Capa » Notícias » Nutricionista destaca as propriedades nutritivas do arroz negro para o organismo

Nutricionista destaca as propriedades nutritivas do arroz negro para o organismo

Confira também dicas para harmonizar receitas com este grão, que além de rico em nutrientes ajuda a combater o colesterol

O arroz preto ou arroz negro, como é popularmente conhecido, é um grão milenar, originário da China e há tempos consumido por lá. Entretanto, a partir de estudos mais recentes que evidenciaram suas vastas propriedades, tanto em termos de sabor quanto nutricionais, o arroz negro passou a ser inserido no cardápio de pratos sofisticados de grandes restaurantes, assim como indicado por nutricionistas, para reforçar o consumo de vitaminas e minerais na rotina alimentar do dia a dia.

Quanto a sua composição nutricional, o arroz preto é considerado um super alimento, pois apresenta 30% de fibras a mais quando comparado ao arroz branco. Além disso, ele é rico em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio, zinco, ferro e possui 20% a mais de proteínas que o arroz comum.

De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado Franzini Alcântara, é muito importante o consumo do arroz negro em uma dieta balanceada, capaz de regular diversas funções do organismo. “O arroz negro ajuda no bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol, controla a glicemia, previne doenças degenerativas, cardiovasculares e até mesmo o câncer. Como ele é rico em antocianina, a substância que dá a coloração ao grão, tem grande potencial para proteger o corpo dos radicais livres”, comenta a especialista.

E a lista de benefícios não para por aí. Ainda de acordo com a nutricionista, o consumo do arroz preto ajuda no emagrecimento. “Isso se deve ao fato da saciedade, por conta da grande quantidade de fibras, o que faz com que a pessoa se satisfaça com uma menor quantidade do grão, além de ser um pouco menos calórico que o arroz branco. Para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana ele pode ser um ótimo aliado, pois apresenta teores de ferro e magnésio elevados, o que previne a anemia e aumenta a absorção de cálcio pelos ossos”, explica Dra. Aline.

Segundo o chef de cozinha Danilo Kapor, a textura firme e o sabor amendoado do arroz preto permite criar pratos ricos e marcantes. “Ele é perfeito para acompanhar, principalmente, peixes e frutos do mar, como tilápia, salmão, lulas e camarões, mas harmoniza perfeitamente também com um frango ao curry ou um mix de cogumelos como shitake e shimeji. É possível preparar um risoto inesquecível com o arroz negro, mas como todo grão integral, seu cozimento leva um pouco mais de tempo, em média, de 50 minutos a uma hora. Precisa levar isso em conta para o preparo, pois ele estará pronto quando atingir o ponto al dente”, destaca o chef.

Com isso, o consumo do arroz negro vem, aos poucos, marcando presença no país. Algumas marcas como o Tio João, tem contribuído para sua popularização e facilidade de compra. Por meio da linha Variedades Mundiais, a marca disponibiliza o Arroz Preto em embalagens de 500g a R$13,98 pelo e-commerce Armazém Tio João.

Para conferir esses e outros produtos, acesse o site do Armazém Tio João, cadastre-se e ainda ganhe descontos: https://www.armazemtiojoao.com.br/ .

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*