quinta-feira , 23 janeiro 2020
Capa » Mercado » Nestlé antecipa tendências do varejo para 2020

Nestlé antecipa tendências do varejo para 2020

Inovação e experiência do consumidor são os grandes norteadores para o varejo no próximo ano.

São Paulo, dezembro de 2019 – Para antecipar tendências e reforçar o relacionamento com o varejo, a Nestlé recebeu seus principais clientes em encontros individuais na sede da companhia, em São Paulo, ao longo de novembro e dezembro. Essas reuniões integraram o Joint Business Plan, evento anual da Nestlé para identificar oportunidades no curto e médio prazo nas categorias em que a companhia atua, em segmentos como super e hipermercados, atacarejos, farmácias e petshops, entre outros.

A companhia fechou o ano com mais de 100 inovações, entre novos produtos e renovações de itens de linhas já existentes e deve manter o ritmo para 2020 – e o varejo é essencial para fazer com que as novidades cheguem até o consumidor. “Esse relacionamento próximo nos permite uma execução de campanhas mais assertiva para destacar os lançamentos da Nestlé nos pontos de venda e, ao mesmo tempo, contribui para alavancar os resultados dos nossos parceiros”, explica o vice-presidente de Vendas da Nestlé Brasil, Josué de La Maza.

A seguir, confira as principais tendências que a Nestlé apresenta para o varejo em 2020.

Experiência no PDV é essencial

A experiência e a interação com o consumidor no ponto-de-venda permanecem como fortes tendências observadas em 2019 e que seguirão em 2020. Cerca de 70% das decisões de compra acontecem na própria loja física, segundo dados da consultoria Nielsen. É nesse espaço onde o consumidor tem contato com promoções, folhetos com ofertas e vivência na prática a distribuição estratégica dos produtos nas gôndolas.

Em linha com essa premissa, a Nestlé realizou pela primeira vez o Show de Novidades, levando mais de 100 lançamentos de diversas categorias às principais redes varejistas. A iniciativa, que aconteceu de julho a setembro, apresentou produtos Nestlé em quiosques ou balcões, e possibilitou ao consumidor ter contato direto com lançamentos em categorias como cafés, biscoitos, bebidas, lácteos, nutrição infantil, biscoitos, entre outras. “O Show de Novidades surgiu como uma ideia para permitir ao consumidor a oportunidade de conhecer e degustar nossos lançamentos, por meio de uma experiência diferenciada de compra no varejo físico que impulsionou o valor percebido de nossa marca”, destaca Josué de La Maza. A inciativa foi tão bem recebida pelo varejo e pelos consumidores que haverá uma segunda edição em 2020.

Campanhas promocionais alavancam vendas

Em outra frente, a companhia desenvolveu e executou campanhas promocionais com temáticas diversas ao longo de 2019, a exemplo da Tá Podendo Nestlé, com a atriz Tatá Werneck como embaixadora; a promoção Ganhou, Causou Nestlé, com Fernanda Gentil, Carlinhos Brown e Malvino Salvador, que trouxe um impacto positivo para as pessoas ao destacar causas relevantes em frentes como esporte, cultura e educação – a promoção distribuiu mais de R$ 3 milhões em prêmios para consumidores e entidades das frentes citadas. Também foram realizadas ativações de Neston e de Receitas Nestlé, com a ação Cozinha pra Você, que premiou com cozinhas completas e prêmios instantâneos.

“As promoções são importantes para reforçar pautas de interesse do consumidor e aumentar a capilaridade na distribuição dos produtos, em diversos canais no varejo físico e digital. Para 2020, já estão previstas uma nova campanha corporativa no primeiro trimestre e a reedição da promoção Ganhou, Causou“.

Varejo e indústria: sempre próximos

Como a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, a Nestlé entende que estar próxima do varejo é fundamental. Anualmente, a companhia promove uma série de iniciativas para amplificar essa conversa com o varejo. São diversas oportunidades estão abertas em eventos setoriais, como o APAS Show, realizado pela Associação Paulista de Supermercadistas, que reúne empresários, executivos e representantes dos principais players do setor de alimentos e bebidas do Brasil e internacionais. “Esses eventos e outras feiras regionais permitem alavancar parcerias e dão o suporte necessário para a Nestlé entender cada vez mais as necessidades do varejo para desenvolver produtos inovadores e trazer novas experiências de consumo a um cliente cada vez mais criterioso e consciente”, finaliza Josué de La Maza.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*