Superar desafios climáticos, garantir a produção e armazenamento ovos de chocolate em altas temperaturas envolve compromisso com tecnologia, inovação e práticas sustentáveis
São Paulo, abril de 2025 – Páscoa é uma época mágica, que traz grandes expectativas de alegria e união para as famílias brasileiras. E parte dessa magia é garantida por Lacta, líder em ovos de Páscoa no país. No entanto, as crescentes temperaturas dos últimos anos vem adicionando um novo desafio à operação: como garantir que esses chocolates cheguem aos lares dos consumidores com a mesma qualidade com que foram produzidos.
Com o compromisso de entregar o snack certo, para o momento certo e feito da maneira certa, a Mondelēz Brasil, empresa da qual Lacta faz parte e que está presente em 92% dos lares brasileiros, investe continuamente em inovação e tecnologia e desenvolveu soluções para superar os desafios climáticos e logísticos que surgiram com as ondas de altas temperaturas. Camila Pacheco, VP de Supply Chain da Mondelez Brasil, destaca: “Nosso objetivo principal é garantir que todos possam desfrutar da Páscoa com o sabor e a qualidade que conhecem e amam. Buscamos soluções inovadoras que mantenham a excelência de nossos produtos, não importa quão altas estejam as temperaturas.”
Entre as estratégias da companhia, destaca-se o uso de placas eutéticas no transporte refrigerado, uma tecnologia sustentável que utiliza energia elétrica e solar para manter os chocolates em uma temperatura constante, eliminando a necessidade de diesel durante o processo de climatização, o que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, como o carbono. A iniciativa atua como um acumulador de frio e atinge seu ponto de congelamento por meio de energia elétrica e solar. Essa solução garante um controle de temperatura mais estável e eficiente, além de reduzir as emissões de CO2e. Essa inovação, além de proteger os produtos, reflete o compromisso da Mondelez Brasil com o meio ambiente. A iniciativa já está em expansão, e a previsão da empresa é ter 217 carretas equipadas com essa solução a partir de 2026.
Para a região Nordeste, que tende a apresentar temperaturas ainda maiores, Lacta implementou o projeto piloto de gôndolas refrigeradas em pontos de venda. Essas gôndolas mantêm os produtos a cerca de 10°C, evitando o derretimento ou congelamento do produto, e não possuem as portas tradicionais das geladeiras, garantindo mais praticidade no ponto de venda. Além disso, conta com um modem interno que permite o monitoramento remoto da temperatura e do funcionamento do equipamento. “Queremos que a experiência de compra seja tão prazerosa e mágica quanto o momento de desfrutar o chocolate em casa,” completa Camila Pacheco. Após consolidação no Nordeste, a expectativa da empresa é expandir o projeto para outras regiões do Brasil nos próximos anos.
A iniciativa criada faz parte do “Desembala”, programa criado pela Mondelēz Brasil para acelerar a cultura de inovação aberta dentro da companhia e aproximar os colaboradores de startups. Com feedbacks 100% positivos, ele ganha espaço para expansão em outras regiões, reafirmando a liderança de Lacta no setor e garantindo que os produtos cheguem aos consumidores com a qualidade que sempre foi seu diferencial. Ao encarar esta nova realidade de frente, Lacta segue garantindo que a Páscoa dos brasileiros seja recheada de sabor e emoção, assim como vem fazendo há mais de um século, proporcionando momentos que fazem o sabor da Páscoa durar ainda mais.
Sobre a Mondelēz International no Brasil
A Mondelēz International, Inc. (NASDAQ: MDLZ) tem como propósito “Empower People to Snack Right”, ou seja, empoderar os consumidores a escolherem snacks do jeito certo, em aproximadamente 150 países ao redor do mundo. Com receita líquida de cerca de US$ 36,4 bilhões em 2024, a empresa está liderando o futuro de snacks com marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Trident, entre outras. A Mondelēz International se orgulha por ter sido certificada, pela GPTW, como um dos Melhores Lugares para se trabalhar no Brasil em 2024, e por ser uma das Empresas Mais Atrativas para Estudantes. A companhia possui compromissos sólidos com diversidade, equidade, inclusão e sustentabilidade. É integrante do MOVER- Movimento pela Equidade Racial, destaque pela ONG Will por valorizar e promover a liderança feminina, reconhecida com o Selo Sim à Igualdade Racial do ID_BR, além de fazer parte do Pacto Global ONU. A companhia tem compromissos globais de sustentabilidade para impactar positivamente a comunidade em que atua.