Capa » Logística » Inovação e tecnologia são fundamentais para os processos logísticos no Brasil

Inovação e tecnologia são fundamentais para os processos logísticos no Brasil

Eduardo Maia, CTO da GTI Plug relata que soluções modernas têm auxiliado na logística, além de revelar como a pandemia afetou o setor de forma geral

O setor de logística é um dos mais importantes para o bom funcionamento da indústria e principalmente do comércio. Com o alinhamento de novas tecnologias de automação e troca de dados, o conceito da Logística 4.0 foi criado, auxiliando empresas de todos os segmentos com soluções para obter um crescimento constante.

Mas a pandemia trouxe alguns percalços que dificultaram a vida de vários comerciantes e empresários em todo o Brasil. Eduardo Maia, CTO da GTI Plug, empresa especialista em logística 4.0, relata que algumas companhias tiveram de se adaptar para esse momento. “Muitos gestores precisaram até mesmo reinventar as estratégias de seus negócios, no intuito de manter as operações em dia e minimizar, ao máximo, os impactos dessa crise”, explica.

No entanto, segundo Maia, esse espaço de tempo também trouxe insights que evoluíram o processo logístico de forma geral. “A pandemia mostrou tanto para a GTI quanto para os clientes que é possível digitalizar os processos, fazendo com que vários procedimentos sejam efetuados de maneira remota”, revela.

Ao contrário dos pontos físicos, o e-commerce cresceu de forma exponencial durante a pandemia. Mas o CTO da GTI alerta que algumas dessas empresas não estavam preparadas para o aumento de vendas durante o período. “Essas empresas precisaram otimizar seus processos logísticos com urgência, alcançando êxito ao atender todos os pedidos do comércio eletrônico”, pontua.

Maia revela alguns pontos que podem trazer grande evolução de desempenho para o comércio. “É necessário manter um estoque eficiente e estruturado, e a gestão de estoque por comando de voz tem sido uma grande aliada nesse setor. Além disso, as empresas devem realizar um monitoramento em tempo real de seus produtos, inclusive com ferramentas de cadastros dos motoristas. Essas soluções de gestão alinhadas trazem a possibilidade de realizar entregas no mesmo dia que as compras são efetuadas, o chamado Same Day Delivery”, relata.

De acordo com o CTO da GTI Plug, várias empresas oferecem soluções inovadoras de logística, mas pecam em um ponto crucial. “Atualmente o mercado conta com inúmeros WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém) inovadores que podem auxiliar a logística, mas para isso é necessário todo o entendimento do processo do cliente, criando soluções mais efetivas para cada situação diferente”, descreve.

Em 2021 a GTI Plug dobrou seu valor de mercado, captando mais de 700 mil reais em investimentos, e o CTO da empresa já visualiza os planos para o futuro. “Muitas novidades e melhorias em relação à plataforma estão por vir. Continuamos com nossa missão e responsabilidade de democratizar o sistema logístico do país”, finaliza Maia.

Eduardo Maia é graduado em Ciência da Computação, pós-graduado em Gerenciamento Estratégico de Projetos pela Universidade Fumec e tem MBA em Finanças Corporativas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, certificado no MPS.BR (P1-MPS.BR) e implementador MPS.BR (P2-MPS.BR), melhoria no processo de software. Tem atuação em relevantes projetos de desenvolvimento de softwares em grandes organizações. É responsável técnico e tecnológico da GTI PLUG.

Sobre a GTI PLUG

A GTI PLUG é uma logtech que está transformando o ecossistema de armazenagem do País, aplicando tecnologia nas diversas etapas da logística. Seu principal objetivo é aplicar transformação digital nesse setor, revolucionando e democratizando a logística no Brasil, otimizando a conexão entre o cliente e a disponibilidade do estoque e assim, gerar maior eficiência para a economia do País e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No Brasil e no mundo a ruptura de estoque é algo que incomoda todas as empresas. A GTI Plug surgiu com a crença de que essas empresas não podem falhar com seus clientes para continuar crescendo. Profissionalizar as atividades logísticas das pequenas e medias empresas com a adoção de tecnologia é o norte da GTI Plug.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*