Capa » Logística » Mars garante transparência na cadeia de suprimentos do cacau pela rastreabilidade da matéria-prima via GPS

Mars garante transparência na cadeia de suprimentos do cacau pela rastreabilidade da matéria-prima via GPS

Mapa interativo ajuda a empresa a alcançar uma cadeia livre de desmatamento para o cacau utilizado nos produtos Mars Wrigley até 2025

São Paulo, setembro de 2020 – Desde o lançamento da estratégia “Cocoa for Generations” em 2018, a Mars Wrigley vem acelerando seus esforços para obter cacau de maneira responsável, relacionando-se com fazendas que estão implementando medidas de proteção para crianças, de preservação das florestas e de melhoria da renda dos agricultores. O programa também estabelece alguns requisitos para os fornecedores da matéria-prima que são utilizados na fabricação dos icônicos produtos do segmento, como as marcas SNICKERS®, M&M’S®, TWIX® e SKITTLES®.

Frear o desmatamento é um componente importante para a saúde e o bem-estar das pessoas e do planeta. As florestas fornecem habitat para metade de todas as espécies vegetais e animais conhecidas, regulam os padrões locais de chuva e fornecem meios de subsistência para milhões de pessoas, incluindo produtores de cacau, suas famílias e comunidades. Além disso, o desmatamento da cobertura florestal primária pode aumentar as emissões de gases de efeito estufa. Esse é um dos motivos pelos quais a Mars Wrigley investe em pesquisa e outras intervenções para ajudar os agricultores a cultivar mais cacau nas terras agrícolas existentes sem invadir as florestas.

É aí que entra a rastreabilidade. Em 2019, pela primeira vez, a Mars relatou quanto do cacau que utiliza era rastreável a um país de origem, a um grupo de agricultores naquele país e às fazendas individuais que abasteciam esse grupo de agricultores. Neste mapa interativo é possível verificar os nomes, localizações e número total de agricultores do qual a empresa adquiriu cacau no ano safra 2018/2019 como parte do programa de cacau responsável. Para total transparência, a empresa também publicou uma lista dos fornecedores Tier 1 de onde compra cacau. O objetivo é que todo o cacau utilizado seja rastreável desde o agricultor até o primeiro ponto de compra até 2025 (a organização de agricultores, cooperativa ou empresa compradora licenciada de que nossos fornecedores compram).

Rastreando mais de 350.000 fazendas familiares

Como parte do programa Responsible Cocoa, a Mars espera que seus fornecedores vão além do fornecimento de um único ponto de Sistema de Posicionamento Global (GPS) típico em um mapa. Saber a localização e os limites de cada fazenda e para qual organização de agricultores o agricultor vende seu cacau ajuda a Mars a identificar a origem da matéria-prima e verificar se o cacau comprado é cultivado dentro dos limites do polígono do GPS e não em qualquer floresta protegida próxima.

É um grande trabalho rastrear mais de 350.000 lotes agrícolas em 13 países, muitas vezes em lugares sem estradas, limites formais de propriedade ou registros de terras online. Por isso, o mapa de fronteira junto com as avaliações de risco e os planos de ação de desmatamento do país torna-se útil para orientar quaisquer ações futuras.

Com base nos dados de nossos fornecedores de cacau, tivemos um grande progresso até o final de 2019, com um terço das fazendas em nossa cadeia de abastecimento agora mapeadas:

“Compartilhar de onde e de quem compramos nosso cacau dá aos consumidores, clientes, governos e outras partes interessadas, bem como aos nossos associados, a confiança de que estamos rastreando a origem de onde vem nosso cacau e as condições em que é cultivado. Ao fazer isso, nossos produtos de chocolate continuam a corresponder ao nosso objetivo Mars Wrigley de criar momentos melhores para fazer o mundo sorrir”, comenta o vice-presidente global de cacau da Mars Wrigley, John Ament.

1 Os volumes do país de origem e do fornecedor flutuam regularmente. Essas informações são baseadas em dados de mercado, relatórios de fornecedores e acordos com fornecedores. A Mars obtém cacau por meio da abordagem de balanço de massa, em que todo o cacau que fornecemos sob esta abordagem corresponde ao cacau produzido por agricultores em nossos programas de cacau responsável. O cacau dos agricultores nesses programas pode ser rastreado fisicamente desde o agricultor até o primeiro ponto de compra.

2 Com base em relatórios de fornecedores.

3 Com base em relatórios de fornecedores.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US﹩ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio: Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos (chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 125 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus públicos, em linha com o seu propósito de “Criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje”.

Para mais informações sobre a Mars por favor acesse: http://www.mars.com/brazil/pt

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*