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Liderança feminina segue em ascensão no varejo alimentar

Associação dos Supermercados do Rio confirma a presença dominante de mulheres em cargos de liderança

Um estudo recente da Kantar aponta que o número de mulheres em cargos de liderança segue em crescimento no Brasil. E a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) confirma o fato. Quase 94% da equipe é composta por mulheres. Somente a liderança é formada por 85% delas.

Segundo a superintendente da ASSERJ, Keila Prates, os números são naturais para um ambiente de trabalho onde a igualdade de gênero prevalece. “Temos orgulho de sermos a maioria, vemos que a cada ano nossa presença no mercado de trabalho aumenta. E isso solidifica a nossa capacidade e empoderamento. Somos fortes e estamos aptas a ocupar qualquer cargo. Trabalhamos isso constantemente com nosso time”.

O presidente, Fábio Queiróz, se sente lisonjeado dos números e espera que outras empresas sigam o mesmo exemplo. “É uma honra ter todas essas as mulheres em nossa equipe, e vemos o quão são excelentes em tudo que fazem. Não vemos ninguém com diferença aqui. Todos são avaliados pela sua capacidade”.

Para a gerente de RH da associação, Fabiane Borges, esta é uma tendência que será vista com maior frequência nas empresas. “Há a necessidade de mais medidas práticas dentro das empresas que ajudem a vencer barreiras de gênero e promovam uma cultura inclusiva em todos os âmbitos das empresas, a começar pelo incentivo das altas lideranças, que precisam estar comprometidas com essa política”, avalia.

CENÁRIO BRASILEIRO

O país foi avaliado em 2019 em outro estudo da Kantar com o índice Reykjavik, que mede o quão confortável a sociedade se sente com mulheres e homens em posições de liderança.

Em uma escala que vai de zero a 100, o Brasil alcançou os 66 pontos. O resultado foi considerado relativamente elevado, na comparação com países do G7, o grupo de economias mais desenvolvidas do mundo. Canadá e França, os primeiros colocados, fizeram 77 pontos, enquanto Itália, Alemanha e Japão, os últimos, tiveram 68, 69 e 70, respectivamente. Entre os países avaliados, Rússia (53) e China (48) foram os piores.

Um dos principais apontamentos foi o de que 52% das pessoas no Brasil se sentiriam muito confortáveis em ter uma mulher como chefe de governo. O índice, porém, cai no mundo corporativo. Segundo o estudo da Kantar, apenas 41% se sentiriam muito confortáveis em ter uma mulher como CEO de uma grande empresa.

Sobre a ASSERJ

Criada em 1969, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo unir, servir e representar o segmento supermercadista nos cenários político, econômico e social, promovendo a interação entre os players e o desenvolvimento da qualidade da gestão. Hoje comandada pelo executivo Fábio Queiróz, eleito presidente em 2015, a ASSERJ representa os interesses de 300 grupos supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro e oferece a seus associados diversos benefícios, como cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica. https://asserj.com.br

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