Capa » Mercado » No mês da Páscoa, varejo alimentar paulista volta a criar vagas e tem melhor abril em quatro anos

No mês da Páscoa, varejo alimentar paulista volta a criar vagas e tem melhor abril em quatro anos

Setor supermercadista volta a abrir postos de trabalho e dá indícios de que o segundo semestre poderá ser de mais contratações.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o setor de varejo alimentar no estado criou 1.953 postos de trabalho em abril de 2019. Este foi o melhor resultado para o mês nos últimos quatro anos, igualando números dos níveis pré-crise (2010 a 2014).

“Este crescimento deixa o setor otimista para o segundo semestre, com a esperança de que mais vagas sejam criadas e que mais brasileiros estejam empregados ao final de 2019”, comentou o economista da APAS, Thiago Berka.

Os supermercados e hipermercados voltaram a contratar, fazendo de abril o segundo melhor em dez anos, com quase 2.000 vagas somente nestes formatos de loja. Os minimercados criaram 89 vagas líquidas e os hortifrutis outros 92 postos de trabalho. Já os atacados voltaram a ter perda de postos de trabalho e finalizaram o mês de abril com 187 demissões.

Entre as cidades, a capital paulista foi novamente a que teve o melhor desempenho em contratações, com 506 vagas criadas. Guarulhos e Taboão da Serra foram as outras duas cidades da Região Metropolitana que tiveram destaque com, respectivamente, 160 e 65 novos postos.

O interior do estado também apresentou bons números, principalmente na cidade Barretos (160 vagas), São José dos Campos (141), Bauru (80), Campinas (74) e Sorocaba (70).

Entre os cargos com melhor geração líquida de vagas no mês de abril estão os de repositor de mercadorias, com 727 vagas, seguidas de embalador e operador de caixa. “Isso indica que lojas têm necessitado de reforço de repositores para atender um aumento de fluxo de clientes”, diz Berka.

Por outro lado, as posições que mais tiveram demissões foram as de gerente de loja, com 72 desligamentos, padeiro e gerente comercial com, respectivamente, 56 e 50 demitidos.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*