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Inteligência Artificial garante quantidade ideal de chocotones e chocolates nas lojas Kopenhagen e Brasil Cacau

Plataforma da TEVEC ajusta mix e quantidade de reabastecimento, permitindo volume adequado de estoque e menos ruptura; Índice de desperdício nas lojas caiu mais de 60%; Data é a segunda melhor para o segmento, segundo pesquisa da APAS.

São Paulo, dezembro de 2019 – O Natal tem sido cada vez mais doce. De acordo com um levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), essa é a segunda melhor data para a indústria de doces e chocolates, em virtude de esses produtos representarem uma forma mais barata de presentear e que agrada grande parcela dos consumidores. Ainda de acordo com a pesquisa da APAS, as vendas de panetones e chocotones devem aumentar 5% em 2019.

Para aproveitar o Natal com assertividade, o Grupo CRM, responsável pelas operações da Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, usa a plataforma de Inteligência Artificial da TEVEC para tomar as decisões corretas de planejamento, produção e abastecimento de suas lojas. Há cinco anos, as duas empresas mantêm parceria para automatização do processo de previsão de demanda, uma ação que se intensifica com a aproximação de datas de grande movimento nas vendas, como o Natal.

“A solução da TEVEC permite a entrega da quantidade ideal de cada produto, em cada loja, semanalmente. Ou seja, não falta, nem sobra nenhum item, e, consequentemente, os chocolates estão sempre “fresquinhos”, afirma Bento Ribeiro, sócio fundador da TEVEC.

O sistema dobra o número de acertos na comparação com a metodologia de previsão estatística utilizada anteriormente. Com isso, o Grupo CRM reduziu o índice de desperdício nas suas lojas em mais de 60% e não perdeu mais venda por ruptura – ou seja, a falta de chocolate no ponto de venda. Também eliminou os estoques acima da demanda, que impactam no capital de giro e muitas vezes resultam em perdas por vencimento do prazo de validade.

O atendimento de tantos pontos de venda é complexo, principalmente por se tratar de chocolate, produto altamente perecível e que apresenta grande sazonalidade de vendas. “Considerando que o Grupo possui mais de 900 lojas e um mix com dezenas de produtos, a equação toda representa muito dinheiro. Conquistamos redução de aproximadamente 50% no volume de estoque e a ruptura não ultrapassa 5%, chegando a atingir apenas 0,2% em alguns meses”, relata Ribeiro. A plataforma de Inteligência Artificial considera também a influência de elementos externos, que não estão sob controle da empresa, como a economia, mudanças no câmbio e até variações climáticas – fundamentais para um produto que pode derreter. As variáveis ainda incluem feriados, localização das lojas, estações do ano, custo de matéria-prima, desempenho do operador logístico, entre outras. Todos estes fatores entram nos cálculos matemáticos da Inteligência Artificial, que processa bilhões de combinações e decide a quantidade ideal de abastecimento – sem interação humana.

Além da redução de custos, há ainda a eliminação de fretes extras e de gastos com turnos adicionais de produção, antes necessários para repor mercadoria quando a previsão era falha.

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