Capa » Notícias » O uso do nitrogênio líquido para resfriamento e congelamento de alimentos

O uso do nitrogênio líquido para resfriamento e congelamento de alimentos

Air Products explica os benefícios do gás para a conservação das propriedades dos alimentos

São Paulo, agosto de 2021 – Alimentos congelados costumam ser a escolha preferida para aqueles que seguem uma dieta muito restrita ou para quem não consegue tempo para cozinhar nos dias de trabalho. Por conciliar praticidade e a qualidade dos alimentos dentro dos freezers, o mercado de congelados segue em pleno crescimento. Segundo uma pesquisa realizada pelo Consumer Watch Express Shopper, 61% dos brasileiros optam por pratos congelados, prontos ou semi-prontos.

Há maneiras de conservar alimentos sem o uso de aditivos alimentares, como conservantes e corantes, e ainda assim mantê-los apetitosos sem descuidar da saúde. Em comemoração ao Dia do Nutricionista (31/08), a Air Products explica como é possível utilizar o nitrogênio para o congelamento e resfriamento, de maneira que seja possível manter um produto saudável, saboroso e com aspecto natural.

O nitrogênio é o gás mais frio do planeta em estado líquido, e essa sua característica o torna perfeito para o resfriamento e congelamento criogênico, que consiste na refrigeração de produtos em baixíssimas temperaturas, mantendo a textura e a integridade das células dos alimentos.

“Em razão da temperatura extremamente baixa (aproximadamente a -196°C em estado líquido), com o uso do nitrogênio o congelamento é realizado quase instantaneamente, evitando a desidratação e perda de nutrientes causados pelos congelamentos convencionais. Além disso, evita a deposição de cristais de gelo em sua superfície, que é o principal responsável pelo agrupamento dos produtos congelados”, afirma Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products.

Além disso, o uso do nitrogênio para refrigeração e congelamento preserva o sabor, o cheiro e aparência após o descongelamento. Ou seja, mesmo depois  longos períodos dentro dos refrigeradores, as pessoas conseguem ter uma boa experiência na hora de consumir seu alimento.

A solução Freshline® desenvolvida pela Air Products, atende tanto grandes processadoras de alimentos, com necessidades de congelamento e resfriamento em lotes, quanto empresas que produzem em menor escala, sempre de maneira econômica.

Além do baixo custo de investimento inicial, outra vantagem está na economia de espaço dentro da indústria, uma vez que o equipamento é muito menor – um equipamento para congelamento mecânico chega a ocupar 103 metros, enquanto na solução Freshline®, 13 metros de extensão.

“O uso da criogenia proporciona uma maior eficiência produtiva.  Por exemplo, um processo que demoraria 31 minutos no congelamento mecânico, corresponde aproximadamente à 6 minutos na solução Freshline® da Air Products. É também a solução ecologicamente mais correta da atualidade por sua alta capacidade em reduzir a perda por desidratação e aumentar a sobrevida do produto na prateleira”, finaliza Basilio.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*