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Logística: especialista aponta tendências para o pós-pandemia

O isolamento social deixou profundas marcas na área da logística, que devem permanecer

Imagine a forma como você consumia produtos e serviços antes da pandemia de Covid-19. Agora, imagine como você consome os mesmos produtos atualmente. Hoje, o seu consumo está muito voltado a plataformas e ferramentas digitais, certo?!

Assim como os consumidores, organizações também tiveram de se adaptar às mudanças, sobretudo a área de Logística. A seguir, a coordenadora do curso de Logística da Faculdade Anhanguera, Danieli Hernandes, aponta quais tendências devem ser mantidas ou aperfeiçoadas pelas empresas no “novo normal”.

E-CCOMERCE VEIO PARA FICAR

O comércio eletrônico já vinha mostrando crescimento nos últimos anos, e isso se acelerou em 2020, com a pandemia. Os números comprovam isso: segundo dados da Synapcom, as compras on-line cresceram 672% no Norte, 671% no Nordeste, 611% no Centro-Oeste, 513% no Sudeste (região que concentra 64% do volume de transações) e 372% no Sul do Brasil no primeiro trimestre de 2021, em relação ao ano anterior.

Só nos três primeiros meses deste ano, o brasileiro fez 78,5 milhões de compras online (57,4% a mais em comparação ao mesmo período de 2020), gerando um faturamento de R$ 35,2 bilhões (72,2% a mais do que o ano anterior), segundo pesquisa da Neotrust.

E de todo esse montante de compras, 56,3% dos pedidos é feito pelo consumidor por meio do aparelho celular, segundo relatório sobre comércio eletrônico do país elaborado pela Ebit.

Com este cenário, do pequeno ao grande empresário, qualquer empresa deve obrigatoriamente considerar as vendas por comércio eletrônico em seu plano de negócio, com risco de ficar para trás se mantiver apenas as tradicionais vendas físicas.

DIGITALIZAÇÃO

Muitas empresas encararam problemas estruturais em suas cadeias de suprimento, causados por gerenciamento manual de estoques, por exemplo. Mas como toda mudança vem para o bem, grande parte delas rapidamente se atualizou e investiu em inteligência artificial e recursos tecnológicos para melhorar o seu “supply chain”. Passada a pandemia, a digitalização é uma tendência que deve se manter na área da logística.

UNIÃO DE FORÇAS

O ditado diz que “a união faz a força”, e é verdade. Grandes varejistas intensificaram parcerias com empresas e fornecedores menores, para aumentar sua rede de

atendimento e cobertura de mercados. Uma maior ajuda mútua e integração entre fornecedores e empresa é bom para todos os lados: tanto para as corporações, fomentando os pequenos negócios; quanto para o consumidor, que recebe o produto mais rápido ou com melhor preço.

Essa “união” também é um ponto positivo para descentralizar os centros produtores e distribuidores. Se há um fornecedor ou parceiro no Norte do Brasil, o consumidor que mora nessa região e realiza uma compra que possa ser atendida por um parceiro mais próximo do endereço de entrega (em vez do produto sair no Sul, por exemplo) receberá mais rápido a mercadoria.

INVISTA NO OMNICHANNEL

O Omnichannel é uma tendência do varejo que converge todos os canais de comunicação usados pela empresa no relacionamento com o cliente. Isso quer dizer que não importa se o consumidor faz uma compra ou reclamação em uma loja física, ou pelo site ou telefone. Todas as informações do cliente estão concentradas em uma só base de dados, tudo integrado, acelerando os processos.

MELHORE O LAST MILE

Na Logística, o termo “last mile” se refere à última etapa da entrega do produto, o trajeto do centro de distribuição até o endereço do comprador. Neste processo pode haver entraves, e investir em tecnologia de rastreio melhorará a experiência tanto para o comprador, como para o vendedor.

É bom para o cliente, que sabe qual caminho o produto está fazendo até chegar às suas mãos, quanto para a empresa, que pode avaliar quais são as melhores rotas de entrega, reduzindo inclusive o preço do frete.

ESG

O ESG (Enviromental, Social and Governance, ou Meio ambiente, Sociedade e Governança, em português) também devem pautar as atividades de Logística das empresas. As organizações socialmente responsáveis devem pensar em ações que promovam, por exemplo, a economia circular, reduzindo o impacto de suas operações no meio ambiente, além de apoiar e fomentar ações sociais nas comunidades que vivem em seu entorno.

TRABALHO REMOTO

Praticamente todas as áreas do mercado foram impactadas com o home office, não apenas a Logística. E a tendência do trabalho remoto deve ser mantida, otimizando reuniões e processos de forma on-line.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde

e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.168 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

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