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Nestlé divulga os resultados do primeiro semestre de 2022

O crescimento orgânico atingiu 8,1%, com crescimento real (RIG) de 1,7% e variação de preços de 6,5%

  • O crescimento foi amplo na maioria das regiões e categorias, com preços mais altos e RIG resiliente.
  • As vendas totais reportadas aumentaram 9,2% para 45,6 bilhões de francos suíços (6M-2021: 41,8 bilhões de francos suíços). As aquisições líquidas tiveram impacto positivo de 1,0%. O câmbio aumentou as vendas em 0,1%.
  • A margem de lucro operacional subjacente (UTOP) foi de 16,9%, diminuindo 50 pontos-base. A margem de lucro operacional (TOP) diminuiu 200 pontos-base para 14,7%, principalmente devido a itens não recorrentes.
  • O lucro subjacente por ação aumentou 8,1% nas moedas constantes e subiu 7,3% na base reportada para 2,33 francos suíços. O lucro por ação diminuiu 9,5% para 1,92 francos suíços na base reportada.
  • O fluxo de caixa livre foi de 1,5 bilhão de francos suíços, já que o capital de giro e as despesas de capital aumentaram temporariamente no contexto das restrições da cadeia de fornecimento e do alto volume de demanda.
  • Progresso contínuo na gestão de portfólio. No segundo trimestre, a Nestlé Health Science adquiriu a Puravida no Brasil e a The Better Health Company na Nova Zelândia.
  • Perspectivas atualizadas para o ano de 2022: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 7% e 8%. Espera-se, agora, margem de lucro operacional subjacente em torno de 17,0%. Espera-se aumento do lucro subjacente por ação nas moedas constantes e da eficiência de capital.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “No primeiro semestre do ano, apresentamos forte crescimento orgânico e aumento significativo nos lucros subjacentes por ação. Nossas equipes locais implementaram aumentos de preços responsáveis. Volume e mix de produto foram resilientes, sustentados por nossas marcas fortes, ofertas diferenciadas e posições de liderança no mercado. Limitamos o impacto de pressões inflacionárias sem precedentes e restrições na cadeia de fornecimento no desenvolvimento da nossa margem mediante o controle disciplinado de custos e eficiências operacionais. Ao mesmo tempo, os investimentos por trás das despesas de capital, digitalização e sustentabilidade aumentaram significativamente.

Estamos concentrados em criar valor compartilhado tanto no curto como no longo prazo. A crescente insegurança alimentar em todo o mundo e o aumento das preocupações climáticas, após um aumento em padrões climáticos incomuns, sublinham a importância dessa direção estratégica. Bom para você e bom para o planeta são os dois principais pilares estratégicos que nossa empresa persegue de forma inabalável, mesmo diante dos grandes desafios de curto prazo”.

Vendas do Grupo

O crescimento orgânico foi de 8,1%. A variação de preços aumentou 6,5% para refletir uma inflação de custos significativa e sem precedentes. O crescimento real (RIG) foi resiliente em 1,7%, considerando-se a alta base de comparação em 2021 e as restrições da cadeia de fornecimento.

O crescimento orgânico foi de 6,9% nos mercados desenvolvidos, com forte variação de preços e crescimento real positivo. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 10,0%, com aumento da variação de preços e crescimento real sólido.

Por categoria de produto, Purina PetCare foi o maior contribuidor para o crescimento orgânico, com impulso contínuo nas marcas premium e baseadas em ciência Purina Pro Plan, Purina ONE e Fancy Feast, bem como produtos veterinários. As vendas de cafés cresceram à alta taxa de um dígito, com crescimento amplo em todas as marcas e localidades, sustentado por uma forte recuperação dos canais fora de casa. Confeitos registrou crescimento de dois dígitos, refletindo a força significativa de KitKat e dos produtos sazonais. O crescimento de Nutrição Infantil atingiu uma alta taxa de um dígito, com retorno ao crescimento positivo na China e melhora das tendências de participação de mercado. Águas apresentou crescimento de dois dígitos liderado pelas marcas premium e recuperação adicional dos canais fora de casa. Nestlé Health Science registrou alto crescimento de um dígito impulsionado por Nutrição Médica e produtos para envelhecimento saudável. Os produtos lácteos reportaram crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento nas vendas de coffee creamers e ofertas nutricionais acessíveis. Pratos prontos e produtos culinários apresentaram crescimento de um dígito, impactado por uma alta base de comparação em 2021, com forte demanda contínua por Maggi. As vendas de alimentos vegetarianos e à base de vegetais continuaram a crescer à taxa de dois dígitos, lideradas por Garden Gourmet.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo permaneceu robusto em 6,7%. No varejo, as vendas no e-commerce aumentaram 8,3%, acompanhando o crescimento de 19,2% no primeiro semestre de 2021. O crescimento orgânico nos canais fora de casa atingiu 29,6%, com vendas superiores aos níveis de 2019.

As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 1,0%, relacionadas, principalmente, às aquisições das principais marcas da The Bountiful Company, assim como da Orgain. O impacto do câmbio nas vendas foi positivo em 0,1%. As vendas totais reportadas aumentaram 9,2% para 45,6 bilhões de francos suíços.

Lucro Operacional Subjacente

O lucro operacional subjacente aumentou 6,0% para 7,7 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 50 pontos-base para 16,9% nas moedas constantes e na base reportada, refletindo a lacuna entre a inflação de custos e as ações de variação de preços.

A margem bruta diminuiu 280 pontos-base para 46,0%, após uma inflação ampla e significativa dos custos das commodities, embalagens, fretes e energia. Variação de preços, alavancagem de crescimento e eficiências ajudaram a compensar significativamente o impacto da inflação de custos.

Os custos de distribuição como percentual das vendas diminuíram 10 pontos-base, principalmente como resultado do desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America.

As despesas de marketing e administração como percentual das vendas diminuíram 210 pontos-base, sustentadas pela alavancagem do crescimento das vendas e controle de custos disciplinado. Os gastos com marketing diminuíram temporariamente, seguindo um nível mais baixo de atividades de promoção e marketing no contexto das restrições da cadeia de fornecimento.

As despesas de reestruturação e outros itens líquidos de negociação foram de 1,0 bilhão de francos suíços, refletindo maiores imparidades. Como resultado, o lucro operacional diminuiu 4,3% para 6,7 bilhões de francos suíços, e a margem de lucro operacional diminuiu 200 pontos-base na base reportada para 14,7%.

Despesas Financeiras Líquidas e Imposto de Renda

As despesas financeiras líquidas aumentaram 4,5% para 434 milhões de francos suíços, refletindo a maior dívida líquida média.

A alíquota de imposto do Grupo aumentou 680 pontos-base para 24,2% como resultado de itens não recorrentes. A alíquota de imposto subjacente aumentou 70 pontos-base para 20,9%, principalmente devido ao mix geográfico e de negócios.

Lucro Líquido e Lucro por Ação

O lucro líquido diminuiu 11,7% para 5,2 bilhões de francos suíços. A margem de lucro líquido diminuiu 270 pontos-base para 11,5% como resultado de itens não recorrentes, incluindo maiores imparidades e impostos. Como consequência, o lucro por ação diminuiu 9,5% para 1,92 francos suíços na base reportada.

O lucro por ação subjacente aumentou 8,1% nas moedas constantes e 7,3% na base reportada para 2,33 francos suíços. O aumento resultou principalmente do forte crescimento orgânico. O programa de recompra de ações da Nestlé contribuiu com 1,7% para o lucro subjacente por ação, líquido de custos financeiros.

Fluxo de caixa

O caixa gerado pelas operações diminuiu de 5,8 bilhões de francos suíços para 5,7 bilhões de francos suíços principalmente devido ao aumento do capital de giro. O Grupo aumentou seus níveis de estoque temporariamente, devido a restrições significativas na cadeia de fornecimento. Excluindo o aumento do capital de giro, o caixa gerado pelas operações aumentou de 7,9 bilhões de francos suíços para 8,8 bilhões de francos suíços, impulsionado pelo forte crescimento orgânico. O fluxo de caixa livre diminuiu de 2,8 bilhões de francos suíços para 1,5 bilhão de francos suíços, refletindo impostos mais altos e um aumento temporário nas despesas de capital para atender à forte demanda de volume, principalmente com relação à Purina PetCare e cafés.

Programa de recompra de ações

No primeiro semestre, o Grupo recomprou 6,9 bilhões de francos suíços em ações da Nestlé como parte do programa de recompra de 20 bilhões de francos suíços de ações de três anos, que começou em janeiro de 2022.

Dívida líquida

A dívida líquida aumentou 48,5 bilhões de francos suíços em 30 de junho de 2022, em comparação com 32,9 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2021. O aumento refletiu amplamente o pagamento de dividendos de 7,6 bilhões de francos suíços e recompras de ações de 6,7 bilhões de francos suíços.

Gestão de portfólio

Em 1º de abril de 2022, a Nestlé Health Science concluiu a aquisição de uma participação majoritária na Orgain, líder em nutrição à base de vegetais. A Orgain complementa o portfólio existente de produtos nutricionais da Nestlé Health Science que apoiam vidas mais saudáveis. Espera-se que o negócio seja ligeiramente agregador ao crescimento orgânico da Nestlé, apesar de diluir um pouco a margem de lucro subjacente do Grupo em 2022. O contrato inclui a opção de aquisição total da Orgain pela Nestlé Health Science em 2024.

Em 23 de maio de 2022, a Nestlé Health Science adquiriu a Puravida, marca brasileira premium de nutrição e estilo de vida saudável. Essa aquisição permitirá à Nestlé Health Science expandir seu portfólio de saúde do consumidor na América Latina.

Em 25 de junho de 2022, a Nestlé Health Science adquiriu a The Better Health Company. A aquisição inclui a marca GO Healthy, a marca líder de suplementos da Nova Zelândia, e a New Zealand Health Manufacturing, uma fábrica de vitaminas, minerais e suplementos com sede em Auckland. A aquisição expandirá o portfólio de vitaminas, minerais e suplementos da Nestlé Health Science na Zona AOA.

Zona América do Norte

  • Crescimento orgânico de 9,6%: -0,2% de crescimento real (RIG); variação de preços de 9,8%.
  • A margem de lucro operacional subjacente aumentou 30 pontos-base para 18,8% como resultado do desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America.

O crescimento orgânico foi de 9,6%, com aumento da variação de preços de 9,8%. O crescimento real foi de -0,2%, impactado por uma alta base de comparação em 2021 e restrições da cadeia de fornecimento. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 7,1%, principalmente devido ao desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America. O câmbio teve impacto positivo de 4,3%. As vendas reportadas na Zona América do Norte aumentaram 6,8% para 12,1 bilhões de francos suíços.

O crescimento orgânico na Zona América do Norte ficou próximo à taxa de dois dígitos, liderado pelo aumento da variação de preços, forte impulso no comércio eletrônico e recuperação adicional dos canais fora de casa. A Zona obteve ganhos de participação de mercado amplos e contínuos, principalmente em alimentos para pets, café e coffee creamers, bem como águas premium.

Por categoria de produto, Purina PetCare foi o maior contribuidor de crescimento com forte impulso em todos os canais e marcas. Purina Pro Plan, incluindo os produtos veterinários, Fancy Feast e Purina ONE, registraram forte crescimento de dois dígitos, sustentado por inovações contínuas, como Purina ONE Microbiome Balance. As vendas dos produtos da Nestlé Professional e da Starbucks fora de casa cresceram à forte taxa de dois dígitos. A categoria de bebidas, incluindo produtos para uso doméstico da Starbucks, Coffee mate e Nescafé, teve crescimento de um dígito, impactado por uma alta base de comparação em 2021. As vendas de águas premium cresceram à taxa de dois dígitos, com forte impulso para S. PellegrinoPerrier e Essentia. As fórmulas infantis registraram forte crescimento, acompanhando a escassez de oferta no mercado. A Nestlé ajudou a atender às necessidades dos pais e cuidadores importando produtos essenciais para fórmulas infantis para os Estados Unidos. A alimentação infantil também apresentou forte crescimento impulsionado por novos lançamentos de lanches saudáveis da Gerber ​​e pela alta demanda por ofertas orgânicas à base de vegetais. Os alimentos congelados apresentaram crescimento de um dígito, impactado por uma alta base de comparação em 2021 para refeições congeladas. DiGiorno e Hot Pockets apresentaram demanda sólida, e o crescimento de Stouffer’s tornou-se positivo no segundo trimestre. Nesquik pronto para beber nos EUA e confeitos no Canadá tiveram crescimento de dois dígitos sustentado pelos lançamentos de novos produtos.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 30 pontos-base. Excluindo o impacto do desinvestimento das marcas Nestlé Waters North America, o desenvolvimento da margem da Zona foi negativo, pois a significativa inflação de custos não foi totalmente compensada pela variação de preços.

Zona Europa

  • Crescimento orgânico de 7,1%: 2,1% de crescimento real (RIG); variação de preços de 4,9%.
  • A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 140 pontos-base para 17,3%.

O crescimento orgânico foi de 7,1%. A variação de preços atingiu 4,9%. O crescimento real permaneceu sólido em 2,1%, apesar da alta base de comparação em 2021 e das restrições da cadeia de fornecimento. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,7%. As vendas reportadas na Zona Europa aumentaram 2,9% para 9,3 bilhões de francos suíços.

A Zona Europa registrou alto crescimento orgânico de um dígito, refletindo o aumento de preços, a recuperação adicional de canais fora de casa e a inovação. A Zona continuou a registrar ganhos de participação de mercado, principalmente em pet food, cafés e nutrição infantil.

Por categoria de produto, o principal motor de crescimento foi Purina PetCare, impulsionado pelas marcas premium Gourmet, Purina ONE e Purina Pro Plan, incluindo produtos veterinários. O crescimento foi amplo em todos os canais, especialmente no e-commerce e em lojas especializadas em pets. Gourmet Revelations, o recém-lançado alimento super premium para gatos, teve forte demanda. As vendas da Nestlé Professional cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas pelas bebidas. Águas apresentou crescimento de dois dígitos impulsionado por S.PellegrinoPerrier e Acqua Panna. As vendas em Nutrição Infantil cresceram à taxa de dois dígitos, com base no forte impulso dos produtos de oligossacarídeos do leite humano (HMOs). Confeitos registrou crescimento de um dígito, com forte demanda por KitKat na maioria das geografias e Baci na Itália. Cafés apresentou crescimento de um dígito liderado pelo café solúvel NescaféStarbucks by Nespresso e outras cápsulas compatíveis com Nespresso tiveram ganhos adicionais de participação de mercado no varejo. Produtos culinários apresentou queda nas vendas, impactadas pelo crescimento negativo em pizza e macarrão. Os produtos à base de vegetais Garden Gourmet continuaram a ter forte impulso, refletindo o lançamento de novos produtos.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 140 pontos-base. A significativa inflação de custos contrabalançou amplamente a alavancagem de crescimento e o controle de custos disciplinado.

Zona Ásia, Oceania e África (AOA)

  • Crescimento orgânico de 8,2%: 2,1% de crescimento real (RIG); variação de preços de 6,1%.
  • A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 90 pontos-base para 23,5%.

O crescimento orgânico atingiu 8,2%, com crescimento real de 2,1%. A variação de preços aumentou 6,1%, com contribuições amplas de todas as geografias e categorias. O câmbio reduziu as vendas em 3,0%. As vendas reportadas na Zona AOA aumentaram 5,2% para 9,3 bilhões de francos suíços.

O crescimento orgânico na Zona AOA acelerou para uma alta taxa de um dígito, impulsionado pelo aumento de preços, recuperação adicional dos canais fora de casa e forte desempenho da cadeia de fornecimento. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em todas as categorias, principalmente em produtos culinários, cafés em cápsula e prontos para beber, bem como em produtos lácteos.

O Sudeste Asiático apresentou crescimento de um dígito, com contribuições positivas da maioria das geografias, lideradas pela Malásia. Nescafé, especialmente os produtos prontos para beber, assim como Maggi e KitKat, apresentaram forte demanda. O sul da Ásia registrou crescimento de dois dígitos de base ampla, devido à expansão da distribuição e aumento do valor das marcas, principalmente para Maggi, KitKat e Nescafé. O crescimento no Oriente Médio e na África ficou próximo à taxa de dois dígitos, com base no forte impulso de ofertas acessíveis na África Central e Ocidental. O Japão registrou crescimento de um dígito, com base na sólida demanda por cafés e Purina PetCare. As vendas na Coreia do Sul cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas pelos produtos da Starbucks. A Oceania registrou alto crescimento de um dígito, impulsionado por lançamentos de novos produtos, incluindo KitKat Dark Tablet e o relançamento de misturas de café Nescafé.

Por categoria de produto, produtos culinários foi a que mais contribuiu para o crescimento, liderado por Maggi. Cafés apresentou alto crescimento de um dígito, com forte demanda contínua por produtos Nescafé e Starbucks. As vendas da Nestlé Professional cresceram à taxa de dois dígitos. Nutrição Infantil registrou crescimento médio de um dígito, com ampla recuperação no segundo trimestre. As vendas de bebidas achocolatadas e maltadas, bem como confeitos, tiveram crescimento de dois dígitos, com base na forte demanda por Milo e KitKat. Purina PetCare registrou alto crescimento de um dígito, com impulso contínuo de Purina ONE, Purina Pro Plan e Felix.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 90 pontos-base. A significativa inflação de custos contrabalançou amplamente a alavancagem de crescimento e o controle de custos disciplinado.

Zona América Latina

  • Crescimento orgânico de 13,6%: 4,2% de crescimento real (RIG); 9,4% de variação de preços.
  • A margem de lucro operacional subjacente aumentou 10 pontos-base para 21,1%.

O crescimento orgânico foi de 13,6%, com aumento da variação de preços de 9,4%. O crescimento real permaneceu robusto em 4,2%, após o alto crescimento de um dígito em 2021. O câmbio teve impacto positivo de 4,3%. As vendas reportadas na Zona América Latina aumentaram 17,9% para 5,7 bilhões de francos suíços.

A Zona América Latina manteve crescimento orgânico de dois dígitos, com amplas contribuições em todas as localidades e categorias. O crescimento foi estimulado pelo aumento da variação de preços, recuperação adicional dos canais fora de casa e impulso sustentado das vendas no varejo. A Zona viu ganhos de participação de mercado em Nutrição Infantil, alimentos para pets e coffee creamers.

As vendas no Brasil cresceram à taxa de dois dígitos, com forte impulso de confeitos, bebidas achocolatadas e maltadas, bem como nutrição infantil. O México registrou alto crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento nas vendas de Purina PetCare, Nescafé e Carnation. As vendas no Chile cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por confeitos, Purina PetCare e cafés. A Colômbia e a Região do Prata também tiveram forte crescimento sustentado pelos volumes.

Por categoria de produto, confeitos foi a que mais contribuiu para o crescimento, refletindo a forte demanda por KitKat e as principais marcas locais, principalmente Garoto no Brasil. As vendas da Purina PetCare cresceram à taxa de dois dígitos, impulsionadas por Dog Chow, Cat Chow e Purina Pro Plan. A distribuição de Purina ONE continuou a expandir em toda a Zona. Cafés registrou crescimento de dois dígitos em base ampla, apoiado pelo café solúvel NescaféNescafé Dolce Gusto e o lançamento adicional de produtos Starbucks. As vendas da Nestlé Professional cresceram à forte taxa de dois dígitos, com destaque para bebidas. Nutrição Infantil teve alto crescimento de um dígito, com base no sólido impulso de Nido e NAN. Produtos lácteos registraram crescimento de um dígito liderado por leites fortificados e soluções culinárias lácteas.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 10 pontos-base. A variação de preços, alavancagem de crescimento e controle disciplinado de custos compensaram amplamente a inflação de custos.

Zona Grande China

  • Crescimento orgânico de 2,3%: 1,6% crescimento real (RIG); variação de preços de 0,7%.
  • A margem de lucro operacional subjacente aumentou 100 pontos-base para 15,0%.

O crescimento orgânico foi de 2,3%, com crescimento real de 1,6%. A variação de preços atingiu 0,7%, tornando-se positiva no segundo trimestre. O câmbio teve impacto positivo de 3,8%. As vendas reportadas na Zona da Grande China aumentaram 6,0% para 2,7 bilhões de francos suíços.

A Zona da Grande China registrou crescimento orgânico de um dígito impactado pelas restrições de movimento relacionadas ao COVID-19. O crescimento foi sustentado por uma demanda robusta nos canais de e-commerce e pela inovação contínua.

Por categoria de produto, cafés apresentou crescimento de um dígito. Os produtos Starbucks e o café solúvel Nescafé tiveram impulso contínuo. Produtos culinários reportou crescimento de um dígito, ajudado pelo aumento da distribuição e lançamentos de novos produtos. Confeitos registrou crescimento de um dígito, liderado pelo forte desenvolvimento das vendas do wafer de chocolate Shark e pela sólida demanda por Hsu Fu Chi. Purina PetCare registrou alto crescimento de um dígito, com destaque para Mon Petit, Fancy Feast e DentaLife, lançado recentemente. O crescimento em Nutrição Infantil tornou-se positivo, com tendência de aumento de participação de mercado. O negócio apresentou forte recuperação no segundo trimestre, principalmente com relação a NAN e illuma. A Nestlé Professional reportou queda nas vendas, refletindo as restrições dos canais fora de casa.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 100 pontos-base. O mix favorável e controle disciplinado de custos compensaram amplamente a inflação de custos.

Nespresso

  • Crescimento orgânico de 2,6%: -1,6% de crescimento real (RIG); variação de preços de 4,2%.
  • A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 170 pontos-base para 24,3%.

O crescimento orgânico foi de 2,6%, com aumento da variação de preços de 4,2%. O crescimento real foi de 1,6% após forte crescimento de dois dígitos em 2021 durante a pandemia. O câmbio impactou negativamente as vendas em 1,7%. As vendas reportadas da Nespresso aumentaram 1,0% para 3,2 bilhões de francos suíços.

A Nespresso registrou crescimento orgânico de um dígito, após forte crescimento de dois dígitos em 2021. Os canais fora de casa tiveram uma recuperação ainda maior, com forte demanda pelo sistema Momento. O sistema Vertuo teve impulso sustentado e agora é vendido em 44 países. A inovação continuou a ressoar entre os consumidores com lançamentos de novos produtos, incluindo a coleção de verão Liminha over Ice e Exotic Liminha over Ice da linha Barista Creations.

Por geografia, a América do Norte registrou crescimento de dois dígitos com ganhos contínuos de participação de mercado. A Europa reportou queda nas vendas, impactada por uma alta base de comparação em 2021. Outras regiões combinadas registraram alto crescimento de um dígito. No segundo trimestre, a Nespresso obteve a certificação global B Corp, refletindo o compromisso contínuo do negócio com a sustentabilidade e a transparência.

A margem de lucro operacional subjacente da Nespresso diminuiu 170 pontos-base, impactada pelos investimentos na implantação do sistema Vertuo e pela inflação de custos.

Nestlé Health Science

  • Crescimento orgânico de 6,6%: 4,4% de crescimento real (RIG); variação de preços de 2,2%.
  • A margem de lucro operacional subjacente aumentou 20 pontos-base para 13,7%.

O crescimento orgânico foi de 6,6%, com crescimento real robusto de 4,4% e aumento da variação de preços de 2,2%. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 57,2%, relacionadas, principalmente, à aquisição das principais marcas da The Bountiful Company e da Orgain. O câmbio impactou positivamente as vendas em 1,7%. As vendas reportadas pela Nestlé Health Science aumentaram 65,5% para 3,2 bilhões de francos suíços.

A Nestlé Health Science registrou alto crescimento orgânico de um dígito, acompanhando os fortes desenvolvimentos de vendas em 2020 e 2021. O crescimento foi sustentado por inovação, expansão geográfica e ganhos de participação de mercado.

Produtos para o Cuidado do Consumidor registrou crescimento de um dígito. Os produtos para o envelhecimento saudável cresceram à taxa de dois dígitos, sustentados por Boost e Nutren. Vitaminas, minerais e suplementos reportaram crescimento de um dígito, impactado por uma alta base de comparação e restrições da cadeia de fornecimento. As vendas de Pure Encapsulations, uma oferta super premium recomendada por profissionais de saúde, cresceram à taxa de dois dígitos. Vital Proteins apresentou demanda robusta, auxiliada pela expansão geográfica. Orgain, a recém-adquirida empresa de nutrição à base de vegetais, apresentou forte crescimento de dois dígitos, com base na inovação e no aumento da distribuição.

Medical Nutrition registrou crescimento de dois dígitos, com forte desenvolvimento nas vendas dos produtos pediátricos Althéra, Alfaré e AlfaminoZenpep registrou forte crescimento com ganhos de participação de mercado. Palforzia, o tratamento de alergia ao amendoim, teve mais aceitação pelos pacientes.

Por geografia, as vendas na América do Norte cresceram à alta taxa de um dígito. A Europa teve crescimento positivo. Outras regiões combinadas apresentaram crescimento de dois dígitos.

A margem de lucro operacional subjacente da Nestlé Health Science aumentou 20 pontos-base. A alavancagem de crescimento e as sinergias de aquisição compensaram amplamente a inflação de custos e os investimentos em crescimento.

Negócios como uma força para o bem: melhorando a vida dos consumidores de baixa renda por meio de nutrição acessível

As interrupções na cadeia de fornecimento e as pressões inflacionárias foram exacerbadas pela guerra na Ucrânia e eventos climáticos extremos relacionados às mudanças climáticas. O poder de compra das pessoas diminuiu. Nesse contexto, oferecer alimentos nutritivos e acessíveis a consumidores de baixa renda é mais importante do que nunca.

Trabalhar para tornar produtos alimentícios nutritivos mais acessíveis e disponíveis faz parte da missão da Nestlé. A empresa se concentra em quatro áreas:

  • As deficiências de micronutrientes são generalizadas em todo o mundo. A Nestlé está ajudando a resolver esse problema por meio da fortificação com micronutrientes com base nas necessidades locais. No Paquistão, por exemplo, uma em cada duas crianças tem deficiência de ferro. A empresa lançou recentemente o BUNYAD IRON+, uma bebida láctea acessível, fortificada com uma nova fonte de ferro que é mais facilmente absorvida pelo corpo. Na região da África Central e Ocidental (CWAR), onde a deficiência de ferro também é generalizada, a Nestlé fortifica o caldo Maggi com ferro e iodo. Esses produtos são ampla e regularmente utilizados na região para dar sabor às refeições caseiras. No ano passado, a Nestlé vendeu 82 bilhões de porções fortificadas de caldo Maggi mais acessível apenas na CWAR – Região da África Central e Ocidental. A Nestlé também aborda inadequações em macronutrientes, como fibras, gorduras saudáveis ​​e proteínas, por meio de seus produtos.
  • Para aumentar a disponibilidade e acessibilidade de produtos nutricionais acessíveis, a Nestlé pretende oferecê-los a um preço que as pessoas podem pagar com seu salário diário. Trata-se também de disponibilizar produtos onde quer que os consumidores os adquiram. Em áreas remotas ao redor do mundo, a Nestlé utiliza diferentes canais específicos nos mercados locais para distribuir seus produtos nutricionais acessíveis. As tradicionais feiras livres da CWAR, onde se vende o caldo Maggi, são apenas um exemplo.
  • A Nestlé trabalha na otimização da cadeia de valor para manter os custos baixos e garantir o fornecimento. Obtém ingredientes de produtores locais e se esforça para minimizar o desperdício de alimentos. A Nestlé Cerevita Instant Sour Porridge, por exemplo, é uma solução nutritiva acessível para os consumidores da África Austral. Utiliza ingredientes de alta qualidade de origem local e sustentável. A fabricação do produto aproveita as tecnologias existentes de secagem por rolo e mistura a seco. Desta forma, a Nestlé minimiza os custos de produção e fornece um mingau adaptado às preferências de gosto do consumidor local e às necessidades nutricionais.
  • A Nestlé está expandindo seus programas e parcerias de educação nutricional para ajudar os consumidores. Por exemplo, sua campanha ‘Viva Forte com Ferro’ na CWAR promove a conscientização e o consumo de alimentos ricos em ferro. Na Austrália, a Nestlé desenvolveu e produziu o primeiro produto personalizado para o Foodbank, uma organização de ajuda alimentar. Maggi Hearty One Pot Recipe Mix é usado em combinação com os ingredientes frescos que o Foodbank fornece e já adicionou sabor a um milhão de refeições até agora. O produto está ajudando a combater a insegurança alimentar e minimizando o desperdício de alimentos ao mesmo tempo.

Perspectiva

Perspectivas atualizadas para o ano de 2022: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 7% e 8%. Espera-se, agora, margem de lucro operacional subjacente em torno de 17,0%. Espera-se aumento do lucro subjacente por ação nas moedas constantes e da eficiência de capital.

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