

Para saber mais sobre essas e outras iniciativas e soluções desenvolvidas pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, FIEMG Lab e tudo que acontece dentro do CIT SENAI, acompanhe a página www.linkedin.com/citsenai.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*