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Nestlé impulsiona transformação do mercado de cafés no Brasil

Com investimento de R$ 300 milhões, empresa inaugura uma nova era do segmento ao elevar o padrão da oferta da bebida consumida no país.

São Paulo, abril de 2019 – A Nestlé está lançando no mercado brasileiro de cafés 30 novos itens das marcas NESCAFÉ, Starbucks e NESCAFÉ Dolce Gusto, as mais valiosas e icônicas do setor. O objetivo é elevar o padrão da oferta de cafés ao brasileiro, reforçar a presença das marcas para cobrir todas as ocasiões e perfis de consumo, além de valorizar as origens e a produção sustentável nas lavouras cafeeiras. A empresa está investindo R$ 300 milhões desde o desenvolvimento de produtos, linhas para fabricação dos produtos, apoio técnico aos produtores, além de marketing, distribuição, ações e atividades nos pontos de venda.

Dentre as novidades o principal destaque é a entrada da empresa no segmento de torrado e moído com as marcas NESCAFÉ Gold, NESCAFÉ Origens e Starbucks, fruto da parceria global com a Nestlé, na qual a empresa investiu US$ 7,15 bilhões no direito perpétuo e global de comercialização, exclusivamente no varejo, de produtos com a marca.

“Vamos liderar um movimento para oferecer ao consumidor não somente mais opções, mas também informações sobre origem, preparo e torra. Estamos trazendo o que há de melhor para atender a demanda de um consumidor que está cada vez mais exigente”, destaca Rachel Muller, diretora de cafés da Nestlé Brasil.

Os lançamentos estão alinhados com a estratégia global da empresa de investir nas categorias de alimentos e bebidas de alto crescimento como café, nutrição e petfood. Nesse cenário, o mercado de cafés premium no Brasil está em rota de crescimento, o que retrata uma transformação nos hábitos de consumo. Para se ter ideia, o mercado brasileiro de cafés especiais registrou um crescimento superior a 20% nos últimos dois anos e movimentou R$ 1,7 bilhão no varejo, segundo dados da Associação Brasileira de Cafés de Especialidade (BSCA).

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e a bebida é a mais consumida no País, segundo dados do Euromonitor/Nielsen. “Como um dos mais relevantes mercados da Nestlé no mundo, tanto em porte quanto em presença e reconhecimento das marcas, o Brasil é um território relevante para a empresa e, por isso, recebe lançamentos tão especiais para a Nestlé e o maior investimento em novos produtos”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

 

Produção responsável e sustentável

No Brasil, a Nestlé implementou em 2011, o programa global Nescafé Plan, para fomentar o desenvolvimento de produtores locais para a criação de um novo padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade, por meio do Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C). Trata-se do maior programa de sustentabilidade de cafés do mundo em termos de volume de Responsible Sourced e alcance de produtores. A empresa tem o compromisso de investir CHF 350 milhões (francos suíços) até 2020 como parte do plano de apoiar produtores, comunidades e planeta.

No Brasil, o programa engloba hoje 690 produtores de café, todos no sistema de certificação 4C, que garante a rastreabilidade do café da fazenda à fábrica, e a sustentabilidade das fazendas por meio a aplicação de indicadores econômicos, sociais e ambientais. Está presente em 26 municípios do Espírito Santo, 11 municípios da Bahia e 1 município em Minas Gerais. Em 2019, foram incluídas outras três regiões – Chapada Diamantina (BA), São Sebastião do Paraíso (sul de Minas Gerais) e Serras Alto do Parnaíba (cerrado mineiro).

No âmbito de Nespresso, a companhia estabeleceu, em 2003, uma parceria com a Rainforest Alliance para criar o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que se expandiu para incluir mais de 100 mil produtores do mundo todo que recebem o apoio de mais de 450 agrônomos. No Brasil, são diversos projetos para que a produção seja cada vez mais sustentável.

A produção de Starbucks manterá a origem já existente, composta por cafés arábica de qualidade superior de todas as três regiões de cultivo de café em toda a América Latina, Indonésia e África. Todos os produtores são verificados por meio do programa de aquisição ética da Starbucks C.A.F.E. Práticas. O programa garante o café da mais alta qualidade, juntamente com métodos de cultivo ambientalmente responsáveis, condições de trabalho justas, e total transparência econômica da fazenda à xícara.

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