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Padronização permite ao chocolate artesanal conquistar mais mercados

Uso de ferramentas como o código de barras ajuda micros e pequenas empresas chocolateiras a avançar em datas como a Páscoa

São Paulo, SP, abril de 2024 – A paixão pelo chocolate é permanente, mas é na Páscoa que o mercado atinge seu auge — e com ele, a concorrência. Para pequenos negócios que produzem chocolates artesanais, como a Silvia Chocolates Artesanais, de São Lourenço do Sul (RS), a data representa uma grande oportunidade para se destacar. Neste cenário, a padronização de produtos se torna um diferencial competitivo, e ferramentas como o código de barras padrão GS1 são aliadas fundamentais na profissionalização e expansão dos negócios.]

“Desde que começamos a usar os códigos de barras, tudo ficou mais fácil. As pessoas gostam de receber uma mercadoria codificada porque é muito mais simples: passam o leitor e já sabem exatamente o que é. Muito bom mesmo”, afirma a fundadora Silvia Schneid Tejada, artista plástica que começou a produzir chocolates como presente de Páscoa para a família, o que transformou o hobby em negócio.

Fundada no ano 2000, a Silvia Chocolates Artesanais deu um salto de crescimento em 2006 ao adotar o padrão GS1 para identificação dos produtos. Na época, surgiu a chance de comercializar com o varejo local, que já operava com sistemas automatizados e exigia o código de barras. O resultado foi imediato. As vendas dobraram após a implementação. Atualmente, a empresa produz mais de 100 itens cadastrados com o padrão GTIN-13 (numeração que acompanha o código de barras) e adota as soluções da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, como o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), ferramenta que apoia o controle e a gestão dos itens.

“A trajetória da Silvia Chocolates Artesanais comprova como soluções simples como a adoção de padrões globais de identificação transformam a realidade de pequenos produtores, tornando-os mais competitivos e preparados para atender as demandas de datas especiais”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.

Além de buscar inovação constante no portfólio, a empresa está em processo de reestruturação após enfrentar dificuldades causadas pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado. “Atualizamos a produção e criamos novos produtos. Pretendo avançar bastante na padronização para melhorar ainda mais o que entregamos ao mercado”, conta Silvia, que aposta em melhorias para manter a qualidade e ampliar sua presença nos pontos de venda.

Vantagens da adoção de código de barras por micros e pequenas empresas

Acesso ao varejo formal: grandes redes exigem produtos identificados com código de barras no padrão GS1.

Agilidade no processo de venda: leitura rápida e precisa no caixa, com menos erros e maior eficiência.

Profissionalização do negócio: aumenta a credibilidade da marca junto a parceiros e consumidores.

Controle de estoque e gestão: facilita o acompanhamento dos produtos disponíveis e o planejamento da produção.

Cadastramento em marketplaces e sistemas de gestão: o padrão GS1 é exigido em plataformas digitais de venda.

Crescimento sustentável: a padronização abre portas para expansão, novos canais e mercados.

Vantagens do Cadastro Nacional de Produtos (CNP)

Padronização das informações: todos os produtos são cadastrados com dados consistentes e organizados.

Maior visibilidade no mercado: produtos cadastrados no CNP podem ser acessados por varejistas, distribuidores e marketplaces.

Agilidade na entrada em novos canais de venda: facilita o processo de inserção em redes varejistas e plataformas digitais.

Integração com o código de barras: o CNP centraliza e relaciona o código ao produto para garantir rastreabilidade e autenticidade.

Facilidade na gestão de portfólio: controle eficiente sobre as informações de todos os produtos comercializados.
Acesso a relatórios e inteligência de mercado: o CNP ajuda a tomada de decisão com dados atualizados.

Sobre a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.

Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas

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