Capa » Notícias » NESCAFÉ® Dolce Gusto® e Nespresso se unem para doar equipamentos de proteção individual para cooperativas de reciclagem

NESCAFÉ® Dolce Gusto® e Nespresso se unem para doar equipamentos de proteção individual para cooperativas de reciclagem

Mais de 2 mil catadores receberão máscaras e álcool em gel para realizar trabalho de reciclagem com segurança

São Paulo, setembro de 2020 – As marcas NESCAFÉ® Dolce Gusto® e Nespresso se uniram para realizar a doação de equipamentos de proteção individual para cooperativas de reciclagem com as quais a Nestlé mantém projetos de logística reversa de cápsulas. Pelo tipo de trabalho que realizam, com manuseio de materiais vindos de diferentes origens e que podem passar pelas mãos de muitas pessoas, os catadores de recicláveis estão expostos a diversos fatores de risco no atual cenário. Por isso, como forma de contribuir para sua proteção, as marcas vão distribuir itens como máscaras laváveis e face shield, além de álcool em gel. No total, serão contempladas 49 cooperativas parceiras, beneficiando mais de 2 mil pessoas que atuam na coleta de recicláveis.

A doação vem se somar a diversas outras ações que a Nestlé vem realizando como forma de apoiar a sociedade nesse momento. Anteriormente, a companhia já havia realizado a entrega de 2 mil cestas básicas para mais de 40 cooperativas de reciclagem na cidade de São Paulo e região metropolitana.

No total, a Nestlé já doou mais de 800 toneladas de alimentos, bebidas e petfood desde março, totalizando mais de R﹩ 55 milhões em doações e apoio financeiro, com impacto para mais de 2,5 milhões de pessoas. Também realizou a doação de mais de 350 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) para instituições e profissionais de saúde em todo o Brasil, junto com a Cruz Vermelha, e 470 mil máscaras foram doadas a prefeituras de 15 regiões onde a Nestlé atua no País.

Apoio à reciclagem

NESCAFÉ® Dolce Gusto® possui diversas ações para estimular a reciclagem de materiais, contribuindo para gerar renda para cooperativas e catadores, além de resultar em um impacto positivo para o meio ambiente. Em janeiro, a marca iniciou um novo modelo de coleta e reciclagem de cápsulas. O consumidor que adquire cápsulas via e-commerce da marca recebe uma sacola reciclável colorida para o descarte do material – basta dispensar para a coleta seletiva residencial, levar até um dos mais de 40 pontos de descarte ou baixar o aplicativo Cataki, em que é possível combinar com um dos catadores parceiros sobre a coleta dos materiais. No site http://descartarcapsulas.pertinhodemim.com/ é possível identificar os postos de coleta mais próximos do endereço do usuário por meio de link geolocalizador.

A ação envolve cooperativas que atuam na capital paulista e na Grande São Paulo, que foram treinadas para identificar facilmente as sacolas coloridas da marca, separando as cápsulas para reciclagem. Depois, o material se transforma em resina plástica, matéria-prima para produtos como porta-cápsulas, estojo, vaso, lixeira e outros materiais. Ainda em 2020, a ideia é ampliar o novo modelo de reciclagem para outras regiões metropolitanas do País.

Já Nespresso, como parte da estratégia global para garantir que cada xícara gere impacto positivo para o meio ambiente e para sociedade, investe mais de R﹩ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à reciclagem de cápsulas de alumínio no Brasil. A marca iniciou a reciclagem em 2011 no país, criando um sistema próprio em seu Centro de Reciclagem Nespresso, localizado na região metropolitana de São Paulo, onde o alumínio é separado da borra de café por um sistema mecânico, sem uso de água, e enviado para uma empresa de reciclagem. O pó de café é destinado para produção de adubo orgânico.

Atualmente, a Nespresso possui mais de 170 pontos de coleta de cápsulas pelo Brasil. Como parte do esforço para oferecer soluções de reciclagem mais convenientes, desde 2018, a marca faz parcerias com cooperativas de reciclagem, que realizam a triagem das cápsulas. A Nespresso adquire essas cápsulas e as leva até o Centro de Reciclagem, onde seguem o ciclo de sustentabilidade, ganhando o destino ambientalmente correto para o pó de café e o alumínio. A parceria que começou com cinco cooperativas conta atualmente com 49 cooperativas na Grande São Paulo, e, até o final de 2020, chegará a mais 14 cidades pelo Brasil.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*