Capa » Notícias » Mercado de trabalho: alto grau de formação e novas habilidades são tendências no pós-pandemia

Mercado de trabalho: alto grau de formação e novas habilidades são tendências no pós-pandemia

Megaevento online com mais de 26 horas, que acontece de 23 de fevereiro a 08 de março, discute o futuro das profissões e do mercado de trabalho; evento é aberto ao público e tem participação gratuita

A pandemia mudou a rotina das pessoas, o modo de se trabalhar e gerou demissões em todo o mundo. No Brasil, a previsão de economistas é que a taxa de desemprego chegue a 17% neste primeiro semestre. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa no terceiro trimestre de 2020 chegou a 14,6%, a pior desde o início da pesquisa, em 2012.

O aumento de pessoas desempregados é um movimento mundial, segundo relatório The Future of Jobs 2020 (O futuro do trabalho 2020, em tradução livre), divulgado em outubro pelo Fórum Econômico Mundial. Os dados informam que, pela primeira vez nos últimos anos, o número de contratações é inferior ao de demissões.

No mesmo período, o mundo acompanhou o mercado de trabalho mudar mais rápido do que o esperado, acelerando a transformação digital e dando mais espaço ao universo online. As novas tecnologias e as tendências globais impulsionaram o surgimento de novas profissões e demonstram demanda mista de habilidades digitais e humanas.

Qual profissão seguir?

Este mês o LinkedIn, rede social de networking e empregos, divulgou um estudo que mostra como a pandemia alavancou a procura por algumas profissões e listou as 15 principais categorias que mais devem contratar em 2021.

Segundo o levantamento os setores de saúde e de tecnologia foram os mais impulsionados pelas demandas impostas pela chegada do coronavírus. Áreas como marketing, varejo online e dos setores farmacêutico e de pesquisa, que se mostraram extremamente importantes para o desenvolvimento das vacinas, também devem ficar aquecidas em 2021.

Elton Schneider, diretor da Escola Superior de Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter, explica que saber quais áreas estão em expansão e são tendência pode auxiliar na entrada no mercado de trabalho. “As áreas com potencial de empregos estarão voltadas aos profissionais com alto grau de formação, ou seja, graduação, pós-graduação, dupla graduação e para o desenvolvimento de novas habilidades”.

De acordo com Schneider, as profissões tradicionais, como engenheiro, administrador e contador, não irão desaparecer, mas vão exigir dos profissionais que estão no mercado novas competências: digitais, habilidades de comunicação visual, automação e digitalização dos negócios, aprendizagem ao longo da vida (quando alguém exerce várias profissões e empregos ao longo da carreira), Desenvolvimento de Equipes Virtuais e áreas de conhecimento como inteligência artificial, Big Data, Blockchain e Indústria 4.0.

Conhecendo profissões

Entre os dias 23 de fevereiro e 08 de março, acontecerá o Feirão online de profissões Uninter. “Serão duas semanas para ajudar os vestibulandos a definirem o que querem cursar. Durante as lives, transmitidas simultaneamente pelo Facebook e Youtube, os professores dos cursos e profissionais do mercado tirarão dúvidas em tempo real sobre as profissões, os cursos, mercado de trabalho, oportunidades de atuação e cenário da profissão em um momento pós pandemia”, afirma o reitor da Uninter, Benhur Gaio.

De segunda a sexta, das 16h às 20h, as lives serão apresentadas pelas Escolas Superiores, e aos sábados, das 9h às 14h, acontecerá a apresentação dos novos cursos da instituição, totalizando mais de 26 horas de informação e interação com os participantes. As dúvidas poderem ser enviadas ao longo das transmissões pelo Facebook e Youtube.

A Escola de Gestão, Comunicação e Negócios inicia a programação do Feirão no dia 23/02 e vai realizar sua segunda live na quarta-feira, dia 03/03; a Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades vai conversar com os vestibulandos nos dias 24/02 e 04/03; os interessados pelos cursos da área educativa poderão conferir as lives da Escola de Educação nos dias 25/02 e 05/03; já os professores da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança participarão das transmissões dos dias 26/02 e 01/03; os estudantes que optarem pelos cursos de tecnologia e engenharias poderão acompanhar a live no dia 02/03; quem está buscando uma pós-graduação poderá acompanhar as transmissões dos dias 06 e 08/03; já quem quer conferir os novos cursos da instituição, poderá acompanhar os bate-papos aos sábados, dias 27/02 e 06/03.

Para realizar inscrição prévia e conferir a programação completa, acesse: https://www.uninter.com/feirao-de-profissoes/

O Centro Universitário Internacional Uninter tem mais de 400 cursos entre graduação, pós-graduação e extensão são ofertados pela instituição e tem nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) e 5 no Conceito Institucional (CI). A metodologia de ensino da instituição foi estruturada pensando na flexibilidade do aluno, que pode organizar seus dias e horários de estudos. A modalidade mescla tecnologias digitais e analógicas, com momentos ao vivo ou gravados, presença obrigatória para realização das avaliações e atendimento online de tutoria e orientação educacional por professores.

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade. Já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil alunos ativos nos mais de 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Possui polos de apoio presencial estrategicamente localizados em todo o território brasileiro. Para saber mais acesse uninter.com

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*