domingo , 15 setembro 2019
Capa » Mercado » Inscreva-se no Prêmio Alimentação em Foco 2020

Inscreva-se no Prêmio Alimentação em Foco 2020

Estudantes vencedores ganharão mentoria e apoio financeiro para realizarem seus projetos.

São Paulo, agosto de 2019 — Estão abertas as inscrições para o Prêmio Alimentação em Foco 2020, realizado pela Fundação Cargill em parceria com a Enactus Brasil. A iniciativa tem como objetivo fomentar projetos de estudantes que sejam relacionados à alimentação desde a produção no campo, até a oferta e consumo de alimentos adequados para uma alimentação segura e sustentável. Os alunos interessados terão até o dia 13 de setembro para fazerem suas inscrições no site da Enactus.

Já em sua quinta edição, a premiação é realizada todos anos e é exclusiva para os times inscritos na Enactus Brasil. Serão selecionados 15 projetos para receberem apoio financeiro e mentoria destinado ao seu pleno desenvolvimento. A divulgação dos 15 selecionados será feita no dia 23 de setembro.

No final do desenvolvimento dos projetos, serão escolhidos os cinco projetos finalistas para finalmente, após avaliação da equipe da Fundação Cargill, chegarmos aos dois projetos que se destacarem por se apoiar com excelência nos critérios social, financeiro e ambiental. O anuncio dos vencedores será feito durante o Evento Nacional Enactus Brasil, que acontecerá em julho de 2020. Os prêmios serão de R$ 7 mil e R$ 5 mil para o primeiro e segundo colocados, respectivamente.

Para Yuri Feres, diretor presidente da Fundação Cargill, essa iniciativa tem representado mudanças na sociedade. “Durante esses cinco anos do Prêmio Alimentação em Foco, apoiamos o desenvolvimento de 55 projetos e com isso beneficiamos mais de 7000 pessoas. Queremos cada vez mais reforçar a importância desse tema para os jovens que são o futuro da nossa nação e para as comunidades onde estão inseridos”.

Na edição desse ano, a Fundação Cargill contemplou os estudantes da Universidades Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba (MG) e da Universidade Federal do Pará, por seus projetos. Conheça os projetos:

Projeto Q (UFV CRP, Rio Paranaíba-MG): O Projeto Q busca o reconhecimento socioeconômico dos produtores de Queijo Minas Artesanal da microrregião de Patos de Minas, por meio da adequação ao selo IMA. Com treinamentos em gestão, segurança alimentar e vendas, a iniciativa permite uma ampliação do mercado consumidor e maior valor agregado ao produto final. Atualmente, a equipe já criou 6 novos produtos, reduzindo 15,8% das vendas por atravessadores e um aumento de 46,3% do preço de venda, além de terem produzido o primeiro festival de queijo.

Fiero (UFPA, Belém-PA): O Fiero é um negócio social que visa reduzir o desperdício de alimentos nas feiras de Belém, por meio do desenvolvimento e venda de produtos feitos a partir de hortaliças, frutas e legumes atualmente descartados por critérios estéticos, porém ainda ideais para consumo. Possibilitando uma fonte de renda alternativa para a comunidade produtora em conjunto com a redução o desperdício de alimentos, foram produtos dentro dos padrões de segurança do país (com 92% de aprovação dos consumidores).

# # #

Sobre a Fundação Cargill

Há 46 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação segura, sustentável e acessível. Em 2018, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 31 projetos em 59 municípios, além de fomentar o trabalho de 61 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 1051 voluntários, a instituição beneficiou 53.922 pessoas. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.org.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*