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Nestlé entrega primeiro trimestre de 2025 com crescimento de base ampla, em linha com a estratégia

Crescimento orgânico de vendas foi de 2,8%, com crescimento real (RIG) de 0,7% e precificação de 2,1%.

Laurent Freixe, CEO da Nestlé, comentou: “Em um ambiente de maior incerteza macroeconômica e do consumidor, a Nestlé apresentou crescimento orgânico de vendas de 2,8%, com crescimento real (RIG) de 0,7% e precificação de 2,1%. O crescimento foi amplo em todos os mercados e categorias, com tendências de melhoria na participação de mercado em muitos negócios, especialmente em nossas marcas bilionárias. Progredimos bastante na execução de nossa estratégia. Nosso programa de redução de custos ‘Fuel for Growth’ está no caminho certo, fornecendo os recursos para nos ajudar a acelerar o desempenho. No trimestre, investimos para fortalecer nosso negócio principal, obtivemos boa tração do consumidor no lançamento de nossas “grandes apostas” em inovação, como o Nescafé Espresso Concentrado, e observamos algumas melhorias iniciais encorajadoras em nossas maiores células de negócios com baixo desempenho. Continuamos a fazer mudanças em toda a organização para aumentar o alinhamento e o foco, com medidas para harmonizar nossa estrutura na Zona Europa e aprimorar nossa capacidade em P&D. O desempenho no primeiro trimestre ficou em linha com as expectativas da Nestlé, e a orientação para 2025 permanece inalterada: “Baseia-se em nossa avaliação do impacto direto das tarifas atuais e em nossa capacidade de adaptação. Os impactos indiretos – sobre os consumidores e clientes, bem como sobre as moedas e a precificação das commodities – ainda não estão claros nesta fase. De modo geral, a situação continua dinâmica, com riscos e incertezas elevados. Nossos 277.000 colaboradores altamente comprometidos estão concentrados na execução bem-sucedida de nossa estratégia: aumentar a eficiência e investir no crescimento para acelerarmos nossas categorias e melhorarmos a participação no mercado“.

Destaques financeiros

Proporcionar crescimento orgânico de base ampla em um ambiente incerto

  • Crescimento orgânico das vendas de 2,8%, com crescimento real (RIG) de 0,7% e precificação de 2,1%.
  • Ações de precificação tomadas para lidar com a inflação de custos dos insumos no café e no cacau, com interrupção limitada dos clientes. Ações direcionadas com o objetivo de recuperar os aumentos nos custos dos insumos e, ao mesmo tempo, manter a penetração no consumidor no médio prazo.
  • O crescimento real refletiu os impactos de curto prazo nos consumidores e clientes ao se ajustarem aos aumentos de precificação.

Progresso operacional e estratégico

Bom progresso na estratégia para acelerar o crescimento das categorias e aumentar a participação de mercado

  • Investimentos para fortalecer o núcleo, com impulso positivo de participação de mercado das marcas bilionárias.
  • O lançamento das “grandes apostas” em inovação está no caminho certo; resposta encorajadora dos consumidores ao Nescafé Espresso Concentrado e à ração gourmet para gatos baseada na pirâmide alimentar; lançamentos recentes de chocolates profissionais na América Latina e na região da Ásia, Oceania e África (AOA).
  • Continuidade da gestão ativa de 18 células-chave de negócios com baixo desempenho, com indicações iniciais de melhoria.

Gestão operacional que impulsiona o amplo crescimento em todas as categorias

  • O maior crescimento orgânico foi registrado em confectionary (8,9%) e cafés (5,1%), liderado pela precificação, com aumentos de dois dígitos em alguns mercados.
  • O crescimento orgânico de PetCare (1,6%) foi liderado pelo crescimento real (RIG) e reflete uma certa fraqueza do mercado, especialmente nos EUA, mas com ganhos contínuos de participação de mercado na maioria dos mercados.
  • O crescimento orgânico da Nestlé Health Science desacelerou para 4,2%, refletindo um desempenho misto.

Maior simplificação da organização para sustentar uma execução efetiva

  • Avanço da mudança organizacional após uma rápida movimentação em 2024 para criar alinhamento e foco.
  • Continuamos a eliminar a duplicação e acelerar a inovação, incluindo medidas para harmonizar a organização no mercado europeu e aprimorar nossos recursos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

O programa de economia de custos “Fuel for Growth” está progredindo como planejado

  • No caminho certo para proporcionar uma economia de custos incrementais de CHF 0,7 bilhão em 2025, até o momento impulsionada principalmente pela realização de economias com redução de custos na aquisição de bens e serviços (procurement).

Orientação para 2025 inalterada

  • A orientação para 2025 permanece inalterada, com base em nossa avaliação do impacto direto das tarifas atuais e da nossa capacidade de adaptação.
  • Espera-se que o crescimento orgânico das vendas melhore em comparação a 2024, fortalecendo-se ao longo do ano à medida em que damos continuidade aos nossos planos de crescimento.
  • Espera-se que a margem de lucro operacional subjacente (UTOP) seja igual ou superior a 16,0%, conforme investimos para crescer.
  • De modo geral, a situação continua dinâmica, com riscos e incertezas elevados.

Revisão das Vendas

Grupo

O total das vendas reportadas aumentou 2,3%, chegando a CHF 22,6 bilhões, incluindo os impactos de -0,5% das variações cambiais e 0,1% das aquisições líquidas. O crescimento orgânico foi de 2,8%, em um período de frágil confiança do consumidor. A contribuição da precificação aumentou 2,1%, dadas as medidas de precificação para lidar com a inflação de custos dos insumos nas categorias relacionadas a café e cacau. Apesar do nível significativo dos aumentos em muitos mercados, as ações foram implementadas com pouca interrupção dos clientes. O crescimento real (RIG) foi de 0,7%, refletindo uma baixa demanda de consumo e impacto de curto prazo sobre consumidores e clientes ao se ajustarem ao aumento do preço final de produtos.

Por categoria, confectionary e cafés foram os que mais contribuíram para o crescimento orgânico no período. O resultado foi orientado pela precificação, com aumentos de dois dígitos em alguns mercados. Nosso foco nessas duas categorias está concentrado em uma ação inteligente de precificação para lidar amplamente com os aumentos de custos de insumos sempre que possível, mantendo a penetração do consumidor no médio prazo. Quando foram implementadas mudanças maiores na precificação observamos, em alguns casos, um impacto inicial pronunciado no crescimento real, que está diminuindo à medida que o comportamento do consumidor e o ambiente competitivo se ajustam e estabilizam. Exceto por confectionary e cafés, o crescimento orgânico foi mais moderado, mas o RIG foi positivo em todas as outras categorias reportadas.

Em termos geográficos, todas as regiões contribuíram para o crescimento orgânico positivo. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de 1,6%, impulsionado pelo crescimento real de 1,4%, juntamente com precificação, ambos positivos. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 4,5%, impulsionado por precificação de 4,8%, com RIG ligeiramente negativo.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo foi de 2,5%. O crescimento orgânico dos canais fora de casa, relacionados ao segmento Food Service, foi de 6,6%. As vendas no e-commerce cresceram organicamente 15,1%, atingindo 20,1% das vendas totais do Grupo.

Zona Américas

Em um ambiente macroeconômico desafiador, com frágil confiança do consumidor, tivemos um sólido desempenho nas Américas. Na América do Norte, o crescimento orgânico ficou praticamente estável e voltamos a apresentar crescimento real positivo, com ganhos de participação de mercado em várias categorias e redução das perdas de participação em alimentos congelados e coffee creamers. Na América Latina, o crescimento foi direcionado pela precificação e impulsionado por cafés e confectionary. Em toda a região, continuamos a nos concentrar na execução de nossa estratégia para melhorar ainda mais o nosso desempenho, apesar do contexto externo incerto.

Resumo do desempenho

  • O crescimento orgânico foi de 1,9%, com 0,1% de crescimento real (RIG) e 1,7% de precificação.
  • O crescimento das vendas reportadas de CHF 8,6 bilhões ficou estável em relação ao ano anterior, incluindo o impacto de -2,0% das movimentações cambiais.
  • Na América do Norte, o crescimento orgânico foi de 0,1%, com 1,1% de crescimento real e -1,0% de precificação. Na América Latina, o crescimento orgânico foi de 5,1%, com -1,6% de crescimento real e 6,7% de precificação.
  • Por mercado, o crescimento foi liderado pelo Brasil, com um certo enfraquecimento no México e no Canadá.
  • Foram obtidos ganhos de participação de mercado em cafés porcionados, produtos culinários de prateleira e PetCare; a evolução da participação de mercado em alimentos congelados e coffee creamers mostra alguns sinais recentes de tendência de melhoria.

Principais fatores de crescimento das vendas orgânicas por categoria de produto

  • Confectionary foi o segmento que mais contribuiu para o crescimento, sustentado por fortes ações de precificação que impulsionaram o crescimento de dois dígitos na Garoto, no Brasil, e na Tollhouse, nos EUA, e apoiado pela expansão dos chocolates profissionais.
  • As bebidas (incluindo café e coffee creamers) apresentaram crescimento de um dígito, com o impulso de crescimento do Nescafé compensando amplamente a queda nas vendas de Coffee mate.
  • A Nestlé Professional cresceu a um ritmo elevado de um dígito, com contribuições positivas em todos os segmentos.
  • PetCare registrou crescimento de um dígito, com crescimento sólido das marcas premium com base científica, compensando parcialmente o crescimento menor da categoria, que afetou as vendas das principais marcas de alimentos para cães e petiscos.
  • Produtos lácteos registraram crescimento de um dígito, sustentado por uma base de comparação mais baixa do ano anterior.
  • Alimentos congelados mantiveram queda, mas em ritmo mais lento que em 2024, impulsionados por uma tendência de melhoria em pizzas e lanches.
  • Nutrição Infantil registrou crescimento negativo, com quedas contínuas nas vendas de Gerber e Ninho.

Zona Ásia, Oceania e África

Na região AOA, o crescimento foi amplo e liderado pela precificação. Por categoria, o crescimento foi mais forte em confectionary, onde obtivemos crescimento real positivo e ganhos de participação de mercado, conforme adotamos ações de precificação. O crescimento também foi notável nas áreas de foco estratégico de produtos culinários e PetCare nos mercados emergentes de. A maioria das regiões apresentou crescimento orgânico positivo, com maiores contribuições da África Central e Ocidental, Filipinas e Índia. Na China, o crescimento no trimestre foi impactado positivamente pelo escalonamento das vendas com aumentos de estoque dos distribuidores em algumas categorias, em um ambiente desafiador e deflacionário, em que a demanda do consumidor permanece estável.

Resumo do desempenho

  • O crescimento orgânico foi de 3,1%, com 0,7% de crescimento real (RIG) e 2,4% de precificação.
  • As vendas reportadas aumentaram 3,6% para CHF 5,5 bilhões, impactadas por movimentações cambiais, que aumentaram as vendas em 0,6%.
  • Na Grande China, o crescimento orgânico foi de 1,7%, com 4% de crescimento real (RIG) e -2,3% de precificação. No restante da região, o crescimento foi liderado pela África Central e Ocidental, Filipinas e Índia.
  • Os principais ganhos de participação de mercado foram obtidos em confectionary, PetCare e Nutrição Infantil e registradas perdas em produtos culinários e café solúvel.

Principais fatores de crescimento das vendas orgânicas por categoria de produto

  • Confectionary cresceu ao ritmo elevado de um dígito, impulsionado por KitKat e sustentado pelo lançamento contínuo da linha de chocolates profissionais.
  • Produtos Culinários apresentou crescimento de um dígito, orientado pelo sólido impulso de vendas da Maggi em todos os formatos e regiões.
  • Nutrição infantil e produtos lácteos registraram crescimento de um dígito, liderado por NAN e pelo melhor impulso de crescimento de Milo.
  • Cafés registrou crescimento de um dígito, impulsionado pelas ofertas de Nescafé solúvel e pronto para beber.
  • Nestlé Professional alcançou crescimento de um dígito em todas as regiões geográficas e segmentos de produtos.
  • PetCare registrou crescimento de um dígito, com forte crescimento de dois dígitos nos mercados emergentes, compensando parcialmente a estabilidade da categoria nos mercados desenvolvidos. Desde 1º de abril estamos posicionados para acelerar nosso negócio de PetCare na Coreia do Sul, integrando-o à Nestlé após encerrarmos uma estrutura de joint venture na região.

Zona Europa

O crescimento Europa foi amplo em todos os mercados e categorias, em um ambiente de consumo ainda considerado frágil. Apresentamos crescimento baseado em precificação em confectionary e cafés e um crescimento sustentado pelo crescimento real em PetCare. As negociações com os clientes para a implementação de ações de precificação foram conduzidas com poucas interrupções em um ambiente competitivo contínuo. As tendências de participação de mercado estão aumentando na maioria das combinações países-categorias.

Resumo do desempenho do segmento

  • O crescimento orgânico foi de 2,4%, composto por -0,6% de crescimento real (RIG) e 3% de precificação.
  • As vendas reportadas aumentaram em 2,5% para CHF 4,4 bilhões, incluindo o impacto de 0,2% das movimentações cambiais.
  • O crescimento foi amplo por categoria e mercado, com contribuições mais significativas da Turquia, França e Península Ibérica, enquanto o crescimento na Alemanha foi negativo.
  • Ganhos de participação de mercado foram obtidos em PetCare e cafés, com redução de perdas em confectionary e alimentos.

Principais fatores de crescimento das vendas orgânicas por categoria de produto

  • Confectionary registrou alto crescimento de um dígito, liderado pela precificação, sendo KitKat o principal fator de crescimento.
  • PetCare apresentou crescimento de um dígito, liderado por Purina ProPlan e Purina ONE. O crescimento foi impulsionado pelo crescimento real e teve base ampla em todos os mercados.
  • As vendas da Nestlé Professional cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas pelas soluções para bebidas.
  • Cafés registrou crescimento de um dígito, com crescimento sólido dos produtos Starbucks compensando parcialmente o crescimento mais lento do Nescafé solúvel, conforme tomamos medidas de precificação.
  • Nutrição Infantil registrou crescimento de um dígito, refletindo as tendências de estabilidade da categoria.
  • O setor de alimentos registrou queda nas vendas, afetado por algumas interrupções de clientes.

Nestlé Health Science

O crescimento orgânico desacelerou na Nestlé Health Science, com um desempenho misto em todo o negócio. Em Vitaminas, Minerais e Suplementos (VMS), as marcas premium seguem apresentando bom desempenho, com crescimento contínuo de dois dígitos. No entanto, o crescimento geral de VMS foi prejudicado pela descontinuação de alguns negócios de marca própria e pelo desempenho mais fraco de Nature’s Bounty, onde a aceitação do consumidor foi mais lenta que o esperado após a resolução dos problemas de fornecimento do ano passado. Em Active Nutrition, a aceleração na Orgain foi parcialmente contrabalançada pelo desempenho mais fraco de Vital Proteins em um ambiente mais competitivo. Na área de Nutrição Médica, tivemos forte crescimento dos produtos de cuidados médicos para adultos, mas observamos uma queda no Zenpep, após mudanças no modelo de reembolso nos EUA. Para lidar com o desempenho misto da Nestlé Health Science, estamos priorizando o investimento em nossas fortes marcas premium e nos concentrando em fortalecer a inovação e melhorar a consistência da execução.

Resumo do desempenho

  • O crescimento orgânico foi de 4,2%, com 4,8% de crescimento real (RIG) e -0,7% de precificação.
  • As vendas reportadas aumentaram em 5,4% para 1,6 bilhão de francos suíços, incluindo um impacto cambial positivo de 1,1%.
  • A participação de mercado ficou estável tanto em Nutrição Médica quanto em VMS, com perdas em Nutrição Ativa.

Principais fatores de crescimento das vendas orgânicas

  • Por região geográfica, a América do Norte registrou crescimento de um dígito, assim como a Europa, e outras regiões sustentaram alto crescimento de um dígito.
  • A VMS registrou crescimento de um dígito, com forte impulso nas vendas das marcas premium, especialmente Garden of Life, Pure Encapsulations e Solgar. Isso compensou parcialmente o crescimento mais lento da Nature’s Bounty e as ações de gestão do portfólio de marcas, já que descontinuamos as atividades com alguns clientes de marcas próprias.
  • Active Nutrition registrou crescimento de um dígito, com o aumento do impulso da Orgain compensando parcialmente o desempenho mais fraco da Vital Proteins.
  • Medical Nutrition apresentou crescimento de um dígito, sustentado pelo forte impulso das vendas de produtos de cuidados médicos para adultos, especialmente Resource e Compleat. As vendas do Zenpep permaneceram estáveis, com precificação negativa e algum impacto sobre o crescimento real do trimestre, impactado pelo efeito das mudanças no reembolso de medicamentos como parte da Lei de Redução da Inflação EUA.

Nespresso

Na Nespresso, registramos bom crescimento, com crescimento real positivo, apesar do ajuste de preços finais dos produtos. A América do Norte apresentou crescimento de dois dígitos e maiores ganhos de participação de mercado e, na Europa, houve retração na taxa de perda de participação de mercado. O desempenho no trimestre foi beneficiado por certa antecipação da demanda antes dos aumentos dos preços, no final do trimestre.

Resumo do desempenho do segmento

  • O crescimento orgânico foi de 5,7%, com 2,6% de crescimento real (RIG) e 3,2% de precificação.
  • As vendas reportadas aumentaram 6,1% para CHF 1,6 bilhão, incluindo um impacto de -0,1% do câmbio e benefício de 0,4% das aquisições líquidas.
  • A participação de mercado na América do Norte continuou crescendo, ao passo da perda de participação na Europa.

Principais fatores de crescimento das vendas orgânicas

  • Por região geográfica, as vendas na América do Norte cresceram à taxa de dois dígitos e na Europa houve crescimento positivo.
  • Por sistema, o crescimento foi direcionado pelo sistema Vertuo, com forte impulso de vendas em todas as regiões geográficas. As vendas nos canais fora de casa (Food Service) cresceram à alta taxa de um dígito, sustentadas pelo sistema Momento.

Nestlé Waters & Premium Beverages

Na Nestlé Waters & Premium Beverages, a nova estrutura organizacional como um negócio autônomo gerenciado globalmente entrou em vigor em 1º de janeiro de 2025. A Nestlé agiu rapidamente para promover alinhamento e simplificação, e obteve melhor crescimento e bom progresso estratégico. O crescimento foi amplo em todos os mercados, tendo sido impulsionado principalmente por Maison Perrier e Sanpellegrino. A Companhia segue progredindo na avaliação estratégica do negócio, incluindo oportunidades de parceria.

Resumo do desempenho

  • O crescimento orgânico foi de 3,6%, com 1,6% de crescimento real (RIG) e 2,0% de precificação.
  • As vendas reportadas aumentaram 3,9% para 0,8 bilhão de francos suíços, incluindo um impacto positivo de 0,2% do câmbio.
  • A participação de mercado continua sob pressão em vários mercados, mas com uma trajetória de melhoria.

Principais fatores de crescimento das vendas orgânicas

  • Por região geográfica, o Sul da Europa e Ásia, Oceania e África registraram crescimento de um dígito, assim como as Américas e o Norte da Europa.
  • O crescimento foi forte nas bebidas premium, sustentado pelo lançamento de novos produtos nas plataformas de bebidas Maison Perrier e Sanpellegrino.
  • Em Águas, a Nestlé obteve bom crescimento em S.Pellegrino e Acqua Panna, com desempenho mais fraco em Perrier devido ao impacto contínuo das restrições de fornecimento.

Desempenho das categorias

Bebidas em pó e líquidas foram as que mais contribuíram para o crescimento da categoria, com 5,2% de crescimento orgânico. Esse crescimento foi impulsionado pela precificação, já que adotamos medidas para lidar com a inflação de custos dos insumos nos cafés, com aumentos de dois dígitos em alguns mercados.

O crescimento orgânico de 8,9% em confectionary foi direcionado pela precificação e liderado por KitKat, sustentado pelo crescimento contínuo dos chocolates profissionais.

PetCare apresentou crescimento orgânico de 1,6%, refletindo uma desaceleração no crescimento em comparação ao início de 2024. A Nestlé segue a estratégia de direcionar o crescimento da categoria e está ganhando participação em muitos mercados, com bom impulso das marcas premium de base científica Purina ProPlan, Purina ONE e Felix.

O crescimento orgânico de Águas foi de 2,9%, com bom crescimento da S.Pellegrino e da Acqua Panna, e um desempenho mais fraco da Perrier devido ao impacto contínuo das restrições de fornecimento.

Produtos lácteos e Sorvetes registraram crescimento de 0,8%, dado o aumento nas vendas de produtos lácteos de prateleira compensando a redução do segmento coffee creamers.

Nutrição e Health Science apresentaram crescimento orgânico positivo. Nesse contexto, a Nestlé Health Science apresentou crescimento de um dígito. Nutrição Infantil registrou crescimento negativo, uma vez que o impulso contínuo da NAN foi amplamente contrabalançado pelas vendas mais fracas de Gerber e Ninho.

Pratos prontos e produtos culinários registraram crescimento quase estável, já que o sólido crescimento dos produtos culinários de prateleira, especialmente para Maggi, foi amplamente contrabalançado por uma queda nos alimentos congelados na América do Norte.

Outros desenvolvimentos

Organização

Depois de agir rapidamente em 2024 para fortalecer o alinhamento e o foco dentro da organização, estamos avançando nas mudanças organizacionais com maiores simplificações para sustentar uma execução eficiente. Com um foco contínuo na eliminação da duplicação e na aceleração da inovação, a Nestlé segue tomando medidas para harmonizar as estruturas organizacionais na Europa e aprimorar seus recursos em Pesquisa & Desenvolvimento.

Aquisição de participações minoritárias e Joint Ventures

Durante o primeiro trimestre, a Nestlé aumentou a participação acionária em duas empresas como continuidade de aquisições anteriores. Na China, foram adquiridas todas as participações minoritárias em circulação da empresa Hsu Fu Chi, do setor de confectionary, e na Nestlé Health Science foi ampliada ainda mais a participação majoritária na Orgain, líder em nutrição à base de plantas, onde a Companhia obtinha uma opção como parte da estrutura de aquisição original. Na Coreia do Sul, desde 1º de abril de 2025, foi assumido o controle do negócio Purina dentro da estrutura de joint venture existente e integrado ao Nestlé South Korea.

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